Pesquisar
Close this search box.

Um encontro que revela a missão

Compartilhe:

Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés, Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! (Êxodo 3.4)

Moisés estava pastoreando as ovelhas de Jetro, seu sogro, no deserto, na região de Horebe, o “Monte de Deus”. Esse cenário nos dá uma pista de que Moisés estava em uma fase mais solitária, após fugir do Egito, e sem grandes expectativas sobre o futuro. Enquanto apascentava o rebanho viu uma sarça pegando fogo, mas não se consumindo. Esse é o primeiro sinal de que algo sobrenatural estava acontecendo. A sarça é um símbolo da presença de Deus, que não destrói, mas nos purifica e nos chama à ação.

O chamado de Moisés (Êxodo 3.7-10) acontece neste cenário inesperado. Deus vê o sofrimento do seu povo e revela a Moisés que ele está plenamente ciente da dor e do sofrimento dos israelitas no Egito. Ele afirma ter ouvido o clamor do povo e viu sua aflição. Deus, então, anuncia seu plano de libertar os israelitas da escravidão egípcia, enviando Moisés para ser o líder dessa libertação. Em Êxodo 3.10, Deus diz: Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito. Deus sempre age quando seu povo clama. Nesse sentido, sempre haverá o povo em aflição e sempre haverá alguém como Moisés para ser encontrado e chamado ao trabalho.

A dúvida de Moisés (Êxodo 3.11-12) mostra a grandeza do chamado. Quando Deus o chama, ele responde com uma pergunta: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel? Moisés se sente inadequado para a tarefa, pensando em suas falhas e no seu passado. Contudo, Deus não discute com Moisés sobre sua habilidade ou preparo, mas lhe dá a promessa de sua presença: Certamente estarei com você. A resposta de Deus é simples, mas poderosa: Estarei com você. Este será o sinal de que eu o enviei: quando você tirar o povo do Egito, vocês adorarão a Deus neste monte. Deus dará sinais para testificar que estamos no rumo certo, mesmo em meio às dúvidas.

A missão de Moisés nasce, então, nesse ambiente de incerteza e incapacidade. É comum sentirmos que não somos capazes de realizar o que Deus nos chama para fazer. Moisés estava preocupado com sua própria insuficiência, mas Deus o assegura de que sua presença é o suficiente. O chamado de Deus vem acompanhado de sua capacitação e presença constante. A sarça é este símbolo poderoso de como Deus se manifesta e, embora as dificuldades sejam reais e o sofrimento do povo de Israel fosse grande, Deus não os abandonou. Ele os viu e agora tomaria ação. Deus está conosco em meio aos desertos, em meio à nossa inadequação e dúvida, mas ele nos chama para sermos instrumentos em suas poderosas mãos. Pela instrumentalidade de Moisés, Israel foi liberto do Egito.

O sucesso de qualquer missão dada por Deus está em sua fidelidade e presença, não em nossas forças. Moisés é confrontado com o chamado e, embora duvide de sua capacidade, recebe a garantia de que Deus estará com ele. Essa promessa é central em todo o chamado de Moisés e, por extensão, a todos nós. Quando Deus nos chama, seu poder é suficiente, não olha nossa capacidade, mas nos garante sua presença. Ele nos encontra e nos dá uma linda missão e esse chamado nos perseguirá por toda vida. E então, seremos apenas o povo em aflição ou nos levantaremos como Moisés?

Pr. Daniel Zemuner

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Casa das Formigas

Graça e paz, queridos irmãos e irmãs! Espero que esta encontre vocês na paz do nosso Deus. Escrevo para partilhar convosco um pouco do que

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis