Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Igreja em movimento de oração

Série "Igreja em movimento"

Compartilhe:

Editorial

Orem sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17 – NAA)

Uma das constatações que fazemos ao estudarmos as Escrituras Sagradas é de que sempre temos orientações para levarmos uma vida de maneira sóbria, equilibrada e com moderação em tudo. Somos desafiados a viver uma vida simples, dependentes da graça de Deus e plenos em contentamento dentre tantas outras orientações. Haveria, então, algo que as Escrituras nos orientassem a praticarmos de maneira intensa ou exagerada? Pelo menos três coisas: amar a Deus (Mateus 22.37); dar graças a Deus (1 Tessalonicenses 2.13; 5.18); e orar a Deus (1 Tessalonicenses 5.17).

Quando pensamos em orar sem cessar, da raiz do grego adialeiptōs que significa sem interrupção ou sem omissão, não se trata literalmente de ficarmos vinte e quatro horas de joelhos. O apóstolo Paulo está nos levando a uma nova dinâmica no nosso relacionamento com Deus, pois uma igreja que está em movimento de oração experimenta:

Uma mudança de mentalidade. Orar sem cessar não está nos propondo métricas de tempo e nem de forma, ainda que devamos buscar as melhores práticas e o maior tempo possível de oração. Está nos apontando para a necessidade de uma transformação da mente (Romanos 12.2), onde nossos pensamentos estarão totalmente ligados a Deus sem nenhuma interrupção, não sendo levados a este mundo e às coisas que não se referem ao reino e à vontade de Deus. Uma igreja em movimento entende, segundo Jamieson Fausset Brown, que orar sem interrupção é não permitir que haja intervalos sem oração entre os momentos de oração.

Uma nova realidade. Orar sem cessar nos levará, necessariamente, a uma nova consciência da realidade espiritual que vivemos. Não se trata de “entrarmos na presença de Deus” por períodos limitados do dia, mas o de estarmos sempre em sua preciosa e desejável presença. Não haverá separação entre o sagrado e o profano, entre o dia ou horário dedicado a Deus e os demais dedicados ao mundo ou às tarefas seculares. Não haverá distinção entre locais, horários, grupos de pessoas com as quais estamos, pois uma igreja em movimento não tem medida quanto à oração, ora o tempo todo e em todo o tempo e lugar.

Uma experiência de intimidade. Orar sem cessar está nos apontando para um relacionamento de intimidade com Deus. Seremos levados a uma jornada crescente de conhecer mais o seu coração, seus pensamentos e sua vontade. Uma experiência contínua de se fazer conhecido e se autoconhecer pela revelação da santidade de Deus. Um constrangimento absoluto de seu amor imensurável, uma consciência de que, muitas vezes, palavras não serão necessárias, apenas gemidos inexprimíveis, sussurros e lágrimas. Um regozijo e alegria incontidos que nos conduzirão a dar graças a Deus em tudo (1Tessalonicenes 5.18). Uma igreja em movimento se movimenta sempre em direção a Deus.

Jesus nos ensinou a quando orardes, orareis assim… (Mateus 6). Não nos deixou outra opção, nos ensinou o que fazer, como fazer e nos proporcionou o caminho para que seja feito. Vamos nos manter em movimento de oração.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Vida em célula

Desde 2011 frequento a IPI, mas só a partir de 2015 comecei a participar de células com minha família. De lá para cá, frequentamos uma célula na qual fomos muito edificados e pudemos crescer espiritualmente com o discipulado, curso Vida Nova e, finalmente, o batizado da nossa família.

Após um período procuramos células que tivessem crianças, pois precisávamos de edificação e comunhão para nossa filha. A partir daí, Deus foi direcionando nossos caminhos para uma célula que havia edificação infantil. E assim permanecemos três anos e foram anos que sentimos a verdadeira união do corpo de Cristo, crianças sendo edificadas na Palavra e o Espírito Santo trabalhando cada membro com revelações. Era visível o cuidado de Deus com cada um que estava ali. Logo que entrou a pandemia, a célula se dissolveu e ficamos um período sem as reuniões.

Em novembro do ano passado, fomos convidados para uma nova célula, liderada pelo Pr. Sérgio e Pra. Fabiana Bastoni. Logo que entramos foi uma grande surpresa, pois a célula estava em um momento de avivamento lindo, cada reunião era especial. E nesse mover, Deus reacendeu uma chama em mim e ali pude presenciar momentos tão especiais, como ser usada como instrumento de Deus para revelar aos nossos pastores a seguinte frase: “Deus está muito, muito feliz com o trabalho que vocês têm realizado.” E após alguns dias essa mesma frase se confirmou vindo de outra pastora.

Durante esse período de célula, Deus foi trabalhando meu coração, por meio da liderança dos nossos pastores e outros membros, para que nós, como casal, pudéssemos após a multiplicação assumir a liderança da nossa célula e hoje, com a graça de Deus, temos vivido esse momento de crescimento e assumimos uma célula.

Resumindo, vale a pena viver o corpo de Cristo, vale a pena viver o que ele deixou para nós. Não podemos frequentar apenas os cultos, Deus tem algo a mais para todos nós e isso é muito valioso.

É viver a unidade de Cristo, e para mim a célula significa isso.

Priscilla Kallas



INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil 

— Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28 – NAA).

Vamos orar pelo povo brasileiro que tem sofrido sem conhecer a Cristo. Que o evangelho seja pregado para aqueles que nunca ouviram, que eles reconheçam que Jesus levou todo o peso e que podem descansar na soberania de Deus, e que o Senhor tem o controle de todas as coisas. Que haja uma grande colheita de vidas para o reino de Deus.

Tome Nota!

Cursos de capacitação – Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para os cursos de Cuidador e Design de sobrancelha, oferecidos pelo Instituto Esperança. Informações e inscrições pelo WhatsApp 43 99645-0076. Vagas limitadas.

Bazar do Instituto Esperança – No dia 9 de agosto haverá um bazar de roupas e calçados usados, promovido pelo Instituto Esperança. Para participar, é necessário agendar o horário a partir do dia 5 de agosto, às 10h, somente por mensagem de WhatsApp 43 99645-0076. A renda do bazar será para melhorias no Instituto.

Encontro de Homens – No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores Rodolfo Montosa, Pedro Leal Junior, Daniel Zemuner Barbosa e Maurício Baniski. Inscrições: R$ 27. Acesse aqui.

Assembleia Geral Extraordinária – O Presidente do Conselho da 1ª IPI de Londrina, Rev. Rodolfo Garcia Montosa, no uso de suas atribuições, visando cumprir exigência do art. 34, inciso V, do seu Estatuto, convoca Assembleia Geral Extraordinária para os dias 17 a 25 de agosto de 2024, especificamente para deliberar quanto à possibilidade de oferecimento dos bens imóveis de propriedade da 1ª IPI de Londrina, em garantia para levantamento de recursos a serem utilizados na construção do novo Espaço Esperança, na Rua Névio Soriani Júnior, 65, Bairro Inglaterra, Londrina, Paraná.

Eleição de Oficiais – De 17 a 25 de agosto teremos eleição de oficiais. Como em anos anteriores, a eleição será on-line, com abertura no sábado, dia 17, às 9h, e encerramento no domingo, dia 25, às 20h30. Podem votar, os membros professos da nossa igreja. Confira os candidatos aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da cidadania  

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

1 Tessalonicenses 5.17

Interação:

Na primeira carta aos irmãos da igreja em Tessalônica, Paulo os alertou a respeito da segunda vinda de Cristo, certa e repentina. Além disso, o apóstolo explicou a necessidade de se observar diversos preceitos. No versículo 17, do capítulo 5, ele falou: Orem sem cessar. É exatamente isso que a igreja precisa fazer. Não significa repetir palavras vãs o tempo todo, mas elevar pensamento, atitude e consciência a Deus. Trata-se de transformação da mente, nova realidade e experiência de intimidade com o Pai. Vamos refletir em nossa célula a respeito da importância da oração incessante do ponto de vista individual e da igreja em movimento.

Perguntas para interação:

  1. A Palavra de Deus demonstra de Gênesis a Apocalipse sobre a necessidade de orarmos. Compartilhe: Por que buscamos outros meios no lugar da oração?
  2. O que podemos fazer para desfrutarmos de uma vida de oração constante e de qualidade?
  3. Vamos nos edificar: compartilhe uma experiência de oração atendida.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 8 do Material de Tema Único. Título: O amor é… Princípio: A equipe de Cristo demonstra amor verdadeiro. Versículo para decorar: Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência (1 Coríntios 13.7 – NTLH).

 

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis