Sem demora, Zaqueu desceu e, com alegria, recebeu Jesus em sua casa (Lucas 19.6 – NVT).
Jamais Zaqueu esperava por isso. Tudo o que ele queria era ver quem era Jesus (Lucas 19.3).E foi o que ele fez: Entrando em Jericó, Jesus atravessava a cidade. Eis que um homem rico, chamado Zaqueu, chefe dos publicanos, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura (Lucas 19.1-3).Então, correu adiante, subiu a uma árvore e, atento, esperou o momento de satisfazer o seu desejo: ver quem era Jesus. Tal foi a sua surpresa quando percebeu que não era ele vendo Jesus, mas era Jesus que, olhando para cima, chamou-o pelo seu próprio nome.
Deus sempre toma a iniciativa: ele nos amou primeiro; o bom pastor vai até onde a ovelha perdida está; ele vai antes que ela volte. Zaqueu ficou tão impactado que não contou até três, desceu da árvore, a toda pressa, e recebeu Jesus com alegria.
Alegria de receber Jesus! Recebê-lo é receber o melhor amigo, é receber a luz, a paz, o Salvador. Ele entra em nossa casa e ceia conosco. Ocupa aquele vazio e põe as coisas em seus devidos lugares.
Quando o recebemos somos feitos filhos de Deus: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome (João 1.12). O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8.16). E, porque vocês são filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho ao nosso coração, e esse Espírito clama: “Aba, Pai!” Assim, você já não é mais escravo, porém filho; e, sendo filho, também é herdeiro por Deus (Gálatas 4.6-7).
Um casal amigo, ele médico, ela dentista, contou-me da sua alegria por terem recebido em sua casa um senhor já idoso, conhecido, amado, e tido como um príncipe do Senhor.
Recebamos Jesus, sua presença nos traz alegria!
Pr. Messias Anacleto Rosa