Pesquisar
Close this search box.

Apoio a pais

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 5 de maio, teve início nosso Grupo de Apoio a Pais (GAP), um projeto revolucionário, com a presença de irmãos profissionalmente gabaritados nas mais diversas áreas: educação, psicologia, sexualidade, sempre à luz da Palavra de Deus. 

Fomos ministrados pelo nosso querido irmão Mário Sérgio, um dos idealizadores do projeto, juntamente com sua esposa Liliam Soares, um casal inspirador quando se trata do tema família.

Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim são os filhos da sua mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando enfrentar os seus inimigos no tribunal (Salmos 127.3-5 – NAA). 

Nós, pais, enfrentamos enormes desafios, especialmente em um mundo conturbado como o que vivemos.  Como encucar a Palavra de Deus em nossos filhos em meio a tantos estímulos e seduções? 

Nunca houve tanta informação terapêutica, educacional e psicológica para famílias. Ela ajuda, mas não substitui a Palavra. É preciso ter isso em mente de forma clara. 

Educar filhos requer desenvolvimento interno, paciência, persistência e resistência. Aqui entra a metodologia do grupo de apoio. Além das aulas teóricas, contaremos com aulas práticas, compartilhamento, troca de experiências. A essência é tomar como base os princípios bíblicos e colocá-los em prática. É preciso deixar de lado falta de vontade e procrastinação. Filhos são herança do Senhor. Negligenciar a missão de prepará-los, é desagradar a Deus.

Vimos seis princípios bíblicos que, se aplicados na vida dos nossos filhos, os ajudarão a lidar com dificuldades.

1. Paternidade. Eles precisam saber que têm pais, e mais, que, em Jesus, terão livre acesso ao Pai celestial que os ama. Precisamos apresentar isso a eles. 

2. Pertencimento. Eles precisam sentir que fazem parte da nossa vida, que são importantes para nós.   

3. Proteção. É preciso protegê-los do mundo e deles mesmos. Ensinar a maneira correta de fazer as coisas, impor limites de forma saudável. Eles necessitam sentir segurança nos pais. 

4. Provisão. Abastecer, suprir, fornecer. Gary Chapman disse: todo ser humano tem um tanque emocional que precisa ser abastecido. Filhos necessitam de abastecimento material, físico e emocional. 

5. Plataforma. Relaciona-se ao envio. Somos a plataforma que os tornará aptos a viver fora de casa. O salmo 127 é de grande valia nesse assunto. 

6. Pai presente: à medida que nos aproximarmos de Deus, melhor perceberemos sua presença. A ajuda do Pai celestial é essencial na caminhada. 

Vimos, ainda, a importância de termos temor e amor pelo único Deus e Senhor, demonstrados pela obediência à sua Palavra. E mais, tudo isso deve ser reproduzido na vida dos nossos filhos, independentemente da idade.   

De tudo isso, levamos como lição a necessidade de apresentar, diante de Deus, nossa família, nossa paternidade e maternidade. Assim, firmes no nosso propósito, honraremos os filhos a nós confiados por aquele que nos ama a ponto de ter sacrificado seu único Filho pela nossa salvação.

Qual o caminho a ser trilhado se não estivermos observando esses princípios em nossa vida? Arrependimento.

Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7.14 – NAA).

Por Paulo Povedano

Continue lendo

Mais Posts

Amor extraordinário

AMOR EXTRAORDINÁRIO Então Jesus clamou em alta voz e deu o último suspiro. (Marcos 15.37 NVT) Na cruz do Calvário, Jesus Cristo, o nosso Senhor,

Leia Mais »

Amor memorável

Amor memorável  façam isto em memória de mim (1 Coríntios11.24b) Poderia ter sido uma escultura dele andando sobre as águas, ou um monumento com ondas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis