Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: A nitidez da Trindade

Série "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Compartilhe:

Editorial

Ninguém jamais viu a Deus, mas o Filho único, que mantém comunhão íntima com o Pai, o revelou (João 1.18 – NVT).

Embora pareça simples, esse é um texto de complexa interpretação quando comparamos as traduções. A dificuldade está na expressão Filho único, ou Filho unigênito, que em algumas versões aparece Deus unigênito, portanto, criado e não preexistente. No entanto, tal dificuldade teríamos, se não crêssemos na Trindade como expressão plena do Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Na sequência do versículo identificamos o Filho amado, mantendo comunhão íntima com o Pai até chegar o momento de sua revelação plena na pessoa do Espírito Santo. Assim, temos:

Deus Pai: O Deus invisível. Podemos ampliar para irreconhecível, incompreensível. João Batista diz no versículo anterior pois a lei foi dada por meio de Moisés (João 1.17a), logo, somos levados a relembrar a relação de Deus com Moisés. Desde o seu chamamento, Moisés presenciou manifestações do poder de Deus, chamadas de “Teofania”, mas não necessariamente viu a Deus. Em Êxodo 33.11, lemos que o Senhor falava com Moisés face a face, mas, o versículo 20 diz: você não poderá olhar diretamente para minha face, pois ninguém pode me ver e continuar vivo (NVT). Considerando que Moisés permaneceu vivo, seu encontro face a face com Deus foi uma evidência de sua glória, suficiente para gerar temor e obediência. Ali já tínhamos um vislumbre da Trindade.

Deus Filho: O Deus visível. É o que lemos em Colossenses 1.5a (NVT): O Filho é a imagem do Deus invisível. Se era impossível ver e compreender Iavé, em Cristo temos essa viabilidade. A Lei de Moisés se tornou uma forma de mantermos o relacionamento com Deus e entre as pessoas. Mas a vinda de Cristo inaugura a era da graça, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo (João 1.17b – NVT). Jesus é o Filho unigênito, manifestação do Deus unigênito, assim, a Palavra se tornou ser humano, carne e osso, e habitou entre nós. Ele era cheio de graça e verdade. E vimos sua glória, a glória do Filho único do Pai (João 1.14 – NVT). Jesus é a forma humana da glória do Criador, a forma visível, do Deus invisível. Nele temos o acesso à Trindade.

Deus Espírito: O testemunho. Mesmo com a vinda de Cristo, não teríamos condições humanas de olharmos para Deus Pai e Deus Filho, de forma a crer em seu poder e nos entregarmos ao seu chamado. Essa viabilidade é a ação do Deus Espírito que gera em nós a visão e a fé espirituais para reconhecermos o Salvador, porque quando, porém, vier o Consolador, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim (João 15.26 – NAA). Ele é a testificação que torna nítida a obra da Trindade.

E assim temos a obra completa que começa com um vislumbre e culmina no testemunho que o Espírito gera em nós de que somos criados pelo Deus invisível, que se torna o Aba pelo Deus invisível pela ação do Espírito Santo concedido a nós pela graça, para que brilhe sua luz por meio de nós e que seu amor seja nítido por meio de nós.

Pr. Daniel Zemuner

Missão Integral

Vida em célula

Nestes quase dois anos em célula, minha família tem experimentado o amor e cuidado de Deus, na prática. Os milagres vêm em forma de consolo, cura física e emocional, auxílio, amizade, conhecimento da palavra. Mas quero ressaltar a venda de um carro adaptado para cadeirante, por ocasião do falecimento da minha sogra que fazia uso do carro, precisávamos vendê-lo. A célula orou! Apareceu uma pessoa interessada no estado de Minas Gerais. Ela expôs a sua necessidade e concordamos em vender abaixo do preço de mercado. Já íamos levar o carro, quando a pessoa desistiu da compra. Então surgiu outra proposta de Curitiba. Assim vendemos o carro a um preço melhor do que o esperado. Agradecemos a Deus que faz por nós muito além do que pedimos ou pensamos. (Dioneia e Oscar)

Meu testemunho sobre o corujão* é que essa célula virtual me permite participar da igreja, mesmo à distância. Sinto-me parte da igreja, tenho contato com os irmãos, e estou sendo usada e alimentada toda semana, mesmo estando distante fisicamente. Atualmente, tem um casal do Rio Grande do Sul que participa, e tem a Amanda, de lá também, que participou na semana passada. Tem a Ajane, de São Paulo, que participa de vez em quando, e a Dâmaris, que participava lá de Itapoá e agora está voltando para Londrina. A célula é uma bênção para quem fica distante como eu. (Regina Sathler)

* Corujão é o nome da célula, porque, no início, funcionava das 23h até meia-noite.



INTERCESSÃO MUNDIAL


Brasil

Pelo seu poder, ele governa para sempre, e os seus olhos vigiam as nações. Que ninguém se revolte contra Deus! (Salmos 66.7 – NTLH)

Vamos orar pelas eleições municipais deste domingo. Que o Senhor dê direção na escolha dos candidatos ao executivo e legislativo.

Tome Nota!

Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, completou um mês de funcionamento. Ele é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Curso Vida Nova – De 4 a 7 de novembro (segunda a quinta), vamos ter mais uma edição do Curso Vida Nova, das 20h às 21h30, pelo ZOOM. Inscrições até o dia 1 de novembro, às 18h, aqui.

Dia das Crianças – No dia 12 de outubro, teremos um evento para comemorar o Dia das Crianças, com muita música, teatro com a Galera da Vila, brincadeiras e muito mais. Será às 15h, no Espaço Esperança. O evento é uma promoção do Presbitério de Londrina para crianças das 11 IPIs.

Arrecadação de brinquedos – A Área de Apoio Infantil está arrecadando brinquedos em bom estado para presentear crianças do Jardim Perobal, e dos espaços Padovani, Vila Marízia e União. Os brinquedos podem ser entregues no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Crescimento

(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)

Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

João 1.18

Interação:

Nítido, límpido, claro, assim deve ser a existência da Trindade em nosso coração. Nossa condição de criaturas simplesmente não suporta ver a face de Deus (Êxodo 33.20), mas um vislumbre, sim. Por isso, Moisés presenciou manifestações do poder de Deus de forma nítida, límpida, clara. A sarça ardeu diante daquele que não era digno de permanecer com suas sandálias diante de tão grande santidade. Deus é santo porque é completo, nada nele falta ou pode ser acrescentado. Na sua misericórdia, o Pai se revelou no Filho, Jesus Cristo, a graça encarnada (João 1.17). Como testemunha da sua vinda, o próprio Jesus enviou seu Espírito para habitar entre nós, em nós. Sua presença testifica a Trindade. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como tornar a presença da Trindade Santa em nossa vida cada vez mais nítida, clara, límpida.

Perguntas para interação:

1- Como você vê o Pai, Deus invisível?
2- Jesus, Deus visível. Quando você percebe que está na presença dele?
3- Em que momento da sua vida, o Espírito Santo, o testemunho, revelou Cristo? Compartilhe sua experiência de conversão.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 16 do Material de Tema Único. Título: Cálcio, ferro e mais vitaminas. Princípio: A equipe de Cristo é fortalecida pelo Senhor. Versículo para decorar: A minha graça é tudo o que você precisa, pois o meu poder é mais forte quando você está fraco (2 Coríntios 12.9 – NAA).

 

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis