NOSSA IGREJA
A história da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina se mistura com a história da própria cidade. Quando os desbravadores ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região, no início dos anos 30, vieram também as primeiras famílias evangélicas, a maioria do interior de São Paulo, da região da Alta Sorocabana.
Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). Quando ela se emancipou eclesiasticamente, em 10 de julho de 1938, era formada por 120 membros, entre adultos e crianças. A comissão organizadora foi composta pelos pastores Azor Etz Rodrigues, Simeão Cavalcanti Macambira e José Antônio de Campos, além dos presbíteros Herculano de Almeida Sampaio e Antônio Eugênio Vieira.
O atual templo foi inaugurado em 1952 e passou por duas reformas. Com a graça de Deus, a Igreja continuou crescendo e o templo se tornou pequeno. Assim, em 1993, a Igreja adquiriu o Espaço Esperança. No início dos anos 2000, construiu um templo na Vila Marízia.
Nesses anos de existência da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, tivemos vários pastores e cada um deles deixou a sua marca peculiar. De 1932 a 1942 só tivemos pastores itinerantes, que vinham de longas distâncias para pastorear o rebanho e ministrar os atos pastorais necessários à vida da igreja: batismo e santa ceia (sacramentos), casamentos. É o caso dos pastores Simeão Cavalcanti Macambira (1932) e Jonas Dias Martins (1933 a 1936), que mais tarde transferiu-se para Londrina, onde atuou por mais de 40 anos. Também tivemos os pastores José Antônio de Campos (1937 a 1938); Antônio Correia Rangel Alvarenga (1939) e Azor Etz Rodrigues (1942).
O primeiro pastor comissionado para servir a Igreja foi o Rev. Sherlock Nogueira em 1940, ficando até 1941. O segundo foi o Rev. Jonas Dias Martins, que permaneceu de 1943 até a sua morte em 1986. Pastores que o sucederam na titularidade da Igreja: Rev. João Batista Ribeiro Neto (1964), Rev. Gerson Moraes de Araújo (1965 a 1972), Rev. Messias Anacleto Rosa (1973 a 1992 / 1994 a 2005), Rev. Silas Barbosa Dias (1993), Rev. Mathias Quintela de Souza (2006 a 2009). Em 2010 assumiu a titularidade da Igreja, o Rev. Rodolfo Garcia Montosa, nosso atual pastor.
A 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina faz parte da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, que foi fundada em 31 de julho de 1903. Nossa origem remonta à Reforma Protestante do século 16, com Calvino e outros reformadores, e somos uma das denominações evangélicas conhecidas como reformadas ou históricas.
A IPIB tem como regra única e infalível de fé e prática, as Santas Escrituras do Antigo e do Novo Testamentos, e o sistema doutrinário da confissão de fé de Westminster. Rege-se também pela sua Constituição e Normas, estatutos, códigos, ordenanças, regimentos e leis.
A autoridade reside nos concílios que são sempre formados por representantes eleitos. Em ordem ascendente, o primeiro Concílio é o Conselho que administra a Igreja e é composto pelo pastor/pastora, seu presidente, os pastores e pastoras auxiliares comissionados pelo Presbitério de Londrina, e os presbíteros e presbíteras regentes, eleitos em assembleia geral.
Em 1997 nossa igreja deu início ao processo de transição para o modelo de igreja em células, que tinha como visão “Cada casa uma Igreja, cada membro um ministro”.
Igreja em células é a igreja local vivendo como uma comunidade cristã em grupos pequenos, nos quais a vida e a missão da igreja fluem, e encontram expressão coletiva nas celebrações e atividades da igreja. E seus diversos ministérios apoiam as células, para que vivam ricamente as experiências de comunhão, de auxílio mútuo, de evangelização e de discipulado.
O Espaço Esperança é o local principal das nossas reuniões. é onde concentramos a maioria dos nossos cultos, conferências e cursos. É também onde funciona a parte administrativa.
O templo da Rua Mato Grosso é um marco histórico para a gente e para nossa cidade. É onde tudo começou! É onde também funciona o Instituto Esperança e seus projetos.
O Espaço Vila Marízia é o nosso ponto de encontro nessa região de Londrina. Contamos com cultos dominicais e também com o projeto das Marmitas nas segundas.