120 anos da IPIB

Compartilhe:

Renovar! Avançar! Frutificar!

Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó (Gênesis 50.24).

Estamos comemorando 120 anos como Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903 – 2023). O presente: Asaph Borba no louvor e Jeremias Pereira da Silva, o pastor gente boa, na palavra.    

A Bíblia suplanta o pregador. Ele passa, ela não. Somente Jesus fala ao espírito. Às vezes, Cristo mistura sua voz à voz de um frágil mortal. A pessoa diz: o Senhor falou comigo! Não é mérito do pregador.

Podemos pedir: Senhor Jesus, livra meu coração da dureza, engano e falsidade que o tem assolado. A grandeza do universo não cabe em nossa psique, senão apenas um vislumbre dela. Como saberíamos quem foi o Criador sem a Bíblia? Não saberíamos. Deus fala nossa língua. Isso é maravilhoso! Vamos além: “maratonar” as Escrituras, ler livros inteiros, degustar esse lindo presente.

Gênesis começa com a criação pelo eterno e termina com a sepultura dos efêmeros. Abraão, Isaque, Jacó, José, todos morreram. Nosso caminho é a sepultura. Por isso é essencial renovar, avançar e frutificar.  

Gênesis 49.33 a 50.1-26 traz a história de José, filho de Jacó. De preferido a escravo. De escravo a governador: salvou seu povo, honrou sua família, pranteou seu luto por Jacó, perdoou seus irmãos, morreu, foi sepultado no Egito e seus ossos foram levados à terra prometida. Dessa porção podemos extrair sete preciosas lições:

1. Aceite sua finitude (vv 1-2): somente nossa geração e Jesus estão vivos. Daqui a alguns anos, só a próxima geração e Jesus estarão. Estamos na fila da morte sem saber a senha. É fato! Não é maldição, é Bíblia. Arrependa-se dos seus pecados e volte-se a Deus. 

2. Chore suas dores (vv 4-13): lamente, mas não murmure. Busque e seja ombro amigo. Não concorde com o pecado. Chame a pessoa à presença de Deus, porque viver é perder. Por isso, em Cristo, é preciso renovar, avançar e frutificar. Nele, e somente nele, temos vida eterna. 

3. Desenvolva contentamento (v 14): há tristezas pecaminosas, porque são colocadas no centro da sua vida, no lugar do contentamento no Senhor. Eu o convido a reconciliar-se com Deus. Pare de reclamar das pessoas ao seu redor. Se elas são difíceis, você também é. 

4. Sare sua alma (vv 15-18): os irmãos de José temeram vingança, mentiram e pediram perdão. José chorou porque já os havia perdoado. Jesus chorou diante de Jerusalém e chora quando não entendemos que seu sangue é suficiente para nos perdoar. O pecado não desaparece com o tempo. Por isso, arrepender-se aos pés de Cristo é a solução.   

5. Reconcilie-se com sua história (vv 19-20): acima de você está o Senhor. Por isso, não há nada de errado com a sua história, por pior que ela seja. Não tenha vergonha do seu nome, ainda que pareça estranho a você. Aceite-se como Deus o fez.

6. Trate com bondade até aqueles que o feriram (v 21): José consolou e falou ao coração de seus irmãos. Bateu, levou? “Você não é crente, não”. Trate a todos bondosamente. Certamente, há alguém que espera seu consolo, hoje. 

7. Aguarde a visitação de Deus (v 24): Deus certamente os visitou. Certamente, Deus nos visitará.

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Espero você lá! Renove, avance e frutifique, porque Deus é fiel!

Por Paulo Povedano

Confirma o registro do evento em @primeiraipilondrina

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Para mulheres

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, vamos realizar um encontro, às 20h, no Espaço Esperança. Com base no tema essência, vamos abordar

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Discípulos aprendem a falar

Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis