Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

120 anos da IPIB

Compartilhe:

Renovar! Avançar! Frutificar!

Disse José a seus irmãos: Eu morro; porém Deus certamente vos visitará e vos fará subir desta terra para a terra que jurou dar a Abraão, a Isaque e a Jacó (Gênesis 50.24).

Estamos comemorando 120 anos como Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (1903 – 2023). O presente: Asaph Borba no louvor e Jeremias Pereira da Silva, o pastor gente boa, na palavra.    

A Bíblia suplanta o pregador. Ele passa, ela não. Somente Jesus fala ao espírito. Às vezes, Cristo mistura sua voz à voz de um frágil mortal. A pessoa diz: o Senhor falou comigo! Não é mérito do pregador.

Podemos pedir: Senhor Jesus, livra meu coração da dureza, engano e falsidade que o tem assolado. A grandeza do universo não cabe em nossa psique, senão apenas um vislumbre dela. Como saberíamos quem foi o Criador sem a Bíblia? Não saberíamos. Deus fala nossa língua. Isso é maravilhoso! Vamos além: “maratonar” as Escrituras, ler livros inteiros, degustar esse lindo presente.

Gênesis começa com a criação pelo eterno e termina com a sepultura dos efêmeros. Abraão, Isaque, Jacó, José, todos morreram. Nosso caminho é a sepultura. Por isso é essencial renovar, avançar e frutificar.  

Gênesis 49.33 a 50.1-26 traz a história de José, filho de Jacó. De preferido a escravo. De escravo a governador: salvou seu povo, honrou sua família, pranteou seu luto por Jacó, perdoou seus irmãos, morreu, foi sepultado no Egito e seus ossos foram levados à terra prometida. Dessa porção podemos extrair sete preciosas lições:

1. Aceite sua finitude (vv 1-2): somente nossa geração e Jesus estão vivos. Daqui a alguns anos, só a próxima geração e Jesus estarão. Estamos na fila da morte sem saber a senha. É fato! Não é maldição, é Bíblia. Arrependa-se dos seus pecados e volte-se a Deus. 

2. Chore suas dores (vv 4-13): lamente, mas não murmure. Busque e seja ombro amigo. Não concorde com o pecado. Chame a pessoa à presença de Deus, porque viver é perder. Por isso, em Cristo, é preciso renovar, avançar e frutificar. Nele, e somente nele, temos vida eterna. 

3. Desenvolva contentamento (v 14): há tristezas pecaminosas, porque são colocadas no centro da sua vida, no lugar do contentamento no Senhor. Eu o convido a reconciliar-se com Deus. Pare de reclamar das pessoas ao seu redor. Se elas são difíceis, você também é. 

4. Sare sua alma (vv 15-18): os irmãos de José temeram vingança, mentiram e pediram perdão. José chorou porque já os havia perdoado. Jesus chorou diante de Jerusalém e chora quando não entendemos que seu sangue é suficiente para nos perdoar. O pecado não desaparece com o tempo. Por isso, arrepender-se aos pés de Cristo é a solução.   

5. Reconcilie-se com sua história (vv 19-20): acima de você está o Senhor. Por isso, não há nada de errado com a sua história, por pior que ela seja. Não tenha vergonha do seu nome, ainda que pareça estranho a você. Aceite-se como Deus o fez.

6. Trate com bondade até aqueles que o feriram (v 21): José consolou e falou ao coração de seus irmãos. Bateu, levou? “Você não é crente, não”. Trate a todos bondosamente. Certamente, há alguém que espera seu consolo, hoje. 

7. Aguarde a visitação de Deus (v 24): Deus certamente os visitou. Certamente, Deus nos visitará.

Os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Espero você lá! Renove, avance e frutifique, porque Deus é fiel!

Por Paulo Povedano

Confirma o registro do evento em @primeiraipilondrina

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Tempo de capacitar

Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo.  E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.  E há

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Tempo de guiar

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. O próprio Espírito confirma ao nosso espírito que somos filhos de Deus.

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Gratidão aos voluntários

Você já parou para pensar no alcance do trabalho dos voluntários lançadores do Nota Paraná em prol ao Lar Maria Tereza Vieira? De novembro de

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis