Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Confiança, fé e crença

Série "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Compartilhe:

Editorial

Pai

E eu confio a vocês um reino, assim como o meu Pai confiou a mim (Lucas 22.29 – NAA).

Segundo os dicionários, confiante é alguém que confia em outra pessoa, crédulo, esperançoso. Usando uma expressão que estamos acostumados, é uma pessoa crente. Neste sentido, pense um pouco comigo: o Pai é crente em Jesus. Ele confiou a Jesus um reino. Entregou tudo em suas mãos, delegou autoridade, deu liberdade para que o Filho pudesse decidir.

Até aí, não é difícil compreender que o Pai é confiante, pois Jesus é confiável, ou seja, digno de receber confiança. A coisa fica mais complicada quando Jesus mostra que essa fila anda. Isso mesmo, da mesma maneira, Jesus é crente em nós. Preste bem atenção: antes de sermos crentes em Jesus, Jesus tornou-se crente em nós confiando um reino em nossas mãos.

Nós nos tornamos confiáveis, pois recebemos a habitação de seu Espírito que vai nos transformando sempre. Pai confiante, Filho confiante. Só motivos para nos sentirmos muito honrados e honrarmos a confiança recebida.

Filho

Olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus […] (Hebreus 12.2).

Jesus é o Autor e Consumador da fé!

Autor significa originador, criador, inventor. É a pessoa causadora de algo, sem a qual aquilo não existiria. Jesus teve a ideia e trouxe a fé à existência. A fé, portanto, não é fruto de nossa vontade. A fé tem um criador, e seu nome é Jesus.

Consumador refere-se àquele que aperfeiçoa, completa, conclui, finaliza. É a pessoa que dá continuidade ao que foi iniciado, até ser obra perfeitamente acabada. Jesus continua sua boa obra nutrindo-nos para o amadurecimento da nossa fé. A fé, portanto, não é sustentada pelo nosso esforço. A fé tem um provedor, e seu nome é Jesus.

Não tem fé? Peça a Jesus que gere fé. A fé está enfraquecida? Fique pertinho de Jesus que certamente será fortalecida. Seja qual for sua situação: olhe firmemente para Jesus e não lhe faltará fé! Amém!


Espírito Santo

Nele também vocês, depois que ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, tendo nele [em Jesus] também crido, receberam o selo do Espírito Santo da promessa (Efésios 1.13 – NAA).

Esse pequeno versículo resume todo o processo da salvação: começa pelo ouvir a palavra da verdade, segue por crer em Jesus e se encerra no recebimento do selo do Espírito Santo da promessa. Ouvir, crer e receber são três verbos poderosos a ponto de nos salvar.

Promessa feita, promessa cumprida! O Espírito Santo é a promessa de Jesus que nos revela Jesus.

Sem o Espírito Santo, não conseguimos ouvir. Sem o Espírito Santo, não é possível crer.

Sem o Espírito Santo, não recebemos o selo, a garantia, o penhor.

O Espírito Santo participa ativamente de todo o processo da nossa salvação. O Espírito Santo é a promessa feita que nos leva à terra da promessa.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Galera da Vila

“Na escola eu estudo, aqui no projeto eu aprendo” (Ana Luiza – 5 anos)

Esse bonito testemunho é de uma das alunas do Projeto Galera da Vila, na Vila Marízia. Isso traz alegria e confirma que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos.

Neste ano, tivemos uma mudança. O Projeto Alegria, na Vila Marízia, passou a ser um braço do Projeto Galera da Vila, que tem como proposta atender crianças de escolas públicas oferecendo reforço escolar e outras atividades.

As oficinas são ministradas por voluntários: artes, culinária, jogos educativos, inglês, história bíblica, autoconhecimento, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), atividades físicas. Contamos com psicóloga e fisioterapeuta para acompanhamentos específicos, quando necessário.

O projeto na Vila Marízia atende 32 crianças e no Espaço Esperança, 26.

O projeto tem como finalidade, além de incrementar o aprendizado acadêmico e desenvolver habilidades, ensinar a palavra de Deus.

Louvamos a Deus porque ele nos tem dado a oportunidade de ser canal de bênção na vida dos pequeninos.

Jesus, porém, disse: — Deixem os pequeninos e não os impeçam de vir a mim, porque dos tais é o Reino dos Céus (Mateus 19.14 – NAA).

 



INTERCESSÃO MUNDIAL


Mauritânia

A Mauritânia é firmemente islâmica e restringe atividades cristãs de maneira severa, tornando difícil para os cristãos expressarem sua fé. Para aqueles que se convertem do islamismo, é quase impossível tornar a fé pública.

O cristianismo é visto como uma influência ocidental negativa, e convertidos do islamismo enfrentam hostilidade severa das autoridades e dos familiares. A apostasia é punível legalmente com morte, embora não haja exemplos em anos recentes, a ameaça permanece. Convertidos correm risco de expulsão da casa da família e perda do sustento; eles podem até mesmo ser forçados a deixar o país. A presença de grupos islâmicos também constitui uma ameaça para aqueles que deixam o islamismo. Batismos só podem ser conduzidos secretamente, mas muitos convertidos são relutantes a isso, temendo consequências terríveis caso sejam descobertos.

Apesar de cristãos estrangeiros ocidentais serem ignorados, o evangelismo é rigidamente proibido e pode levar a acusação. Atividades cristãs toleradas para os estrangeiros são restringidas e designadas a lugares de adoração. A maioria dos cristãos na Mauritânia são da África Subsaariana e eles podem enfrentar discriminação no trabalho por causa da etnia e da fé. Eles enfrentam dificuldades econômicas adicionais devido à política de “arabização” do governo, que deixa menos espaço para trabalhadores estrangeiros, principalmente estrangeiros cristãos.

Apesar do crescimento da internet e das mídias sociais ajudarem convertidos a se conectar com outros cristãos, ainda há muitas dificuldades devido ao lento desenvolvimento tecnológico em muitas regiões, bem como à falta de privacidade nas famílias.

Pedidos de oração

– Ore para que convertidos sejam encorajados a manter a fé, apesar dos desafios e perigos.
–  Interceda por novas oportunidades para cristãos se reunirem e compartilharem a fé com outros.
– Clame a Deus por um abrandamento da visão islâmica firmada no país, levando a mais liberdade religiosa.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, já está em funcionamento. Ele é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Livro Gratidão – Neste domingo, 22 de setembro, teremos o momento de consagração do livro de fim de ano do Pr. Messias Anacleto Rosa e seu filho João Marcos Anacleto Rosa. Será no culto das 10h, no Espaço Esperança. O livro tem como título Gratidão, e é uma publicação da Associação Evangélica Cultural Avani Garcia Rosa.

 

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 22.29; Hebreus 12.2; Efésios 1.13

Interação:

Confiança, fé e crença envolvem credibilidade, esperança e convicção. Jesus, Autor e Consumador da fé (Hebreus 12.2), foi digno da confiança de Deus para cumprir a morte na cruz, assim como confiou no Pai que, ao terceiro dia, voltaria à vida. E mais, o Filho nos confiou o reino do Pai, que pode ser experimentado desde agora, pela ação do Espírito Santo. Ouvir, crer e receber: esse é o caminho da salvação graciosa e incondicional. Em Deus Pai, Filho e Espírito podemos depositar toda nossa confiança, crença e fidelidade. Vamos refletir em nossa célula sobre a confiança na salvação.

Perguntas para interação:

  1. Compartilhe seu entendimento sobre reino de Deus.
  2. Você se sente parte do projeto de construção do reino de Deus? Compartilhe.
  3. Você se sente capacitado para esse projeto? Compartilhe.

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: Abelhas e formigas. Princípio: A equipe de Cristo se dedica ao serviço do Senhor. Versículo para decorar: (…) em tudo mostramos que somos servos de Deus (…) (2 Coríntios 6.4 – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis