Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Os pilares da Reforma Protestante

Série "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Compartilhe:

Editorial

A Reforma Protestante foi o maior acontecimento na igreja cristã depois do Pentecostes. No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, fixou nas portas da Igreja de Wittenberg as noventa e cinco teses contra as indulgências. Estava deflagrado esse poderoso movimento de retorno ao Cristianismo primitivo. A Reforma não foi uma inovação, mas uma volta à doutrina dos apóstolos, erigida sobre cinco pilares doutrinários:

Sola Scriptura. A Bíblia é a Palavra de Deus inspirada, inerrante, infalível e suficiente. É nossa única regra de fé e prática. É composta de sessenta e seis livros, escritos por homens santos de Deus. A Bíblia não é julgada pela cultura nem mesmo validada pelos concílios. A Palavra de Deus está acima da tradição, das confissões, dos catecismos, das decisões conciliares. Sua mensagem não precisa ser atualizada nem ressignificada. Ela é sempre atual, sempre viva, sempre poderosa, sempre eficaz. Ela é eterna. A Palavra Deus restaura a alma, ilumina os olhos e dá sabedoria aos simples. Por meio dela nascemos, crescemos e somos fortalecidos. Pela sua instrumentalidade somos santificados, exortados e consolados. Ela é leite para os infantes e carne para os experimentados. É mais preciosa do que ouro e mais doce que o mel. Ela é pão que alimenta, água que dessedenta, martelo que debulha, fogo que aquece e espada que defende.

Sola Gratia. A salvação é totalmente pela graça. Não somos salvos por aquilo que fazemos para Deus, mas pelo que Deus fez por nós, em Cristo Jesus. Não são nossas obras que nos levam para o céu, mas a obra de Cristo na cruz. Ele morreu pelos nossos pecados e pagou o preço da nossa redenção. A vida eterna não é uma conquista do mérito humano, mas uma oferta da graça de Deus. A vida eterna não é uma medalha de honra ao mérito que ostentamos, mas o presente do Rei recebido por um mendigo. Somos salvos totalmente pela graça para que toda a glória seja dada a Deus.

Sola Fide. A salvação não é pelas obras nem pela fé mais as obras, mas pela graça, mediante a fé, para as obras. Somos salvos não pelas obras, mas para as obras. As boas obras não são a causa da nossa salvação, mas a sua evidência. Não fazemos boas obras para sermos salvos, mas porque fomos salvos pela fé em Cristo Jesus. Fé e obras não estão em conflito. Uma é causa, a outra a consequência. Onde tem fé como raiz, há obras como fruto. Mas não é fé nos ídolos nem fé na fé, mas fé em Cristo Jesus. A fé não é causa meritória da nossa salvação; é a causa instrumental.

Solus Christus. Somos salvos por Cristo Jesus e apenas por ele. Não é Jesus mais Maria, é só Jesus. Não é Jesus mais nosso mérito, é só Jesus. Não é Jesus mais a igreja, é só Jesus. Não há nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Ele é o único Mediador entre Deus e os homens. Ele é a porta do céu e o caminho para Deus. Ele morreu pelos nossos pecados e ressuscitou para a nossa justificação. Só ele tem as palavras de vida eterna. Só nele temos copiosa redenção.

Soli Deo Gloria. A salvação foi planejada por Deus, é executada por Deus e será consumada por Deus para que toda a glória seja dada a ele. Tudo provém dele, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo. Fomos salvos pela graça, para a glória e, do começo ao fim, nossa salvação é obra dele. Porque dele, por meio dele e para ele são todas as coisas. Não há espaço para o homem vangloriar-se. Deus não divide sua glória com ninguém. Que o nosso coração se renda a ele, para dar-lhe todo o louvor e render-lhe toda a glória devida ao seu nome.

Acesse aqui.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Missão Integral

Casa das Formigas

Moçambique tem passado por um momento muito desafiador. Em 9 de outubro foram realizadas eleições gerais: presidencial, legislativas, assembleia provincial e governador. O país tem vivido num clima de tensão pós-eleitoral, análogo ao que se vive/viveu na Venezuela, com uma diferença de que as Forças Armadas não deixam o povo se manifestar. As cidades estão tomadas por forte presença policial.

Não há liberdade de expressão, por isso não se pode usar redes sociais para compartilhar informações como essas. Assassinaram um advogado e um mandatário político da oposição. Isso aconteceu dentro da Cidade de Maputo, foi um recado para intimidar a oposição e o povo para não sair à rua.

Vamos orar por Moçambique e pela Casa das Formigas.



INTERCESSÃO MUNDIAL

Níger

O golpe militar em julho de 2023 somou-se à hostilidade crescente sentida por muitos cristãos no Níger. O general Abdourahmane Tchiani, líder da unidade da guarda presidencial, se declarou como o novo líder do Níger, incitando preocupações de que isso abriria o país para ataques de extremistas islâmicos. Tais temores foram intensificados porque militantes islâmicos já aumentaram sua influência no Níger, resultando em um aumento nos ataques a propriedades cristãs, como igrejas, escolas e centros de saúde. Em áreas sob controle de militantes, cultos de igrejas e outros eventos são realizados com a possibilidade de violência ou ataques físicos. A instabilidade em toda a região do Sahel soma-se a essa vulnerabilidade.

Aqueles que deixam o islamismo para seguir a Jesus enfrentam desafios adicionais de pressão da própria família para renunciarem à nova fé. A pressão também vem das autoridades, isso pode aumentar ainda mais em um futuro próximo. O processo legal para o registro de uma igreja é árduo e demorado, e as barreiras legais que, ocasionalmente, são usadas para impedir os cristãos de se reunirem, impactam de maneira significativa seu senso de comunidade. Cristãos também podem enfrentar discriminação ao trabalhar no setor público; eles, raramente, mantêm empregos no governo local, e promoções são, frequentemente, negadas.

Pedidos de oração

– Clame a Deus por estabilidade após o golpe militar e que a influência de grupos extremistas não cresça.
– Interceda pela proteção de cristãos que vivem sob a ameaça de violência de militantes islâmicos.
– Ore para que cristãos de origem muçulmana encontrem comunhão e saibam que não estão sozinhos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Acampamento de pré-adolescentes – Nos dias 1 e 2 de novembro vamos ter acampamento de pré-adolescentes (nascidos de 2010 a 2012). Tema: Feitos por ele. Será no Mapil (rua Névio Soriani Júnior, 81). É preciso levar barraca, colchão, lençol, roupa para molhar. Inscrições até o dia 29 de outubro. Valor: R$ 125 (em até 3 vezes). Acesse aqui.

Curso Vida Nova – De 4 a 7 de novembro (segunda a quinta), vamos ter mais uma edição do Curso Vida Nova, das 20h às 21h30, pelo ZOOM. Inscrições até o dia 1 de novembro, às 18h, aqui.

Acampadentro de crianças – Nos dias 8 e 9 de novembro, vamos ter acampadentro de crianças, com o tema “Jesus é”. Início: sexta, às 19h30. Encerramento: sábado, às 9h. Local: Espaço Esperança. Valor: R$ 120. Inscrições aqui.

Campanha Oferta de Amor – O Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento às famílias cadastradas, é abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do Amor Incondicional

(João 13.34-35; Romanos 5.8; 1 Coríntios 13.4-8; Colossenses 3.12-14; 1 João 3.16, 18)

Por causa do amor de Deus por nós, eu decido amar você em Cristo, independentemente do que diga ou faça, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar você como uma pessoa amada por Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Romanos 1.17

Interação:

Os cinco pilares da reforma protestante representam, na verdade, o retorno às bases do cristianismo primitivo. Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fixou as noventa e cinco teses nas portas da igreja de Wittenberg, na Alemanha. Baseadas em cinco “solas” – diretrizes, premissas de Deus para o caminho: 1) Sola Scriptura traz a Bíblia como única, suficiente e infalível regra de fé e prática. 2) Sola Gratia demonstra que a salvação ocorre totalmente pela graça. 3) Sola Fide mostra a suficiência da fé, sendo obras meras consequências. 4) Solus Christus, talvez a mais importante delas, deixa claro que somos salvos, exclusivamente, por Cristo Jesus. Não há qualquer outra condição que não crer nele como único e suficiente Salvador. 5) Soli Deo Gloria traz luz à finalidade primeira da criação, que é render glórias ao Criador. Vamos refletir em nossa célula a respeito das bases para o retorno ao cristianismo fincado em Cristo, e nada mais.

Perguntas para interação:

  1. Como a mensagem deste final de semana ajudou ou desafiou sua vida?
  2. ⁠Qual dos pontos da reforma (somente as Escrituras, somente a graça, somente a fé, somente Cristo e somente a Deus Glória) precisa de mais atenção nos dias em que vivemos? Comente.
  3. ⁠Qual área de nossa vida precisa passar por uma reforma hoje? Somos uma igreja reformada, sempresereformando.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Perdas e ganhos” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 2 do Material de Tema Único. Título: Pode falar. Princípio: Servir ao Senhor é uma bênção. Versículo para decorar: — Fala, pois o teu servo está escutando! (1 Samuel 3.10 – NTLH)

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis