Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Amor, graça e comunhão

Série "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

Compartilhe:

Editorial

Pai

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês (2 Coríntios 13.13 – NAA)

“Amor de Deus” é o mesmo que falar “Deus de amor”. “Deus é amor” é o mesmo que falar que o amor é Deus. “Deus é a fonte do amor” é o mesmo que dizer que a essência do amor é Deus. “Deus é feito de amor” é o mesmo que dizer que o amor é feito de Deus. O amor é constituído do mesmo caráter, da essência, do coração, da natureza de Deus, o qual é constituído do mesmo caráter, da essência, do coração, da natureza do amor.

Mas estamos falando de que tipo de amor? C. S. Lewis, em seu livro “Os quatro amores”, ensina que existem quatro palavras no grego traduzidas por amor em nossa língua: estorge – aquele amor percebido dentro da família; filéo – o amor que existe entre amigos; eros – o amor entre cônjuges; e ágape – amor perfeito existente na unidade e comunhão entre Deus Pai, Filho e Espírito Santo, mostrado a nós na cruz de Cristo. O ágape é o tipo de amor maior de onde todos derivam.

Ao recebermos o ágape de Deus, recebemos todo tipo de amor que dele deriva e que nos habilita a o amarmos, assim como a nós mesmos e ao próximo, quer seja amigo, quer seja inimigo.

Filho

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês (2 Coríntios 13.13).

Não se engane: a graça é tão difícil de ser compreendida como de ser aceita. Normalmente definimos que a graça é favor imerecido de Jesus para conosco. Mas, lá no fundo, sentimos que Deus tem obrigação em nos agraciar. Vamos compreender melhor.

A graça de Jesus é favor imerecido e voluntário para nós. Imerecido, pois não há mérito em nós. Voluntário, pois não há obrigação em Jesus.

Se houvesse merecimento, haveria obrigação. Se houvesse obrigação, seria por merecimento. Se houvesse merecimento, não seria graça, mas pagamento. Se houvesse obrigação, não seria graça, mas

quitação. Merecimento e obrigação anulam a graça.

Graça só é graça se for simultaneamente imerecida da nossa parte e voluntária da parte de Jesus. Graça só é graça se houver soberania em Deus para decidir a quem quer favorecer e a quem não quer favorecer. Daí ser difícil de aceitar.

Nada obrigou Jesus. Também nada o impediu. Ele é Deus. Faz o que quer, quando quer, como quer. Ele é Deus.

Espírito Santo

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês (2 Coríntios 13.13).

Comunhão com o Espírito Santo é um dom precioso que nos é oferecido com sua habitação em nosso coração.

Comunhão com o Espírito Santo diz respeito a um relacionamento íntimo e profundo. Não sobre alguns assuntos da vida, mas sobre a vida toda. Não apenas em alguns momentos, mas em todo tempo.

Comunhão com o Espírito Santo nos conecta à própria vida de Deus e nos faz participar da vida como Deus a tem.

Comunhão com o Espírito Santo é o que nos conecta a outras pessoas que também têm comunhão com ele e nos faz viver em profundos laços de amor.

Comunhão com o Espírito Santo é cultivada por meio da oração, da meditação na Palavra, adoração e comunhão com outros crentes.

Essa presença do Espírito Santo constante e atuante em nossa vida nos guia, nos fortalece e nos capacita a ter plenitude de vida em todas as dimensões.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Vida em célula

Sou nascido e criado na igreja, mas sempre tive um pré-conceito com relação aos pequenos grupos. Talvez por receio de ter que me expor um pouco mais… Ao começar a frequentar um grupo da igreja, no início deste ano, percebi quanto tempo perdi não participando antes.

Minha vida espiritual deu um grande avanço a partir do momento em que comecei a compartilhar minhas lutas, orar pelas lutas dos outros participantes, ouvir diversos testemunhos e milagres que me encorajaram. Também me mostraram que, além de todos passarmos por dificuldades e alegrias, esses momentos ficam muito mais leves quando compartilhados em um ambiente seguro e cristão, onde recebemos e damos, sorrimos e choramos. Mas o mais importante: tudo isso debaixo de um amor imensurável que vem do nosso Deus.

E, diante do tamanho da nossa igreja, as células são extremamente importantes e vitais para o nosso contínuo crescimento e amadurecimento espiritual.

Hoje, eu não deixaria de participar do meu grupo e incentivo outros, que ainda estão de fora, a participarem de um o quanto antes. É transformador!

Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles (Mateus 18.20).

Felipe Gonçalves

 



INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Pois do Senhor é o reino; ele governa as nações. Todos os ricos da terra se banquetearão e o adorarão; haverão de ajoelhar-se diante dele todos os que descem ao pó, cuja vida se esvai. A posteridade o servirá; gerações futuras ouvirão falar do Senhor, e a um povo que ainda não nasceu proclamarão seus feitos de justiça, pois ele agiu poderosamente (Salmos 22.28-31 – NVI).

Vamos orar pelas crianças, adolescentes e jovens do Brasil, para que sejam guardados das influências malignas e que o Espírito Santo revele Cristo, trazendo salvação e cura.

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 2 da Escola Bíblica Esperança. Os cursos acontecerão nos meses de setembro e outubro. Informações e inscrições aqui.

Oficiais eleitos – Confira aqui.

Resultado da AGE – Por meio da votação no período de 17 a 25 de agosto, em Assembleia Geral Extraordinária, o Conselho da igreja foi autorizado a oferecer garantias reais, com imóveis da igreja, para captação de recursos para financiar a construção do novo Espaço Esperança, caso necessário, e assim acelerar a obra.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da intercessão

(Efésios 3.14-21; 6.18; 1 Tessalonicenses 1.2-3, 5.17; 2 Tessalonicenses 1.11-12; João 11.35; Romanos 12.15-16)

Com a graça de Deus vou orar por você, procurando conhecer o coração do Pai sobre a sua vida, sendo sensível e me importando com suas reais necessidades.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

2 Coríntios 13.13

Interação:

Amor, graça e comunhão expressam perfeitamente a essência de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Se pudéssemos expressar nosso Criador em uma palavra, ele é amor, o primeiro e original amor. Assim, podemos entender melhor a salvação imerecida pela graça voluntária de Deus em Cristo. Guiados pelo Espírito Santo, somos encontrados pela graça em comunhão com os santos. A comunhão é a base do crescimento espiritual. Juntos, assim como Deus o é pela Trindade, podemos desfrutar desde já do sublime e imerecido amor de Deus por nós. Vamos refletir em nossa célula a respeito da graça do Senhor Jesus, o amor de Deus e a comunhão do Santo Espírito (2 Coríntios 13.13).

Perguntas para interação:

  1. Qual foi o momento da sua vida que mais se sentiu amado por Deus? Compartilhe sua experiência.
  2. A salvação é pela graça. Você sente que precisa conquistá-la?
  3. Qual o meio de cultivar a sua relação com o Espírito Santo (oração, meditação na Palavra, adoração ou comunhão com a igreja) você tem mais dificuldade?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 11 do Material de Tema Único. Título: Que cheirinho bom! Princípio: A equipe de Cristo espalha o bom perfume de Cristo. Versículo para decorar: Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas (2 Coríntios 2.14b – NTLH).

 

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis