Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Movimento de cura

Série "Igreja em movimento"

Compartilhe:

Editorial

Alguém de vocês está sofrendo? Faça oração. Alguém está alegre? Cante louvores. Alguém de vocês está doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, estes lhe serão perdoados. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou com fervor para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. Depois, orou de novo, e então o céu deu chuva, e a terra produziu os seus frutos (Tiago 5.13-18 – NAA).

Deus inventou a oração e a instalou em nós. Por isso, em momentos de profunda adversidade, nossas entranhas clamam pelo Senhor. A oração é resposta instintiva diante da enfermidade, é recurso dos Céus diante dos revezes na Terra. Não qualquer oração, mas aquela feita com intencionalidade, integridade e intensidade.

Oração deve ser feita com intencionalidade. A expressão chame os presbíteros indica essa atitude deliberada de busca feita pelo próprio enfermo, convidando a um ambiente confiável, talvez até privativo. Implica em reconhecer a autoridade na igreja, estar em comunhão e submissão. Invoca admitir vulnerabilidade e dependência da ação de Deus por meio da família da fé. A expressão ungindo-o com óleo indica a dependência da ação do Espírito Santo, sinal externo da realidade espiritual interna. Os presbíteros não oram em seu nome, mas em nome do Senhor, de quem procedem poder e autoridade para o ato.

Oração deve ser feita com integridade. A expressão confessem os seus pecados uns aos outros aponta para o ambiente de vulnerabilidade, transparência e confiança. Nem toda enfermidade é fruto do pecado, mas todo pecado adoece (Salmos 32.3-5). Já a confissão é antídoto contra a transgressão que envenena, remédio contra a iniquidade que intoxica. A confissão é o vômito da alma, a semente da redenção, a soltura dos nós interiores, a quebra dos grilhões emocionais. A confissão resgata coerência, promove coesão, restaura harmonia interior. A ênfase uns aos outros mostra que ninguém tem a exclusividade e primazia de receber a confissão. Precisamente, nesse ambiente de confissão, a oração torna-se poderosa e eficaz: muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Oração deve ser feita com intensidade. Encontramos intensidade nas expressões e fervor. Tiago é categórico ao afirmar: E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará. Aqui está indicado que nem toda oração salvará o enfermo, mas a oração da fé. Em outras palavras, oração feita com confiança, esperança, crença. Para amplificar a intensidade, coloca o exemplo de Elias. Dá ênfase ao fato de que era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos. Destaca, contudo, que o profeta orou com fervor. Orou com diligência, empenho, devoção, zelo, paixão, dedicação.

O movimento da igreja está claro: diante da alegria, o louvor exuberante; diante do sofrimento, a oração incessante. Movimento de cura acontece no mover de intercessão uns pelos outros. Assim devemos crer. Assim devemos viver.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Hafura

Planejamento
No mês de julho realizamos uma reunião com o Conselho Consultivo do Hafura para tomadas de decisões a médio e longo prazo. Continuamos com a construção do orçamento para 2025 – juntamente com nossa conselheira Geneci.

Estamos elaborando um material de extrema importância para o Hafura: nossos manuais. Eles detalham o funcionamento de cada área: gestão local, cursos técnicos, acompanhamento espiritual e terapêutico, produções e outros. Nosso objetivo é formalizar processos com intuito de criar treinamentos para uma possível expansão para outras localidades. Quem tem atuado nesse projeto: Giovana (fundadora do projeto), Damaris (estilista e líder pedagógica) e Miriam Fava (gestora Londrina e líder comercial).

Captação de recursos
Realizamos nosso bazar beneficente no Hafura Londrina, com arrecadação de R$ 13.000. Somos gratas a Deus por todas as doações recebidas e por todas as clientes. As peças remanescentes foram doadas para as alunas e para o bazar beneficente do Instituto Esperança.

Comercial
Continuamos com nossas vendas via loja virtual, Instagram e algumas presenciais. Temos uma ideia de fazermos uma loja itinerante durante os últimos meses de 2024, juntamente com a Flourish e empresas de Londrina.

Hurri Hills
Nossos cursos e encontros em Hurri Hills continuam a todo vapor. As aulas acontecem três vezes por semana. São 34 mulheres envolvidas, semanalmente, nas atividades. E neste segundo semestre estamos trabalhando com a alfabetização e técnicas manuais: costura, bordado e crochê.

Um novo casal de missionários da MIAF está em processo de mudança do Brasil para o Quênia nos próximos dias. E no início de 2025, para Hurri Hills. Eles demonstraram interesse em fazer parte da equipe do Hafura Hurri Hills.

Novas turmas
Julho foi intenso em relação ao preparo para os próximos cursos. Tivemos mais de 65 mulheres interessadas.

Reforma
O Hafura Londrina é uma filial do Instituto Esperança (IE), que é o braço social da 1ª IPI de Londrina.

Atualmente, nós usamos cinco salas do IE para realizar nossas atividades. A sala de devocional/Jardim estava com alguns vazamentos e a 1ª IPI de Londrina nos abençoou com essa reforma estrutural, além de dois aparelhos de ar condicionado e suas instalações, pintura, instalação de cabo de rede para termos acesso à internet em todas as nossas salas. Deus é bom e realmente somos muito gratas por essa doação em forma de cuidado com as salas onde recebemos nossas alunas.

Produção
Em julho, produzimos guardanapos de linho, aventais para o dia dos pais, necessaires com alguns tecidos que ganhamos e algumas peças de roupa que em breve lançaremos. Convidamos você a acessar nossa loja virtual. Clique aqui para conferir de pertinho.

Pedidos de oração
–Ore para que possamos continuar no centro da vontade de Deus nas diversas atividades e áreas do Hafura.
–Ore pelos cursos e aulas do segundo semestre, tanto de Hurri Hills como de Londrina, para que Deus cuide das alunas, voluntárias, suas famílias.
–Ore pela liderança do projeto, pelo Conselho Consultivo, por cada madrinha, padrinho, parceiro e apoiador: saúde física, emocional, espiritual. Ore pela vida delas e de suas famílias.
–Ore para que Deus guarde, abençoe e que cada pessoa envolvida no Hafura tenha convicção do chamado e de que faze parte de histórias que estão sendo transformadas.
–Ore para que Deus nos dê sabedoria e estratégias para todo o planejamento de 2025.

Equipe do projeto Hafura



INTERCESSÃO MUNDIAL

Burkina Faso

A instabilidade política após dois golpes militares favoreceu a ação de grupos extremistas islâmicos e aumentou o número de ataques violentos. O país tem uma das crises de deslocamento mais graves do mundo – com muitos cristãos entre os deslocados. O governo militar enfrenta acusações de crimes de guerra. Nesse contexto, aqueles que tentam seguir a Jesus em Burkina Faso sentem-se inseguros.

Burkina Faso, que costumava ser modelo de tolerância religiosa, agora é palco de desentendimento entre muçulmanos e cristãos. Agora, além de enfrentarem violência e ameaças de jihadistas, os cristãos de origem muçulmana são pressionados e ameaçados por parte da família e da comunidade. Muitos têm medo de compartilhar a fé em público porque podem ser rejeitados pelos parentes e forçados a renunciar à fé em Jesus.

Pedidos de oração

– Ore por todas as pessoas afetadas por sequestro, violência sexual e perda de entes queridos.
– Peça a Deus que as conforte e restaure. Interceda pelos cristãos deslocados para que sejam supridos em todas as necessidades físicas, emocionais e espirituais.
– Clame por sabedoria, proteção e amor aos parceiros locais da Missão Portas Abertas que servem aos cristãos mais necessitados.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Campanha de jejum e oração – No dia 26 de agosto, segunda-feira, teremos o culto de abertura da campanha de 21 dias de jejum e oração, com o tema “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Será às 20h, no Espaço Esperança. Temos o livro com o mesmo título e uma cartela de adesivos para as crianças. Investimento: R$ 15 (livro) e R$ 3 (cartela de adesivo). O livro poderá ser adquirido na recepção do Espaço Esperança durante a semana, ou nos horários de culto.

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 2 da Escola Bíblica Esperança. Os cursos acontecerão nos meses de setembro e outubro. Informações e inscrições aqui.

Campanha Oferta de Amor – No dia 30 de agosto, vamos lançar o Mercado Esperança, projeto do Instituto Esperança para atendimento das famílias cadastradas. Em vez de receberem a cesta básica convencional, as famílias receberão uma quantia de talentos (moeda fictícia), com a qual poderão escolher os produtos que levarão para casa. O mercado será abastecido pela campanha Oferta de Amor. Participe doando alimentos não perecíveis, material de limpeza e itens de higiene pessoal. As doações podem ser entregues nos locais de culto.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Tiago 5.13-18

Interação:

Curar, sarar, recompor, restituir, são expressões que designam o ato da cura. Tiago, em sua carta, capítulo 5, versículos 13 a 18, foi bastante feliz ao falar sobre o poder da oração de cura. Ela deve ser intencional, integral e intensa. O movimento de cura não acontece isoladamente, mas um ao outro, um pelo outro, demonstrando a importância da comunhão e da intercessão. A cura não vem apenas para o corpo, mas também para a alma e o espírito. Daí a necessidade de confissão mútua de pecados e olhar fixo no único e suficiente Salvador, Jesus Cristo. Vamos refletir em nossa célula a respeito do movimento de cura enquanto igreja.

Perguntas para interação:

  1. Por que é necessário que oremos, buscando sempre a vontade de Deus?
  2. Para a oração em favor dos enfermos, Tiago faz algumas recomendações: que os presbíteros da igreja sejam chamados; que o doente seja ungido com óleo; que a oração seja feita em nome do Senhor, e com fé (vv 14-15). Essas são atribuições dos presbíteros da igreja. Alguma vez você recorreu aos presbíteros da igreja para que intercedessem em oração por você ou alguém enfermo?
  3. Para Tiago, Elias era um homem semelhante a nós. Ele era tão humano quanto nós somos: sujeito aos mesmos sentimentos, ou seja, às mesmas paixões. O que levou Tiago a usá-lo como exemplo na oração?

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 10 do Material de Tema Único. Título: Que pai maravilhoso. Princípio: Como Deus é bom para a equipe de Cristo! Versículo para decorar: Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! (2 Coríntios 1.3 – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis