Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Movimento para a eternidade: anunciando a volta de

Série "Igreja em movimento"

Compartilhe:

Editorial

Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha (Apocalipse 16.15).

Todo o livro de Apocalipse aponta para a soberania do Pai na regência da história, a realeza de Cristo em sua posição de glória, a ação poderosa do Espírito Santo fazendo o movimento da igreja para a eternidade e lançando o inimigo no lago de fogo e enxofre. Tudo isso é consolidado no anúncio retumbante da volta de Cristo para levar sua noiva às bodas de alegria e gozo para sempre. Esse versículo (Apocalipse 16.15) expressa verdades simples e vigorosas sobre a volta de Cristo.

A volta de Cristo é certa. A expressão Eis que venho aparece cinco vezes em Apocalipse (3.11; 16.15; 22.7, 12, 20) destacando como Jesus anuncia sua volta com clareza e ênfase.  Segundo estudiosos, existem 1.865 versículos proféticos sobre o fim dos tempos e a volta de Jesus, seis vezes mais que as profecias sobre sua primeira vinda (320). Somente quatro livros (Gálatas, Filemon, 2 e 3 João) dos 27 do NT não citam a segunda vinda. Como está escrito: Eis que venho em breve! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro (Apocalipse 22.7 – NVI). Sua volta é previsível, é certa!

A volta de Cristo é surpreendente. A expressão como vem o ladrão indica que sua volta será repentina e inesperada, pegando muitos de surpresa. A mesma expressão foi usada pelo evangelista Mateus (24.42-44), pelo apóstolo Paulo (1 Tessalonicenses 5.2-4), e pelo apóstolo Pedro (2 Pedro 3.10). De fato, ninguém sabe o dia nem a hora (Mateus 25.13), a não ser o Pai (Marcos 13.32-33). Também ninguém sabe quando morrerá, pois, por mais que se preocupe, não pode acrescentar uma hora que seja à sua vida (Mateus 6.27). Sua volta, ou nossa ida, é imprevisível, é surpreendente!

A volta de Cristo é recompensadora. Diante da certeza e da surpresa vem a recompensa quando Jesus declara que será bem-aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes. Seja sincero, como você se comportaria se recebesse a notícia que Jesus voltará daqui a duas horas, ou se só tivesse mais um dia de vida? Certamente colocaria em ordem seu coração, sua casa, sua vida. Em certo sentido, isso é vigilância. Vigilância significa precaução, diligência, cuidado, atenção desvelada. O vigilante está com seu coração liberado, sua mente focada, suas vestes guardadas. Não se distrai, nem se esquece, mas espera a volta de Cristo em todo tempo, a cada momento. Ao vigilante, sua volta é bem-aventurada, é recompensadora!

A volta de Cristo envolve certeza, surpresa e recompensa que nos liga à eternidade. Nossa perspectiva da eternidade enriquece nosso propósito, direciona prioridades, fortalece relacionamentos, traz motivação e ânimo. Vivamos de maneira vigilante, pois não sabemos quando ele voltará, ou quando iremos a ele. Maranata, vem Senhor Jesus!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Siloé

Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus (1 Coríntios 4.1).

Paulo dá ênfase à necessidade de cuidar da forma como as pessoas nos veem como ministros, aqueles que conduzem a obra de Deus, sem a necessidade de estar em evidência nem tomar para nós mesmos a glória de Deus. E como despenseiros (aqueles que cuidam da despensa), administrar bem todos os recursos e riquezas de Deus a nós confiadas: tempo, vidas, relacionamentos, dinheiro. Nós, no Projeto Siloé, temos buscado administrar os recursos que Deus nos tem dado, com temor e tremor, cuidando para não nos apropriarmos de nada que pertence a ele, mas nos alegrando com o privilégio de servi-lo.

Fique conosco na leitura de mais este informativo das nossas ações em busca de levar o amor de Deus a todos quantos estiverem ao nosso alcance.

Capelania Hospitalar
Em dois meses fizemos 39 atendimentos e 6 pessoas foram encaminhadas a comunidades terapêuticas. Doamos 40 peças de roupas, 3 cestas básicas e 3 outros auxílios assistenciais.

Centro de atendimento
O Projeto Siloé mantém três Centros de Atendimento na grande Florianópolis. Os usuários vêm em busca, desde ajuda para a superação da dependência de substâncias até auxílios assistenciais, roupas, cestas básicas, medicações, entre outros.

Ore por nossos missionários.

Equipe do Projeto Siloé



INTERCESSÃO MUNDIAL

Mianmar

Mianmar permanece atolado em um conflito violento que tem um impacto devastador na minoria cristã do país.

Desde o golpe militar em fevereiro de 2021, cristãos têm encontrado grande violência e restrições mais rígidas. Cristãos foram mortos e igrejas foram indiscriminadamente atacadas, até mesmo aquelas bem estabelecidas em estados de maioria cristã, como Chin e Kayah. Mais cristãos do que nunca foram expulsos de casa e encontraram refúgio em igrejas ou campos de deslocados. Alguns foram até mesmo forçados a fugir para a floresta, onde são, muitas vezes, privados de acesso a comida e assistência médica.

Cristãos geralmente são parte de um movimento de resistência pacífica, mas os combates têm aumentado em todo o país e, embora nem todos os grupos armados de minorias étnicas estejam envolvidos, alguns cristãos estão. Forças do governo continuam atacando vilas cristãs, igrejas e também matando trabalhadores de ajuda cristã e pastores, muitas vezes, por meio de ataques aéreos.

Além do conflito, convertidos de outras religiões ao cristianismo são perseguidos por suas famílias e comunidades budistas, muçulmanas ou tribais, porque deixaram a antiga fé. Comunidades que desejam permanecer “apenas budistas” tornam a vida das famílias cristãs impossível.

Grupos de igrejas não tradicionais experimentam oposição também, principalmente os localizados em áreas rurais e que são conhecidos por atividades evangelísticas.

Pedidos de oração

– Interceda para que o Espírito Santo conforte, sustente e empodere cristãos em meio ao conflito e às ameaças de perseguição.
– Ore pela proteção das igrejas e dos cristãos, e que nossos irmãos tenham sabedoria para responder a diferentes tipos de desafios.
– Peça a Deus pelo fim da guerra civil e que os militares no poder façam mais para levar justiça e liberdade para todos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Aniversário da IPIB – No dia 30 de julho, às 19h30, no Espaço Esperança, teremos o culto do Presbitério de Londrina em comemoração aos 121 anos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O pregador convidado é o Pr. Hernandes Dias Lopes.

Pr. Hernandes na Tarde de Esperança – O Pr. Hernandes Dias Lopes será o pregador da Tarde de Esperança, no dia 30 de julho, às 15h, no Espaço Esperança. Participe!

Cursos de capacitação – Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para os cursos de Cuidador e Design de sobrancelha, oferecidos pelo Instituto Esperança. Informações e inscrições pelo WhatsApp 43 99645-0076. Vagas limitadas.

Bazar do Instituto Esperança – No dia 9 de agosto haverá um bazar de roupas e calçados usados, promovido pelo Instituto Esperança. Para participar, é necessário agendar o horário a partir do dia 5 de agosto, às 10h, somente por mensagem de WhatsApp 43 99645-0076. A renda do bazar será para melhorias no Instituto. 

Encontro de Homens – No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores Rodolfo Montosa, Pedro Leal Junior e Daniel Zemuner Barbosa. Inscrições: R$ 27. Acesse aqui.

Assembleia Extraordinária – O Presidente do Conselho da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Rev. Rodolfo Garcia Montosa, no uso de suas atribuições, visando cumprir exigência do art. 34, inciso V do Estatuto, convoca Assembleia Geral Extraordinária para os dias 17 a 25 de agosto de 2024, especificamente, para deliberar quanto à possibilidade de oferecimento dos bens imóveis de propriedade da 1ª IPI de Londrina em garantia para levantamento de recursos a serem utilizados na construção do novo Espaço Esperança, na rua Névio Soriani Júnior, 65, Bairro Inglaterra, Londrina, Paraná.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio do crescimento  

(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)

Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Apocalipse 16.15

Interação:

Igreja em movimento para a eternidade, rumo à volta de Cristo. O apóstolo João, em Apocalipse 16.15, revelou que a segunda vinda de Jesus, embora surpreendente, é certa e recompensadora. Por isso, é preciso estar atento, vigilante, acordado. De fato, não sabemos o dia em que ele virá ou nós iremos a ele. Vivemos com a falsa impressão de infinitude, mas é apenas isso, falsa impressão. Ainda assim, não há motivo para desespero porque sabemos em quem temos crido. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como permanecer atentos e preparados para o grande dia.

Perguntas para interação:

  1. Qual é o sentimento que vem ao teu coração com relação à volta de Cristo?
  2. Esse assunto mais te alegra ou mais te amedronta? Comente.
  3. A volta de Cristo está diretamente ligada ao estilo de vida que levamos. Você se sente preparado para esse grande dia?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 7 do Material de Tema Único. Título: Veja o que formamos. Princípio: A equipe de Cristo é como um só corpo. Versículo para decorar: vocês são o corpo de Cristo, e cada um é uma parte desse corpo (1 Coríntios 12.27– NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis