Pesquisar
Close this search box.

Igreja em movimento de conversão

Compartilhe:

Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor; ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição (Malaquias 4.5-6).

Essas são as palavras que fecham o Antigo Testamento e apontam para a ação de Deus enviando o profeta com a clara missão de nos salvar. O profeta Elias prefigura João Batista (Lucas 1.17) como alguém que anuncia Jesus, o Senhor. Uma vez convertidos ao Senhor, o plano é que os corações de todos da família estejam convertidos um ao outro. Conversão de coração é mudança de rumo, alteração de trajetória, virada de direção; aquilo que ia em sentido oposto e criava distância é revertido; reconciliam-se os sentimentos, alinham-se os pensamentos, respeito e carinho tomam conta.

Tudo começa com a conversão dos cônjuges um ao outro. Talvez, por isso, o profeta tenha utilizado a expressão o coração dos pais no singular, e não no plural (os corações). A expressão utilizada no singular indica unidade e coesão. Isso acontece quando o marido ama sua esposa como Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela (Efésios 5.25), tratando-a como parte mais frágil para que suas orações não sejam interrompidas (1 Pedro 3.7). Por outro lado, acontece quando a esposa respeita seu marido (Efésios 5.33), aceitando, valorizando e submetendo-se à sua liderança protetora (Efésios 5.22;1 Pedro 3.1).

O casal unido é fundamental para que haja conversão dos pais aos filhos e dos filhos aos pais. Isso acontece quando pais ensinam seus filhos no caminho que devem andar (Provérbios 22.6). Também quando testemunham intensamente da vida com Deus (Deuteronômio 6.7), continuamente intercedendo por seus filhos (Jó 1.5), repreendendo-os com equilíbrio quando necessário (Provérbios 3.12; 13.24; 22.15; 23.13; 29.15) e, caso se desviem do caminho, aguardando com esperança seu retorno, nunca desistindo deles (Lucas 15.11-32). Por outro lado, filhos cheios do Espírito de Deus dão ouvidos a seus pais (Provérbios 4.20; 5.1, 7), obedecendo-os espontaneamente (Efésios 6.1; Colossenses 3.20), honrando-os de coração (Êxodo 20.12; Efésios 6.2).

Por último, o profeta também usou a palavra coração no singular quando se referiu aos filhos. Intencionalmente, ou não, o fato é que uma importante obra que o Espírito quer fazer na casa do cristão é a conversão dos filhos um ao outro. Esaú e Jacó viveram essa bênção quando o coração deles se converteu um ao outro. Apesar de tudo o que passaram, ao invés da vingança e do derramamento de sangue, quando se encontraram, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram (Gênesis 33.4). Outra linda história foi quando André converteu-se a Cristo e não se conteve até conduzir seu irmão Simão à presença do Mestre (João 1.40-42). O poder do coração convertido dos irmãos produziu efeitos profundos na história: Jacó tornou-se Israel (Gênesis 32.28) e Simão tornou-se Pedro (João 1.42). Há uma grande riqueza espiritual quando a conversão entre irmãos é real.

Nosso coração se converte um ao outro quando todos estão convertidos a Jesus. Corações convertidos passam a ser um só. Esse é o plano maravilhoso para que haja bênção e não maldição, alegria ao invés de choro, entusiasmo ao invés de desânimo.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Chegamos a 200k

Na última quarta-feira, 11 de setembro, tivemos uma transmissão ao vivo para celebrar os 200 mil inscritos no canal da Galera da Vila. Foi um

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Novos membros

Domingo, 8 de setembro, foi dia de festa. Durante o culto das 19h, recebemos mais de 60 novos membros por batismo, profissão de fé e

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Amoroso, amado e amor

Pai Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez (João 10.17 – NAA). Cada afirmação de Jesus

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis