Pesquisar
Close this search box.

Igreja em movimento de oração

Compartilhe:

Orem sem cessar (1 Tessalonicenses 5.17 – NAA).

Uma das constatações que fazemos ao estudarmos as Escrituras Sagradas é de que sempre temos orientações para levarmos uma vida de maneira sóbria, equilibrada e com moderação em tudo. Somos desafiados a viver uma vida simples, dependentes da graça de Deus e plenos em contentamento dentre tantas outras orientações. Haveria, então, algo que as Escrituras nos orientassem a praticarmos de maneira intensa ou exagerada? Pelo menos três coisas: amar a Deus (Mateus 22.37); dar graças a Deus (1 Tessalonicenses 2.13; 5.18); e orar a Deus (1 Tessalonicenses 5.17).

Quando pensamos em orar sem cessar, da raiz do grego adialeiptōs que significa sem interrupção ou sem omissão, não se trata literalmente de ficarmos vinte e quatro horas de joelhos. O apóstolo Paulo está nos levando a uma nova dinâmica no nosso relacionamento com Deus, pois uma igreja que está em movimento de oração experimenta:

Uma mudança de mentalidade. Orar sem cessar não está nos propondo métricas de tempo e nem de forma, ainda que devamos buscar as melhores práticas e o maior tempo possível de oração. Está nos apontando para a necessidade de uma transformação da mente (Romanos 12.2), onde nossos pensamentos estarão totalmente ligados a Deus sem nenhuma interrupção, não sendo levados a este mundo e às coisas que não se referem ao reino e à vontade de Deus. Uma igreja em movimento entende, segundo Jamieson Fausset Brown, que orar sem interrupção é não permitir que haja intervalos sem oração entre os momentos de oração.

Uma nova realidade. Orar sem cessar nos levará, necessariamente, a uma nova consciência da realidade espiritual que vivemos. Não se trata de “entrarmos na presença de Deus” por períodos limitados do dia, mas o de estarmos sempre em sua preciosa e desejável presença. Não haverá separação entre o sagrado e o profano, entre o dia ou horário dedicado a Deus e os demais dedicados ao mundo ou às tarefas seculares. Não haverá distinção entre locais, horários, grupos de pessoas com as quais estamos, pois uma igreja em movimento não tem medida quanto à oração, ora o tempo todo e em todo o tempo e lugar.

Uma experiência de intimidade. Orar sem cessar está nos apontando para um relacionamento de intimidade com Deus. Seremos levados a uma jornada crescente de conhecer mais o seu coração, seus pensamentos e sua vontade. Uma experiência contínua de se fazer conhecido e se autoconhecer pela revelação da santidade de Deus. Um constrangimento absoluto de seu amor imensurável, uma consciência de que, muitas vezes, palavras não serão necessárias, apenas gemidos inexprimíveis, sussurros e lágrimas. Um regozijo e alegria incontidos que nos conduzirão a dar graças a Deus em tudo (1Tessalonicenes 5.18). Uma igreja em movimento se movimenta sempre em direção a Deus.

Jesus nos ensinou a quando orardes, orareis assim… (Mateus 6). Não nos deixou outra opção, nos ensinou o que fazer, como fazer e nos proporcionou o caminho para que seja feito. Vamos nos manter em movimento de oração.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Chegamos a 200k

Na última quarta-feira, 11 de setembro, tivemos uma transmissão ao vivo para celebrar os 200 mil inscritos no canal da Galera da Vila. Foi um

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Novos membros

Domingo, 8 de setembro, foi dia de festa. Durante o culto das 19h, recebemos mais de 60 novos membros por batismo, profissão de fé e

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Amoroso, amado e amor

Pai Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para recebê-la outra vez (João 10.17 – NAA). Cada afirmação de Jesus

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis