Pesquisar
Close this search box.

Isso é Hafura

Compartilhe:

Ambiente de resgate, socorro, dignidade, solidariedade, carinho, companheirismo, amor: isso é Hafura. É exatamente assim que eu vi a formatura das alunas de costura, bordado e crochê do Projeto Hafura, idealizado por Deus. O projeto foi criado pela missionária Giovana Montosa, sob inspiração do Espírito Santo. Excelência, carinho e dedicação dignos de aplauso.

Da região de Harri Hills, norte do Quênia, para Londrina, o projeto nasceu há cinco anos, de uma máquina de costura quebrada. Giovana foi para lá ensinar crianças. Nazibo, uma local, comentou sobre uma máquina quebrada e o quanto significaria para ela aprender a costurar. Isso mudaria sua vida e de todos naquele lugar. Foi justamente isso que Deus começou a fazer naquele dia. Conexão, senso de comunidade, cada um compartilhando e enriquecendo a vida do outro. O que vimos na formatura é o que acontece em Harri Hills: mulheres impactadas, resgatadas, abençoadas. 

No último sábado, 29 de junho, 23 mulheres receberam os certificados de conclusão dos cursos: 13 mulheres na costura, 5 no bordado, 3 no crochê e 2 no Programa Jardim (programa para meninas de 14 a 18 anos, que conta com o curso de bordado, devocionais, projeto de vida, auto-desenvolvimento e assuntos sobre o corpo).

Os cursos do Hafura são baseados em três pilares: corpo, alma e espírito. Costura, bordado, crochê em malha, e produções para geração de renda (corpo); grupo terapêutico com psicólogas especializadas (alma); e contação de histórias da Bíblia (espírito).

Em Hurri Hills, esses três pilares também são oferecidos, pois é o DNA do projeto. Desde setembro 2023, a líder é uma nacional, a Talasso, que foi discipulada e treinada pela missionária e gestora brasileira que esteve lá de 2019 a 2023. A Talasso é responsável pelos cursos de costura, bordado, artesanato e, também, alfabetização de adultos, acompanhamento espiritual e cuidado emocional.

Hafura significa “respirar”. Uma canção composta pelo pai da Giovana, nosso pastor Rodolfo Montosa, traduz perfeitamente o propósito do projeto.

Já perdi a conta das vezes que tenho sido muito machucada. Muitas foram as experiências que me deixaram bem sufocada. Gente hostil me atacou, minha alegria roubou. Sinto-me só e perdida, não vejo qualquer saída.

Pouco a pouco meus sentimentos foram sendo desalinhados. Os tecidos da minha alma foram sendo todos rasgados. De repente, eu desabei, olho para mim e nem sei. Explode no peito um clamor, preciso de ajuda, Senhor! E aí, ponto a ponto começa a fluir. Tudo em mim, pouco a pouco, começa a se construir. Uma agulha vai costurando os pedaços de mim. Uma linha vai ajuntando o que estava tão solto.

Sem perceber, volta o respiro, passo então a crer, brota o suspiro. Vento a soprar com toda brandura, vem pra inspirar, isso é Hafura.

Que gente é essa que expressa o amor do Pai e me ajuda a me levantar? Que gente é essa que me ama com o amor do Pai e me ensina a me amar?

Sem perceber, volta o respiro, passo então a crer, brota o suspiro. Vento a soprar com toda brandura, vem pra inspirar, isso é Hafura.

A pastora Neide de Souza ministrou a respeito de Maria Madalena, mulher destacada por Deus:

Aconteceu, depois disso, que Jesus andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus. Iam com ele os doze discípulos, e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; Suzana e muitas outras, as quais, com os seus bens, ajudavam Jesus e os seus discípulos (Lucas 8.1-3 – NAA).

Vocês são mulheres destacadas por Deus para um propósito. Maria Madalena foi liberta por Jesus. Do mesmo modo, Deus fez algo novo na vida de vocês. O que podemos aprender com ela?

1. Ela seguiu os passos de Jesus. Onde ele ia, ela ia. Todos os seus recursos se voltaram ao ministério de Cristo. Ele é tudo o que precisamos. Siga Jesus.

2. Ela foi curada. Quantas de vocês foram libertadas? O testemunho de vocês é impactante. Ela foi privilegiada. Vocês são privilegiadas por terem sido libertas por Jesus, de traumas, complexos, decepções, tribulações na sua casa. Não podemos fazer nada se não estivermos aos pés de Jesus.

3. Ela foi influente. Por onde vocês passarem irão influenciar outras mulheres. Elas quererão ser iguais a vocês. Jesus quer fazer de vocês o que ele fez de Maria Madalena. Onde colocarem as mãos serão bem-sucedidas.

4. Ela testemunhou milagres. Quantos milagres temos testemunhado por meio do Hafura? Ela foi a primeira a ver a pedra do túmulo removida. Quem sabe você não será a primeira a levar Jesus à sua família, trabalho, por onde passar? Vocês são mulheres destaque de Deus! Façam aquilo que Deus colocou nas suas mãos.

5. Ela deixou lindo testemunho a ser seguido. Ela foi seguidora, curada, influente e é um exemplo a ser seguido por nós.

Foi um tempo precioso onde as mulheres falaram sobre como vieram até o Hafura e como foram transformadas. Algumas passaram por depressão, síndrome do pânico, relacionamentos abusivos, baixa estima, sem fé em Deus, lutando contra o sentimento de inferioridade e incapacidade. 

O mover de Deus testemunhado por histórias de resgate, autoconhecimento e superação: Isso é Hafura!

O Hafura tem um e-commerce que gera renda para as mulheres e sustentabilidade do projeto.

Saiba mais no instagram @hafuraproject ou no WhatsApp 43 98814-5153

Confirma mais fotos aqui.

Por Paulo Povedano

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Fim de semana de festa!

No dia 10 de julho, nossa Igreja vai completar 86 anos de organização e nós vamos comemorar antecipadamente, neste fim de semana. Confira a programação:

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Lar Maria Tereza Vieira

Como ajudar? O objetivo do Lar é proporcionar qualidade de vida aos 56 idosos. Entre as principais necessidades no dia a dia da instituição estão

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis