Pesquisar
Close this search box.

Movimento para a eternidade: anunciando a volta de Cristo

Compartilhe:

Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha (Apocalipse 16.15).

Todo o livro de Apocalipse aponta para a soberania do Pai na regência da história, a realeza de Cristo em sua posição de glória, a ação poderosa do Espírito Santo fazendo o movimento da igreja para a eternidade e lançando o inimigo no lago de fogo e enxofre. Tudo isso é consolidado no anúncio retumbante da volta de Cristo para levar sua noiva às bodas de alegria e gozo para sempre. Esse versículo (Apocalipse 16.15) expressa verdades simples e vigorosas sobre a volta de Cristo.

A volta de Cristo é certa. A expressão Eis que venho aparece cinco vezes em Apocalipse (3.11; 16.15; 22.7, 12, 20) destacando como Jesus anuncia sua volta com clareza e ênfase.  Segundo estudiosos, existem 1.865 versículos proféticos sobre o fim dos tempos e a volta de Jesus, seis vezes mais que as profecias sobre sua primeira vinda (320). Somente quatro livros (Gálatas, Filemon, 2 e 3 João) dos 27 do NT não citam a segunda vinda. Como está escrito: Eis que venho em breve! Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro (Apocalipse 22.7 – NVI). Sua volta é previsível, é certa!

A volta de Cristo é surpreendente. A expressãocomo vem o ladrão indica que sua volta será repentina e inesperada, pegando muitos de surpresa. A mesma expressão foi usada pelo evangelista Mateus (24.42-44), pelo apóstolo Paulo (1 Tessalonicenses 5.2-4), e pelo apóstolo Pedro (2 Pedro 3.10). De fato, ninguém sabe o dia nem a hora (Mateus 25.13), a não ser o Pai (Marcos 13.32-33). Também ninguém sabe quando morrerá, pois, por mais que se preocupe, não pode acrescentar uma hora que seja à sua vida (Mateus 6.27). Sua volta, ou nossa ida, é imprevisível, é surpreendente!

A volta de Cristo é recompensadora. Diante da certeza e da surpresa vem a recompensa quando Jesus declara que será bem-aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes. Seja sincero, como você se comportaria se recebesse a notícia que Jesus voltará daqui a duas horas, ou se só tivesse mais um dia de vida? Certamente colocaria em ordem seu coração, sua casa, sua vida. Em certo sentido, isso é vigilância. Vigilância significa precaução, diligência, cuidado, atenção desvelada. O vigilante está com seu coração liberado, sua mente focada, suas vestes guardadas. Não se distrai, nem se esquece, mas espera a volta de Cristo em todo tempo, a cada momento. Ao vigilante, sua volta é bem-aventurada, é recompensadora!

A volta de Cristo envolve certeza, surpresa e recompensa que nos liga à eternidade. Nossa perspectiva da eternidade enriquece nosso propósito, direciona prioridades, fortalece relacionamentos, traz motivação e ânimo. Vivamos de maneira vigilante, pois não sabemos quando ele voltará, ou quando iremos a ele. Maranata, vem Senhor Jesus!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Conhece o Aguapura?

O projeto Aguapura atende dependentes químicos e seus familiares, de forma individual, por meio de psicólogos e técnicos em dependência química, bem como em grupos

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Resultado da eleição

Confira os oficiais eleitos para mandato de três anos. O culto de posse será no dia 1 de setembro, às 8h, no templo da rua

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis