Boletim
Online

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: A igreja tem propósito

Série "A igreja tem"

Compartilhe:

Editorial

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito (Romanos 8.28).

Conta-se uma história de que uma pessoa resolveu fazer durante toda sua vida uma grande surpresa para entregar para Jesus quando morresse. Então, ela resolveu se especializar e fazer o melhor bolo de chocolate. Foi melhorando sua receita, aprimorando e caprichando. Quando chegou no céu, não via a hora de entregar a Jesus o seu melhor bolo de chocolate. Qual foi sua surpresa? Quando Jesus recebeu o bolo de suas mãos, agradeceu, porém lhe disse: Eu esperava mesmo que você me trouxesse um bolo de baunilha, o meu preferido. Moral da nossa ilustração: não há nada pior do que fazer com excelência aquilo que não nos foi pedido para fazer.

Todos nós precisamos saber porque existimos e para que fomos chamados. A essa necessidade chamamos de propósito, ou seja, aquilo que se busca alcançar ou sua finalidade. Com a igreja do Senhor Jesus não é diferente, ela existe com um objetivo e uma missão. A igreja tem propósito. Vamos conhecê-lo melhor, estudando sobre:

A origem do propósito: segundo o seu propósito (Romanos 8.28). A igreja não possui qualquer propósito, não é um propósito feito por mãos humanas, não procede de nenhum líder religioso nem de comissões administrativas nomeadas. O propósito da igreja tem sua origem no próprio Deus. O apóstolo Paulo afirma que fomos (aqueles que amam a Deus) chamados segundo o seu propósito (de Deus). Somente assim podemos entender que tudo o que nos acontece está debaixo de uma direção amorosa e soberana do Criador e todas as coisas cooperam para nosso bem.

O conteúdo do propósito: para serem conformes à imagem de seu Filho (Romanos 8.29). Diante da afirmação anterior a pergunta que não que calar é: Que propósito é esse? Deus quer nos levar como igreja a sermos todos feitos à imagem do seu Filho Jesus (Efésios 4.13). Ele nos recebe como estamos, mas, nas palavras de Max Lucado, no livro Simplesmente como Jesus, ele nos ama tanto que não nos deixará nessa condição, ele irá nos levar a sermos simplesmente como Jesus, ou seja, nos moldará à sua imagem e semelhança. Ele nos escolheu, nos chamou, nos justificou e nos glorificará. Sua obra é completa.

A extensão do propósito: a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Romanos 8.29). Gerar muitos filhos como Cristo, essa é a extensão do propósito de Deus para igreja. Para isso seu Filho unigênito tornou-se o primogênito de muitos outros (João 1.14). Somos chamados a proclamar as boas novas de salvação, somos chamados para fora dos templos, das casas e das nossas zonas de conforto. Somos chamados para anunciar o ano aceitável do Senhor e irmos ao encontro dos perdidos, daqueles ainda não alcançados. Cristo deseja ter muitos, não poucos, nem apenas alguns, mas muitos irmãos.

Cumpramos com maestria a missão para a qual Deus nos destinou. Façamos com excelência aquilo para o qual Jesus nos enviou (Mateus 28.18-20). Na oração levantada em nossa liderança nesta semana, encontro o clamor do Espírito Santo que nos assiste em nossas fraquezas: “Senhor, nos amadureça, nos amadureça…”.  Para entregarmos ao Senhor, naquele grande dia, aquilo que ele espera de nós, vamos deixar de lado os nossos propósitos pessoais e abrir-nos para que o Espírito Santo nos faça mais parecidos com Cristo e nos leve a ganhar para ele muitos irmãos.

Pr. Pedro Leal Júnior

Missão Integral

Igreja Presbiteriana Independente do Brasil: 119 anos

Neste domingo, 31 de julho, a nossa igreja nacional comemora 119 anos. Foi organizada no ano de 1903 por um grupo de sete pastores e quinze presbíteros, liderados pelo Rev. Eduardo Carlos Pereira de Magalhães.

 A IPIB – Igreja Presbiteriana Independente do Brasil é uma federação de igrejas locais, espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de levar a todos os brasileiros e brasileiras o amor e a salvação que existem em Jesus Cristo.

As suas raízes se encontram na Reforma Protestante do Século XVI, sendo uma igreja que valoriza a sua história, sem deixar de olhar para o presente, a fim de oferecer respostas às dúvidas de uma sociedade em constante mudança.

As nossas igrejas locais são comunidades com características que valorizam e respeitam as diferenças regionais e culturais onde estão inseridas, e estão abertas para receber a todas as pessoas que necessitam do amor de Deus e da salvação em Jesus Cristo.

Tendo como sua missão glorificar a Deus, proclamar o evangelho de Jesus Cristo e promover o seu Reino, no poder e na unidade do Espírito Santo, a IPIB está estruturada em três ministérios, cada um deles com suas respectivas secretarias, a fim de cumprir seus objetivos.  São eles: Ministério da Missão; Ministério da Educação; Ministério da Comunicação.

Atualmente, a IPIB tem 551 Igrejas, 62 Presbitérios, 17 Sínodos, 96.396 membros.

Somos gratos a Deus por nossa igreja e pelas bênçãos derramadas ao longo da caminhada.

 Visite o site da IPIB.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Zâmbia

A Zâmbia, oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África austral. É limitada ao norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Maláui, ao sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. Sua capital é Lusaca, localizada no sudeste do país.

A Zâmbia é oficialmente uma nação cristã de acordo com a constituição de 1996, com uma grande variedade de tradições religiosas. Os pensamentos religiosos tradicionais são facilmente misturados com as crenças cristãs em muitas das igrejas sincréticas do país. 97% da população declara seguir o cristianismo, cerca de três quartos da população é protestante, enquanto cerca de 20% são seguidores do catolicismo. Também há outras religiões no país, como o Islã representando 0,5% da população e o Hinduísmo que representa somente 0,1% da população do país. 0,5% da população declara não seguir nenhuma religião. Fonte: pt.wikipedia.org

Vamos orar:
-Para que aqueles que ainda não conhecem a Cristo sejam alcançados pelo evangelho.
-Pela liderança cristã, para que tenha sabedoria no ensino e cuidado da igreja de Cristo.

Tome Nota!

Conferência de Louvor e Adoração – Nos dias 5 e 6 de agosto, teremos a Conferência de Louvor e Adoração, promovida pela Área de Apoio de Música de nossa Igreja. Será no Espaço Esperança, com entrada franca. Convidado: Asaph Borba. Horário: Sexta, às 20h. Sábado: 9h às 11h30 / 14h30 às 17h / 19h às 20h45.

Campanha de Jejum e Oração – Durante a Conferência de Louvor e Adoração, teremos também o lançamento da Campanha de Jejum e Oração, com o tema “Seu coração, minha canção”. Duração: 24 dias. Teremos encontros de oração pelo Zoom todos os dias, em quatro horários: 7h às 8h; 8h às 9h; 19h às 20h; 20h às 21h, de 8 a 31 de agosto. Vamos ter o livro com mensagens para o momento devocional. Vamos juntos nos mover em oração!

Feijoada Solidária – No dia 28 de agosto haverá uma feijoada solidária em favor do Lar Maria Tereza Vieira. Temos três opções de venda dos convites: R$ 90,00 (retirada na Rua Santos, 766 – fundos, das 11h30 às 14h30); R$ 75,00 (refeição no local: 11h30 às 13h ou 13h30 às 15h). O convite pode ser adquirido após os cultos, neste domingo, 31 de julho.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade (Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17) Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Romanos 8.28

Interação:

A igreja tem propósito. Você e eu, em Cristo, com propósito, somos igreja. Propósito é objetivo, finalidade, alvo. É fazer com excelência aquilo que Deus nos chamou a fazer. Deus nos fez propositalmente com propósito: ser e fazer discípulos. Na carta à igreja em Roma, Paulo expõe origem, conteúdo e extensão do propósito (Romanos 8.28-29). Estar conformes à imagem do Filho, se amoldar a ela, aos desígnios do Pai, nos leva ao nosso propósito enquanto igreja, guiados pelo Espírito Santo. Vamos refletir em nossa célula como nos amoldar a Cristo em direção ao propósito do Pai para cada um de nós. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1.Você tem consciência do propósito de Deus para a sua vida? Como você identificou?
2.Quais foram as mudanças que aconteceram em você depois que Jesus entrou em sua vida?
3.De que maneira podemos nos mover em nosso propósito como célula, na direção dos nossos amigos e de pessoas que ainda não conhecem Jesus?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Criação e ação” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 6 do Material de Tema Único. Título: Que confusão! Princípio: Deus é Senhor da História. Versículo para decorar: Assim, o Senhor os espalhou pelo mundo inteiro. (Gênesis 11.8a)

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis