Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Promessas de livramento

Série "Promessas"

Compartilhe:

Editorial

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso…Pois ele o livrará das armadilhas da vida e o protegerá de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas penas e o abrigará sob as suas asas; a sua fidelidade é armadura e proteção (Salmos 91.1-4 – NVT).

Este salmo de sabedoria evidencia confiança no Deus Todo-Poderoso, que proporciona abrigo para os que se refugiam nele, concedendo- lhes descanso e vitória. Em geral, os salmos de sabedoria falam da importância da sabedoria, pois nos orientam a lidarmos com as mais diversas situações do cotidiano. A sabedoria está associada com a organização da vida e da sociedade. O sábio preocupa-se em agradar a Deus e manifesta uma vida sobremodo elevada e relevante. O núcleo da sabedoria é o temor do Senhor (Provérbios 9.10), logo, temer ao Senhor e confiar em suas promessas de livramento, faz com que tenhamos uma vida mais leve, porém, cheia de significado e propósito. Aqui encontramos quatro grandes verdades:

Temos um esconderijo seguro. O salmo começa com essa constatação. Contudo, a promessa contempla quem habita e não apenas visita o abrigo do Altíssimo. Não se trata de um bunker, uma barraca, um airbnb provisório, mas de um endereço fixo, uma constante moradia. Se você se refugiar no Senhor, se fizer do Altíssimo seu abrigo, nenhum mal o atingirá, nenhuma praga se aproximará de sua casa (Salmos 91.9-10 – NVT).

Temos livramento das armadilhas da vida. E quais são essas armadilhas? São inúmeras e podem ser cruéis. São os terrores da noite, flechas inflamadas durante o dia, praga que se aproxima na escuridão, calamidade que devasta ao meio-dia (Salmos 91.5-6), memórias do passado ou dores do presente. Em todas essas circunstâncias temos um Deus que zela e cuida de nós, mesmo quando não percebemos.

Temos livramento de doenças mortais. Em 2020 o mundo vivenciou a pandemia da Covid-19. Milhões de vidas foram infectadas e ceifadas. Mais recentemente, estamos vivendo uma epidemia de Dengue. O que dizer das vidas perdidas? Não foram alvos da promessa? A resposta não é simples, mas cremos que a vida e a morte estão nas mãos do Senhor. Ninguém nasce e ninguém morre sem que seja decretado pelo alto. O Senhor nos livra das doenças e o Senhor nos livra nas doenças: Quando clamar por mim, eu responderei e estarei com ele em meio às dificuldades (Salmos 91.15).

Temos uma proteção amorosa e fiel. A figura das penas e asas nos leva a pensar numa galinha protegendo seus pintinhos. Ninguém melhor que uma mãe forte e protetora para colocar a salvo seus filhos. As penas do Senhor nos cobrem para nos aquecer. Suas asas nos envolvem para nos proteger. Sua fidelidade é armadura e proteção (Salmos 91.4). Livrarei aquele que me ama, protegerei o que confia em meu nome (Salmos 91.14). Sob essa proteção estamos guardados, ele nos livra por amor e com fidelidade.

As promessas do Senhor nos animam, nos alertam, nos encorajam. Seu livramento é real e eficaz. Ainda que mil caiam ao seu lado e dez mil morram ao seu redor, você não será atingido (Salmos 91.7). Esse é um salmo para dias intensos, quando somos expostos ao perigo, quando somos frontalmente atacados pelo mal. Mas, ele está conosco, e é bem-aventurado quem faz do Senhor seu esconderijo de dia e de noite. Conhecer esse salmo ou deixar a Bíblia aberta nele não faz diferença. Mas o acesso a esse lugar de segurança e livramento chama-se Jesus Cristo, pois vocês morreram para esta vida e agora sua verdadeira vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses 3.3). Cristo é o caminho, o acesso, a porta, a direção, é ele quem nos livra do mal e da morte e nos coloca a salvo nos braços do Pai, descansando à sombra do Onipotente. Aleluia!

Pr. Daniel Zemuner

Missão Integral

Projeto Alegria

O Projeto Alegria, neste ano de 2024, segue o trabalho com crianças, mas ampliando a idade atendida, entre 4 e 11 anos. Hoje atendemos 29 crianças no contraturno escolar. Muitas delas residentes na Vila Marízia, e outras nos bairros ao redor. Contamos também com a preciosa colaboração de pessoas que, como facilitadores, dedicam uma porção do seu tempo para realizar atividades diferentes: com esteticista para dias de princesa; dentistas para tornar os sorrisos mais saudáveis; advogados ensinando histórias bíblicas; nutricionista ajudando com o cardápio e verificando a questão nutricional de cada criança; pedagogas trazendo atividades que contribuem com o desenvolvimento psicomotor e cognitivo; confeiteira; e até musicalização temos neste ano!

Enfim, todos com o coração voltado a apresentar dia a dia o Caminho, e a Verdade e a Vida a cada uma dessas 29 crianças, pois é isso que pode trazer salvação, esperança, fé e vida abundante.

Alzira Gonçalves
Coordenadora do Projeto Alegria



INTERCESSÃO MUNDIAL

Afeganistão

Desde que o Talibã assumiu o poder do Afeganistão, em agosto de 2021, os jihadistas implantaram mudanças extremas. A pressão e a violência sobre grupos minoritários, como cristãos, foram esmagadoras. Para o Talibã, não há seguidores de Jesus no país. A maioria das igrejas domésticas que existia foi fechada, pois os cristãos foram forçados a fugir ou a se esconder ainda mais.

Os jihadistas prometeram conceder mais liberdades do que em seu primeiro governo, mas isso não aconteceu. Um exemplo é que se a fé cristã de um afegão for descoberta, ele pode ser morto, preso ou torturado para delatar outros seguidores de Jesus.

A sociedade e a estrutura familiar afegãs não dão espaço para a liberdade religiosa e o governo mantém uma postura rígida. Isso significa que os cristãos de origem islâmica devem manter a fé em segredo ou correm o risco de simplesmente “desaparecerem”.

Milhares de refugiados afegãos vivem em países vizinhos, muitas vezes em campos de refugiados sem alimentação adequada, água potável ou estrutura sanitária. Há muitos cristãos entre eles.

Pedidos de oração

– Ore para que os cristãos secretos sejam protegidos do mal e se sintam amados pelos irmãos na fé ao redor do mundo.
– Peça a Deus que se revele e transforme o coração dos líderes talibãs e de qualquer outro grupo extremista que oprima os cristãos.
– Interceda pelos refugiados afegãos, para que sejam supridos em todas as necessidades e possam viver normalmente nos países que os acolheram.
– Clame para que os refugiados afegãos no Paquistão, que foram enviados de volta ao Afeganistão, sejam protegidos, encontrem apoio e vejam o amor de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Conferência Promessas – Nos dias 26 e 27 de abril teremos a Conferência com o tema Promessas. Vamos receber o Pr. Paulo Mazoni, da Igreja Batista Central de Belo Horizonte / MG; FHOP – Florianópolis House of Prayer; David Riker, pastor da Igreja Presbiteriana Alphaville / SP (IP Alpha). Vamos ter a conferência simultânea para crianças e pré-adolescentes (sexta à noite e sábado de manhã). Inscrições aqui. OBS.: É necessário fazer inscrição das crianças para a conferência kids.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 91.1-4

Interação:

Proteger, salvar, cobrir, abrigar expressam livramento. O Salmo 91 bem expressa essa promessa do Senhor. Nele, temos esconderijo seguro, livramento das armadilhas da vida, das flechas inflamadas, das doenças mortais, tudo isso, por meio de uma proteção fiel e amorosa. Em Cristo, e por meio dele, podemos esperar animados, revigorados e felizes. Vamos refletir em nossa célula a respeito da promessa de livramento.

Perguntas para interação:

  1. O que causa insegurança em você, hoje?
  2. Onde você procura segurança?
  3. Você crê que a única segurança que temos está em Deus? Compartilhe.

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

 

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 11 do Material de Tema Único. Título:  Seco ou molhado? Princípio: O servo de Deus é humilde. Versículo para decorar: Mas o Senhor disse: — Você pode fazer isso porque eu o ajudarei (Juízes 6.16 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis