Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Movimento para frente: prosseguindo para o alvo

Série "Igreja em movimento"

Compartilhe:

Editorial

Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus (Filipenses 3.13-14 – NAA).

Movimento significa ação, dinâmica, atividade. Movimento implica em ser intencional, aplicar energia, ter agilidade, estar em circulação. Para tanto, é necessário ânimo, vontade, desprendimento, disposição, disponibilidade. Fomos chamados para ser Igreja em Movimento. Nesse trecho das Escrituras somos desafiados a termos movimento para frente.

A igreja que está em movimento para frente desenvolve a perspectiva equilibrada na relação com o passado, presente e futuro.

Na relação com o passado, lemos: esquecendo-me das coisas que ficam para trás. Aqui, aprendemos a importância de liberar o peso das experiências passadas que podem nos prender e limitar nosso avanço. Esquecer não significa ignorar, mas sim aprender com o passado e permitir que ele nos fortaleça para os desafios que enfrentamos hoje. As falhas do passado devem nos ensinar e não nos botar medo. Os sucessos do passado devem nos trazer gratidão e não apego ao que teve seu tempo. Temos que guardar uma boa relação com o passado, mas sem nos deixar aprisionar por ele. Ter saudade de coisas boas que nos aconteceram é positivo até um determinado limite. A saudade que vira saudosismo é danosa. O apego ao passado pode nos impedir de avançar espiritualmente. Na relação com o presente, lemos: avançando para as que estão diante de mim. Aqui, aprendemos a natureza contínua da jornada espiritual. Preciso estar presente e consciente para avançar em todas as áreas da vida que estão diante de mim. Assim como em qualquer jornada física, o progresso na fé envolve movimento constante, superação de desafios e aprendizado ao longo do caminho. Não podemos nos acomodar, mas devemos avançar sempre. Avançar na intimidade com Deus, avançar na sabedoria da Palavra, avançar na comunhão com a família da fé, avançar no desenvolvimento intelectual, avançar no cuidado físico e emocional. Cada passo dado no presente deve refletir nosso compromisso de crescer espiritualmente sempre.

Na relação com o futuro, lemos: prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Aqui, vislumbramos um futuro de esperança e propósito em Cristo. É um chamado para perseguir a santidade e a conformação com Cristo, reconhecendo que nossa verdadeira recompensa está na comunhão eterna com ele. Isso mesmo: o alvo é ter Cristo, estar com Cristo para ser como Cristo. Esse alvo nos inspira a viver com paixão e diligência, mantendo nossa fé firme mesmo diante das adversidades. Nossa busca deve ser pela vida de Cristo em nós. Esse é o prêmio supremo da nossa vocação em Cristo Jesus.

À medida que nos movemos para frente na fé, que cada um de nós possa abraçar o desafio de esquecer o que passou, abraçar plenamente o presente e avançar com fé no futuro que Deus preparou para nós.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Nosso primeiro ano em célula

Recentemente completamos nosso primeiro ano vivendo em célula. Até então, éramos um casal de um católico e uma evangélica que não frequentavam a igreja. Estamos juntos há 13 anos, casados há 10 anos e vivíamos uma vida tranquila, sem grandes problemas, porém, faltava algo.

Em 2020 recebemos nosso primeiro convite para participar da célula, porém, na semana que combinamos nossa primeira participação, a célula foi cancelada devido aos riscos da COVID.

No ano passado tivemos novamente a oportunidade de participar, dessa vez com a família maior, agora não éramos dois, mas sim, quatro. A chegada do Gabriel e da Maria Clara trouxe ainda mais peso em nossa decisão de fazer parte da igreja.

Nossa experiência nesse primeiro ano de célula foi fantástica, viver a palavra de Deus mudou nossa vida e de nossos filhos e sabemos que vai mudar ainda mais, por isso a decisão do batismo foi muito importante para acrescentar na nossa vida espiritual.

Hugo e Mariana Nonaka



INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Que todos os povos louvem a Deus com gritos de alegria! Cantem hinos de louvor a ele; ofereçam a ele louvores gloriosos. Digam isto a Deus: “Como são espantosas as coisas que fazes! O teu poder é tão grande, que os teus inimigos ficam com medo e se curvam diante de ti. O mundo inteiro te adora e canta louvores a ti; todos cantam hinos em tua honra.” Venham e vejam o que Deus tem feito, vejam com espanto as coisas que ele tem feito em favor das pessoas. Ele mudou o mar em terra seca, e os nossos antepassados atravessaram o rio a pé. Ali nos alegramos com o que ele fez. Pelo seu poder, ele governa para sempre, e os seus olhos vigiam as nações. Que ninguém se revolte contra Deus! Que todas as nações louvem o nosso Deus! Que cantem hinos de louvor em voz alta! Ele nos tem mantido vivos e não nos tem deixado cair. Ó Deus, tu nos puseste à prova. Como a prata é provada pelo fogo, assim nos provaste. Tu nos deixaste cair numa armadilha e colocaste cargas pesadas nas nossas costas. Deixaste que os nossos inimigos nos pisassem. Passamos pelo fogo e pela água, mas agora nos trouxeste para um lugar seguro. Levarei à tua casa os sacrifícios que devem ser completamente queimados; eu te darei o que te prometi. Aquilo que prometi, quando estava em aflição, isso mesmo te darei. Levarei ovelhas para serem queimadas no altar; oferecerei sacrifícios de touros e cabritos, e a fumaça subirá até o céu. Todos vocês que temem a Deus, venham e escutem, e eu contarei o que ele tem feito por mim. Eu gritei, pedindo a sua ajuda; então o louvei com hinos. Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido. Porém Deus, de fato, me ouviu e respondeu à minha oração. Eu louvo a Deus porque ele não deixou de ouvir a minha oração e nunca me negou o seu amor (Salmos 66 – NTLH).

Vamos orar pelo Brasil, para que o Senhor traga livramento aos aflitos, justiça aos que necessitam, provisão para as famílias carentes e salvação para os que estão nas trevas. Que a luz de Jesus brilhe por meio da sua igreja.

Tome Nota!

86 anos da 1ª IPI de Londrina – No dia 10 de julho, nossa igreja vai completar 86 anos de organização. Somos gratos a Deus, pois até aqui tem nos abençoado!

Eleição de oficiais – Estão abertas as inscrições para candidatos a oficiais presbíteros, presbíteras, diáconos e diaconisas. Para participar da eleição é necessário ser membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil há, no mínimo, três anos, e membro da 1ª IPI de Londrina há, no mínimo, dois anos. Se você se sente chamado por Deus para servir como oficial da Igreja, apresente-se como candidato preenchendo a ficha de inscrição disponível na recepção do Espaço Esperança. As inscrições vão até o dia 14 de julho. A junta eleitoral é composta pelos presbíteros: Elaine El-Kadre, José Olympio Eger Monteiro e Rafael Carraro.

Aniversário da IPIB – No dia 30 de julho, às 20h, no Espaço Esperança, teremos o culto do Presbitério de Londrina em comemoração aos 121 anos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O pregador convidado é o Pr. Hernandes Dias Lopes.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da confiabilidade

(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9,13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)

Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Filipenses 3.13-14

Interação:

Igreja em movimento é o tema deste mês. Paulo, na carta aos Filipenses 3.13-14, nos ensina a necessidade de a igreja se mover para a frente, prosseguir para o alvo: Cristo! Nesse movimento, ela deve estar atenta à sua relação com o passado, presente e futuro: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Quanto ao passado, é preciso não se deixar prender por ele. Quanto ao presente, viver a jornada espiritual de forma contínua e progressiva, para, assim, no futuro, sermos prósperos na união eterna com Cristo. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como nos movermos juntos, rumo ao alvo.

Perguntas para interação:

  1. Pensando na igreja em movimento para frente, quais fatos do passado favoreceram ou enfraqueceram esse movimento na sua vida?
  2. ⁠ Que atitude podemos ter hoje que impulsionará esse movimento para frente?
  3. ⁠ Como você planeja estar daqui a dez anos na sua caminhada comCristo?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 4 do Material de Tema Único. Título: Um só Deus. Princípio: A equipe de Cristo louva somente o Criador de todas as coisas. Versículo para decorar: existe somente um Deus, o Pai e Criador de todas as coisas, para quem nós vivemos (1 Coríntios 8.6 – NTLH).

 

 

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis