Pesquisar
Close this search box.

O poder da comunhão

Compartilhe:

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer (João 15.15).

Nas palavras de Dietrich Bonhoeffer, “aquele que não pode estar sozinho, tome cuidado com a comunidade. […] Aquele que não está em comunidade, cuidado com o estar sozinho. […] Cada uma dessas situações tem, de si mesma, profundas ciladas e perigos. Quem desejar a comunhão sem solitude mergulha no vazio de palavras e sentimentos, e quem busca a solitude sem comunhão perece no abismo da vaidade, da autoenfatuação e do desespero”.

Dentre os muitos desafios da vida, esse foi mais um onde Cristo teve plena vitória: equilibrar a vida de comunhão e a vida de solitude. Vejamos, hoje, três estratégias vitoriosas de uma vida de comunhão: à mesa, no caminho e nos retiros.

Jesus teve muita comunhão à mesa (de refeição). Seja em uma festa de casamento (João 2.1-2), ou comendo com pecadores (Lucas 5.29-32), sempre usou desses momentos para conhecer e tornar-se conhecido das pessoas. Algumas mulheres lhe derramaram perfume aos pés (João 12.2-3; Marcos 14.3). Seu discípulo amado demonstrou grande afeição reclinando-se sobre si (João 13.23). Com Zaqueu, teve profundas conversas de transformação (Lucas 19.1-10). Com Judas, percebeu sua hipocrisia (João 12.2-6) e traição (Marcos 14.18). Com seus discípulos compartilhou seus últimos momentos na memorável ceia (João 13). Após sua ressurreição, bem-humorado, apareceu-lhes pedindo algo para comer (Lucas 24.41-43). Aliás, Jesus mesmo preparou comida para seus discípulos (João 21.9-10). Esses são apenas alguns exemplos de como Jesus contraria o modismo do fastfood, do comer em pé, do comer por comer, do comer sozinho. Valoriza o relacionamento e o convívio. Estimula a boa conversa e a sinceridade. Desenvolve a amizade e a intimidade. Isso é tão verdadeiro que, na eternidade, tudo começará ao redor da mesa, nas bodas do Cordeiro (Apocalipse 19.7-9).

Além disso, Jesus experimentou comunhão no caminho, demonstrando como aproveitava muito bem cada momento para o que mais valoriza: relacionamentos. A expressão “no caminho” traz a ideia de movimento, do dia a dia, das rotinas na vida enquanto caminhamos para um alvo. Jesus nunca perdeu de vista as oportunidades para a intimidade, para auscultar o coração de seus amigos, para perguntar, ouvir, contar.  Foi no caminho que queria saber a opinião mais sincera de seus discípulos sobre sua identidade (Marcos 8.27ss). Não falavam de outros, mas deles mesmos. Também é no caminho que Cristo ensina que devemos resolver questões difíceis em nossa vida (Lucas 12.58). Foi no caminho que percebeu o grito de clamor dos cegos sentados à beira e os curou (Mateus 20.30). Foi no caminho que flagrou o coração de motivações enganosas de seus discípulos quando discutiam entre si sobre quem era o maior (Marcos 9.34).

Por último, a comunhão nos retiros era uma estratégia usada para fugir do barulho, da multidão, das muitas atividades (Marcos 3.7, 9). Retirou-se com o objetivo do descanso, do sossego, do aconchego de uma boa amizade. Retirou-se com eles para orar seriamente no Getsêmani (Mateus 26.36ss). Retirou-se para uma comunhão verdadeira e profunda.

Comunhão é ter tudo em comum. Foi o que Cristo fez. Deixou de lado segredos e abriu seu coração (João 15.15). Daí nos chamar de seus amigos. A comunhão em Cristo tem o poder de curar, consolar, animar, restaurar, alegrar e vivificar. Por isso, aproveite melhor seus momentos à mesa das refeições, desfrute em todo o tempo das amizades “no caminho” e busque retiros com irmãos na fé em momentos decisivos. Somos inspirados à comunhão uns com os outros para uma vida melhor. Cuide disso!

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Promessas de perdão

Então, se meu povo, que se chama pelo meu nome, humilhar-se e orar, buscar minha presença e afastar-se de seus maus caminhos, eu os ouvirei

Leia Mais »
Blog
Comunicação IPILON

Promessas de direção

Àquele que teme o Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25.12 – NAA). Saber para onde ir e o caminho que

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis