Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor (Salmos 112.7 – NAA).
Quando chegam as más notícias é comum nosso interior se agitar e o medo rondar nosso coração. Elas são muitas e de diversas fontes: crise na saúde, na economia, na política, violência crescente, risco de desemprego, ou ainda, um diagnóstico inesperado. Só de listarmos possíveis más notícias já ficamos desconcertados e preocupados em como será o nosso futuro.
O salmista nos ajuda a entender que, em meio a tudo isso, temos uma segurança onde nada poderá nos abalar. Vamos juntos aprender como podemos acessar essa condição de segurança:
Tudo começa no temor a Deus. Isso mesmo, é simples, porém, essencial para nossa vida cristã. O Salmos 112 fala da alegria, ou bem-aventurança, que recebe a pessoa que teme ao Senhor e tem prazer nos seus mandamentos. Essa verdade está diretamente ligada ao versículo 10 do salmo anterior: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Em contraste com a ruína dos ímpios, aquele que teme ao Senhor terá uma descendência poderosa na terra (Salmos 112.2), experimentará prosperidade, riqueza e justiça eterna (Salmos 112.3), terá seu caminho iluminado e nele se manifestará benignidade, misericórdia e justiça (Salmos 112.4). O caminho da segurança em Deus nasce numa vida de temor. Vamos todos nos relacionar com Deus com muita alegria e prazer nos seus mandamentos.
Do temor à generosidade. Por causa do temor a Deus, experimentamos alegria (ditoso, feliz) na ação benevolente com nosso próximo. Essa generosidade é manifesta por meio da compaixão (se compadece) e da ação de emprestar a quem precisa, literalmente aqui, juntar-se a essa pessoa em sua necessidade (Salmos 112.5). E ainda mais, ao distribuir e dar aos pobres (Salmos 112.9) será exaltado por Deus e a sua justiça permanecerá para sempre (2 Coríntios 9.9). Um caminho natural, quando nos aproximamos do coração de Deus em temor, é nos tornarmos mais parecidos com ele, e sua generosidade fluir por meio de nós. Vamos todos estender as mãos aos necessitados, generosamente.
Da generosidade à segurança. Poderíamos muito bem ter lido e aplicado apenas o versículo 7. Mas, essa linda promessa está dentro de um contexto de generosidade. Seremos pessoas que não temem as más notícias, sejam do presente e especialmente a respeito do futuro, quando experimentarmos o prazer e o desprendimento em dar. Deus se encarregará de defender nossas causas, não seremos jamais abalados (Salmos 112.6). Podemos dar e saber com segurança que nada irá nos faltar. A generosidade é um antídoto para o medo e a insegurança. Contraditório e poderoso. Quando alcançamos essa consciência, desfrutamos de um coração firme e confiante no Senhor (Salmos 112.7).
Do temor à segurança, por meio de uma vida de generosidade. Ao invés de reter para garantir um futuro melhor, vamos semear e nos apegar nas promessas da segurança em Deus, por intermédio de Cristo.
Pr. Pedro Leal Junior