Pesquisar
Close this search box.

A generosidade nos faz supridos em Deus

Compartilhe:

Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida (Malaquias 3.10).

Deus se relaciona com seu povo em termos de princípios e promessas. Princípios são preceitos, padrões, ordenamentos. Promessas são compromissos, empenhos, obrigações. Deus apresenta princípios e oferece promessas. Podemos extrair isso do conhecido versículo do profeta Malaquias, cujo nome significa “meu mensageiro”, em hebraico. Escrito no período pós-exílio na história de Israel, por volta do século V a.C., o profeta confrontou o povo de Israel com suas transgressões (Malaquias 6-9) e os chamou ao arrependimento e fidelidade. Malaquias apresentou o princípio do dízimo e promessas aos dizimistas.

Princípio do dízimo: Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Sendo Deus dono de todo ouro e prata, ao invés de sustentar diretamente sua obra, decidiu dar recursos ao seu povo e estabelecer o dízimo para nos exercitar em fidelidade e nos fazer crentes no Senhor dos recursos, e não nos recursos do Senhor. O princípio do dízimo é abrangente, sistematizador, responsivo, voluntário, proporcional, direcionado e propositivo. Abrangente, pois a palavra é para a nação toda (Malaquias 3.9). Sistematizador, pois promove intrinsecamente a organização das finanças pessoais (Lucas 19.8). Responsivo, pois é após a safra, a colheita, o recebimento (Levítico 27.30-33; Mateus 23.23). Voluntário, pois é declaratório, espontâneo, não “retido na fonte”, não auditado (2 Coríntios 9.7). Proporcional, pois é uma parte da renda, seja ela baixa ou elevada (Lucas 19.8; 21.1-4; Atos 4.32). Direcionado, pois é para a casa do Tesouro (Atos 4.25). Propositivo, pois é para o objetivo de mantimento na casa de Deus, tanto material, quanto espiritual (Filipenses 4.14-19). O princípio do dízimo só poderia vir de um Deus inteligente e intencional.

Promessas ao dizimista: Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida. As promessas são garantidas (ponham-me à prova nisto), espirituais (janelas do céu) e abundantes (bênção sem medida). Não bastasse, o texto segue maravilhosamente generoso: Por causa de vocês, repreenderei o devorador, para que não consuma os produtos da terra, e não deixarei que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações dirão que vocês são felizes, porque vocês serão uma terra de delícias, diz o Senhor dos Exércitos (Malaquias 3.11-12). No Novo Testamento, Jesus apresenta o seguinte ensino na mesma direção: deem e lhes será dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também (Lucas 6.38). Na mesma linha, o apóstolo Paulo escreveu: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura (2 Coríntios 9.6). As promessas ao dizimista só poderiam vir de um Deus generoso e recompensador.

O Deus generoso nos ensina o princípio de sermos generosos. Ao andarmos no princípio da generosidade, desfrutaremos das promessas de sermos supridos e saciados. Vamos caminhar nos princípios para usufruir das promessas.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Em agosto

No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Jesus é

De 17 a 19 de julho, tivemos a nossa Colônia Bíblica de Férias, com o tema Jesus é. Durante a CBF, recebemos mais de trezentas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis