Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Santo descanso

Série "Santo"

Compartilhe:

Editorial

Logo, ainda há um descanso definitivo à espera do povo de Deus (Hebreus 4.9 – NVT).

O filósofo sul-coreano Byung-Chul Han se debruçou sobre o tema da exaustão e produziu o ensaio Sociedade do cansaço, publicado no Brasil em formato de livro pela editora Vozes. No texto, Han argumenta que cada época possui epidemias próprias, como as doenças bacteriológicas e virais que marcaram o século 20. O mal do presente século, segundo ele, é o cansaço que tem se tornado patológico em toda a sociedade. A causa raiz, segundo o autor, é termos nos tornado uma sociedade de desempenho, exigindo seres humanos muito produtivos e pouco contemplativos.

Diante dessa realidade, nossos olhos se fixam na Bíblia para identificar a maravilhosa verdade de que Deus inventou o descanso: Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e tudo o que neles há. E, havendo Deus terminado no sétimo dia a sua obra, que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que tinha feito. E Deus abençoou o sétimo dia e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, tinha feito (Gênesis 2.1-3 – NAA). Observe que Deus inventou, abençoou e santificou o descanso: santo descanso. Curioso notar que a própria Bíblia aponta que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga (Isaías 40.28). Importante entender que não existe contradição entre as duas passagens. O sentido do descanso no sétimo dia para Deus em Gênesis foi de cessar, pausar, acabar, encerrar a atividade criativa, pois estava completa. Descansar para Deus traz, então, o sentido de desfrutar, contemplar, aproveitar. Curiosamente, no sexto dia, Deus criou o homem. Logo, o primeiro dia do homem foi o dia de descanso de Deus. Observe que linda posição temos diante de Deus que para tudo para se relacionar conosco. Além disso, outro sentido do sábado foi de ensinar a importância de aprender a descansar, desfrutar, aproveitar, interrompendo nossas atividades de trabalho em base semanal.

Infelizmente, na sequência dessa linda história, Adão inventou o cansaço, como consequência de ter desrespeitado o limite de confiança dado por Deus: Por ter dado ouvidos à voz de sua mulher e comido da árvore que eu havia ordenado que não comesse, maldita é a terra por sua causa; em fadigas você obterá dela o sustento durante os dias de sua vida. Ela produzirá também espinhos e ervas daninhas, e você comerá a erva do campo. No suor do seu rosto você comerá o seu pão, até que volte à terra, pois dela você foi formado; porque você é pó, e ao pó voltará (Gênesis 3.17-19 – NAA). O pecado introduziu o desequilíbrio que gera cansaço, fadiga, exaustão. Há alguns anos, uma pesquisa realizada por importante instituto demonstrou que 98% dos brasileiros se sentem cansados mental e fisicamente. Os jovens de 20 a 29 anos representam a maior fatia dos exaustos. A tendência aparece em outros lugares. De acordo com o Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, 43% dos trabalhadores do país dormem menos do que o período recomendado pela Fundação Nacional do Sono.

Para tratar dessa questão, Jesus resgatou o descanso quando veio ao mundo para resolver a equação do cansaço que nasce no mundo espiritual e desce para nossa alma. Espiritualmente, Jesus pagou o preço para quitar nossa dívida definitivamente e venceu a origem do cansaço: o pecado. Para nossa alma, deixou o lindo convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30 – NAA). Isto confirma a verdade: Logo, ainda há um descanso definitivo à espera do povo de Deus. Porque todos que entraram no descanso de Deus descansam de seu trabalho, como Deus o fez após a criação do mundo. Portanto, esforcemo-nos para entrar nesse descanso (Hebreus 4.9-11– NVT).

Outra linda declaração do salmista nos ajuda: Leva-me para junto das águas de descanso (Salmos 23.2). Como pastor, Davi sabia muito bem as necessidades das ovelhas. Sua declaração nos revela que existem águas de descanso para onde o pastor quer nos levar. Aliás, só ele pode nos levar! Contudo, precisamos perceber outras realidades a serem enfrentadas.

A realidade da sequidão. Ficamos sedentos, desidratados, destinados à morte. Sequidão é a ausência de água, distância de água. Representa as regiões desérticas. Vale a pena gastarmos um tempinho para entendermos a dinâmica climática de Israel. Logo após a chuva, formam-se poças d’água. Muitas vezes, as ovelhas tropeçam e caem nas poças, ficando todas envoltas por lama. Quando a lama seca, fica uma carapaça dura infiltrada em toda a lã ao redor do corpo das ovelhas, produzindo um peso grande para ser carregado, que as faz ficarem bem cansadas. Muitas vezes, essa lama envolve o pescoço das ovelhas, causando falta de ar, sufocamento. Nesse momento, as ovelhas precisam que o pastor as leve a águas tranquilas. É o que acontece quando estamos distantes de Deus, separados da sua comunhão. Essa distância é consequência do que o pecado produz em nossa vida (Salmos 32.4). Torna-se necessário confessar e abrir nosso coração ao único que pode nos ouvir com sensibilidade e amor e nos lavar do peso da lama.

A realidade das águas turbulentas. Ficamos nos debatendo em desespero, correndo o risco de morrer afogados. Agitação, ansiedade, medo e tantos outros sintomas invadem nosso coração, causando sufocamento. Torna-se necessário nos rendermos ao único que pode nos salvar, assim como um salva-vidas só pode resgatar quando a vítima se entrega aos seus cuidados.

A realidade das águas de descanso. Ao confessarmos e nos rendermos, experimentaremos a condução de quem nos conduz à profunda paz interior, que independe das circunstâncias exteriores. Descanso do passado perdoado por Jesus; do presente na presença do Espírito Santo; do futuro nas moradas do Pai. Descanso espiritual que conduz ao descanso emocional, que resulta no descanso físico.

Assim como o primeiro dia de Adão aconteceu no dia de descanso de toda obra maravilhosa feita por Deus, podemos viver permanentemente em descanso quando aceitamos a obra perfeita e completa feita por Jesus na cruz. Em Jesus, podemos experimentar real descanso em nossa vida financeira, em nossos relacionamentos, em nossos afazeres. Nele, aprendemos a dar um tempo diário, para dormir bem, semanal, para contemplar sua linda obra, anual, para um tempo de férias. Descanso, em Jesus, torna-se um estilo de vida. O definitivo lugar de descanso para o povo de Deus é o próprio Deus. Jesus não é somente quem nos leva às águas de descanso. Ele mesmo é a essência do descanso, do santo descanso.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Família Poleto

“Como anda o seu coração neste processo de adaptação?”– me perguntou uma querida irmã enquanto caminhávamos. “Com saudades do Amazonas, mas cheio de alegria e paz de estarmos aqui em Belo Horizonte.” Ela completou, sorrindo: “Quando seguimos a direção de Deus é assim mesmo”.

Temos tido bons encontros e conversas com jovens vocacionados e em processo de decisão rumo ao início da vida missionária. Esses dias conversei com um jovem de 22 anos, que está no último ano do seminário e pretende ser missionário. Seu nome também é Gabriel. Agradeci a Deus pelo privilégio de poder ajudar a acompanhar diferentes irmãos no processo da carreira missionária. Oremos por sabedoria e discernimento, e por novos missionários, conforme Lucas 10.2.

Nesses últimos meses tivemos oportunidades de ministrar em onze igrejas e localidades, sendo cultos, feiras e conferências missionárias. Oramos para que mais pessoas e igrejas cresçam e frutifiquem na prática e na visão missionária.

Gabriel e Crislaine Poleto


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brunei

A crescente implementação da sharia (conjunto de leis islâmicas) em Brunei tem o objetivo de tornar o país islâmico. As regras são aplicadas tanto para muçulmanos quanto para não muçulmanos e tornaram ainda mais difícil a sobrevivência da minoria cristã que vive no país.

Os cristãos não podem expressar a fé publicamente e a conversão do islã é ilegal, por isso, cristãos de origem muçulmana são submetidos a pressão intensa para renunciarem à fé em Jesus.

A opressão islâmica é o principal tipo de perseguição em Brunei. Os grupos cristãos protestantes não podem ser registrados como igrejas, apenas como organizações seculares. Essa condição obriga as igrejas a apresentarem relatórios financeiros e operacionais ao governo, anualmente.

Todas as atividades da igreja são monitoradas pelas autoridades e pela vizinhança. Os líderes das igrejas são proibidos de fazer evangelismo e não podem tornar-se muito conhecidos. Para encorajar a disseminação do islã, o governo oferece um auxílio para todos que se tornam muçulmanos. Isso dificulta a decisão de cristãos de não voltarem para o islã.

Em geral, a situação dos cristãos não mudou muito. No entanto, um pequeno aumento da pressão sobre as igrejas pôde ser observado nos últimos anos. Cristãos, especialmente os jovens, continuam saindo do país, o que diminui a presença cristã em Brunei. As razões da partida são diversas, desde questões econômicas até a perseguição em si.

Pedidos de oração

– Ore para que os jovens cristãos pressionados nas escolas tenham força para permanecer em Cristo.
– Interceda pelos líderes das igrejas para que tenham sabedoria ao discipular os cristãos perseguidos, enquanto enfrentam restrições e vigilância do governo.
– Clame ao Senhor para que o coração das autoridades seja transformado, e elas concedam maior liberdade para aqueles que não seguem o islamismo.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para os cursos do Módulo 3 da Escola Bíblica Esperança. Para informações e inscrições, acesse aqui.

Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB.  A eleição será on-line, de 7 a 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa.  O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da Igreja: 3376-7419 | 3376-7420.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições, entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Hebreus 4.9

Interação:

A sociedade do desempenho nos assola progressivamente. Nunca estivemos tão cansados. Deus inventou o descanso ao contemplar a criação no sétimo dia (Gênesis 2.1-3). O pecado de Adão desequilibrou a existência humana originalmente planejada. O homem foi condenado ao cansaço como consequência do próprio sustento tirado da terra (Gênesis 3.17-19). Jesus é a essência do equilíbrio, do descanso, do refrigério. Por isso, ele veio para reequilibrar a equação, levar suas ovelhas a águas tranquilas, conformá-las a um estilo de vida que reflita o santo descanso. Vamos compartilhar em nossa célula a respeito do que tem nos fatigado e como podemos nos socorrer em Cristo.

(Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1- Qual o seu entendimento sobre o descanso? De acordo com sua resposta, faça uma breve reflexão sobre como Deus vê o descanso e compartilhe.
2- Você tem dado a devida importância ao descanso? Compartilhe.
3- Leia Mateus 11.28-30, divida o grupo da célula em duplas e ore.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 5 do Material de Tema Único. Título: Somos novamente amigos. Princípio: Aqueles que são transformados estão em paz com Deus. Versículo para decorar: Agora que fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (Romanos 5.1 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis