Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Santo

Série "Santo discipulado"

Compartilhe:

Editorial

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês (Mateus 28.18-20).

Você é devoto ou discípulo de Jesus?

Essa foi a pergunta que veio à mente quando um conhecido pastor estava em Canindé, no Ceará, sentado à beira da estátua de Francisco, esperando uma van para a sua cidade de destino. Ali ficou observando os milhares de devotos de Francisco de Assis e ouvindo suas preces e rezas. Pensava: “Se todos os devotos de Francisco fossem seus discípulos, certamente iriam influenciar o mundo da mesma forma como ele influenciou”. Contudo, o que via era apenas pessoas que o adoravam, admiravam suas palavras, obras e feitos, faziam pedidos em seu nome, crendo que Francisco teria acesso mais direto com Deus. Em nenhum momento tiveram coragem de segui-lo, como discípulos, e entregar a vida, assim como Francisco. Eram apenas devotos, bons devotos, admiradores de Francisco de Assis, religiosos, mas não discípulos, seguidores, imitadores.

Ali se deu conta de que assim caminha a igreja, incluindo ele mesmo com certo constrangimento: homens e mulheres que admiram as obras de Jesus, apreciam suas palavras, o consideram santo e tão próximo de Deus que até fazem pedidos em seu nome, mas não se tornam seus discípulos. Apenas devotos, bons devotos, admiradores de Jesus, religiosos, mas não discípulos, seguidores, imitadores.

Justamente para combater religiosidade vazia, Jesus, em suas últimas palavras antes de subir aos céus, revela claramente a igreja que ele sonhou e deixou de presente para o mundo: discípulos que fazem discípulos. No original do grego, Jesus utilizou-se da voz média para o verbo ir e o imperativo para o verbo fazer. Isso significa que não vou primeiro, para então fazer discípulos, mas devo fazer discípulos enquanto e por onde vou. Destaca-se também que a ordem não é para fazer crentes, nem devotos, nem membros de igrejas, nem seguidores de si mesmos, nem consumidores de serviços religiosos. A ordem é para fazer discípulos. Somente consigo fazer discípulos de Cristo quando sou um deles. Somente posso reproduzir a semente que recebi, a natureza que ganhei, a riqueza que herdei. Esse discipulado tem algumas dimensões destacadas nessas últimas palavras de Jesus.

Discipulado de autoridade: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Na visão de Jesus, tudo começa na autoridade e no poder que recebeu no céu e na terra, na dimensão natural e espiritual. Autoridade no céu, na dimensão natural, é exercida sobre o Universo (Isaías 40.26); na espiritual, é exercida sobre anjos, potestades e poderes (1 Pedro 3.22; Colossenses 2.10, 15; Efésios 1.20, 22). Autoridade na terra, na dimensão natural, é exercida sobre a natureza (Marcos 4.41; Daniel 7.13-14); na espiritual, é exercida de maneira completa e cabal sobre a morte (1 Coríntios 15.54; Apocalipse 21.4). De fato, essa era a impressão com que ficavam todos aqueles que ouviam Jesus: Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas (Mateus 7.28-29). Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! (Marcos 1.27). E muito se maravilhavam da sua doutrina, porque a sua palavra era com autoridade (Lucas 4.32). Porque Jesus tem autoridade, pode delegar aos seus discípulos para viverem de maneira verdadeira, coerente, consistente.

Discipulado de doutrina: batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O ato de batismo significa muito mais que a quantidade de água. Implica em inculcar a realidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Isto mesmo: a Trindade está ativamente presente no discipulado, fato que desemboca na sã doutrina baseada na Palavra. Fazer discípulos vai além de simplesmente evangelizar. Inclui caminhar junto com base na Palavra, como Jesus mesmo sugere a seguir, guiado pelo Espírito Santo, na direção da presença do Pai. É claro que discipulado não é só de palavras, mas tem palavras, sim. Não qualquer palavra, mas a Palavra.

Discipulado de modelo: ensinando-os a guardar todas as coisas que tenho ordenado a vocês. Só ensinamos a guardar se também tivermos aprendido a guardar. Só ensinamos a guardar se estivermos perto o suficiente. O modelo de ensino de Jesus não é teórico, mas prático; não é transmissão de conhecimento, mas de modelo de vida; não é informativo, mas formativo; não é só de palavras, mas de testemunho; não é oco, mas consistente; não está baseado em nós mesmos, mas em Cristo. A maneira como melhor aprendemos é pela influência do modelo que recebemos. Todo modelo deve exalar fé genuína (2 Timóteo 1.3-5; 3.14-17), sem estereótipos, sem buscar impressionar outros, nem construir boa reputação. Gente que crê para valer influencia a fé de outro nos momentos de alegria, mas também de tristeza; de tranquilidade, assim como de adversidade.

Discipulado não é dominação, mas é serviço baseado no amor; não é transmissão de conhecimento, e sim transmissão de vida; não é um programa, mas um estilo de vida; não é só para novos convertidos, é para a vida toda; não é ministrado só por líderes, mas também por jovens e pais na fé; não é instantâneo, e sim um longo processo; não é feito seguindo fórmulas, mas feito na direção do Espírito Santo; não é impessoal (por exemplo, via TV ou on-line), e sim relacional (olho no olho); não é bajulação, é assertivo; não aponta para si, mas aponta para Cristo.

A vida com Cristo é e sempre será um santo discipulado. Nessa escola, temos a data da matrícula, mas nunca nos formaremos, pois ela nos transforma progressiva e continuamente em pessoas mais parecidas com ele.

Pr. Rodolfo

Missão Integral

Cristão é espancado e preso no Laos

O cristão Xiong* e a esposa, Yod*, se tornaram cristãos em 2021. O jovem casal, com aproximadamente 30 anos, tem quatro filhos e mantinha a fé em segredo por causa da intensa perseguição no Laos.

Quando a família de Xiong descobriu a conversão ao cristianismo, foi imediatamente à casa do casal e os expulsou do vilarejo. Um líder cristão de outro vilarejo, no Centro do Laos, acolheu a família de Xiong. Outros membros da igreja contribuíram com itens de necessidade básica.

Má sorte

No entanto, a paz durou pouco. Os parentes descobriram onde Xiong estava e começaram a pressioná-lo para abandonar a fé em Jesus e voltar à religião animista – que acredita que elementos da natureza, como o sol e a lua, são deuses dignos de adoração. A comunidade acredita que os espíritos ficaram irados porque a família de Xiong abandonou o animismo e o vilarejo foi amaldiçoado com má sorte. Apesar da pressão, a família cristã não cedeu.

Os parentes, então, espancaram Xiong e chamaram a polícia para prendê-lo. As autoridades vieram rapidamente e levaram o cristão para a prisão. Policiais viram que a esposa de Xiong, Yod, estava tirando fotos e gravando vídeos do momento da detenção. Eles imediatamente confiscaram o celular e começaram a socar a boca e braços da cristã repetidas vezes. Cristãos locais levaram-na ao hospital às pressas. Os ferimentos não foram muito graves e Yod está se recuperando.

Autoridades inflexíveis

A igreja pediu ajuda de líderes cristãos registrados, ou seja, que têm autorização do governo para praticar a fé cristã, para que conversassem com as autoridades em defesa da libertação de Xiong e para que o cristão receba os cuidados médicos de que precisa, mas não foi suficiente. Xiong continua na prisão. Parceiros locais estão auxiliando a família de Xiong e os líderes cristãos que estão trabalhando para libertá-lo da prisão, mas as autoridades permanecem inflexíveis.

*Nomes alterados por segurança.

Preparando cristãos para a perseguição

Por meio de treinamentos, cristãos perseguidos no Laos e Vietnã recebem ensino bíblico para resistir à perseguição e exercerem plenamente seus direitos como cidadãos. Apoie esse projeto!

Fonte: Missão Portas Abertas


INTERCESSÃO MUNDIAL

Omã

Os omanis que se convertem ao cristianismo enfrentam pressão da família e da sociedade por renunciarem à fé islâmica. Eles podem ser expulsos de casa e, em alguns casos, perder o emprego. Muitos também são deserdados e, quando são casados, podem ter dificuldades para ver os filhos, e até mesmo perder a custódia das crianças.

Migrantes que trabalham em Omã também são pressionados quando se convertem, do mesmo modo que seriam em seus países de origem, já que muitos deles vivem juntos em comunidades étnicas ou nacionais. Alguns conseguem certa liberdade, enquanto outros vivem sob intensa perseguição.

Comunidades de cristãos expatriados são toleradas, mas são constantemente vigiadas e recebem diversas restrições. Todas as organizações cristãs devem ser registradas perante as autoridades, os cultos são gravados para que nenhuma afirmação de caráter político seja feita e para verificar se algum nativo de Omã participa das igrejas.

A pressão sobre os cristãos permanece em um nível extremamente alto, especialmente sobre os de origem islâmica. Os cristãos continuam sob constante monitoramento do governo. Omã desceu 11 posições na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2023, pois teve uma pequena diminuição no número de denúncias de incidentes violentos contra cristãos. A queda de colocação na LMP mostra o aumento da perseguição em outros países.

Pedidos de oração

– Ore para que a sociedade omani aprenda a acolher os cristãos.
– Interceda pelo trabalho dos parceiros da Missão Portas Abertas na Península Arábica.
– Rogue ao Senhor para que se revele em sonhos para aqueles que são impedidos de se aproximar dos cristãos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para os cursos do Módulo 3 da Escola Bíblica Esperança. Para informações e inscrições, acesse aqui.

Encontro de Surdos – Nos dias 23 e 24 de setembro, o Ministério Lição de Amor vai realizar um encontro para surdos, surdos cegos, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e para toda a igreja. O preletor será o missionário Caio Cascaes, da Igreja Batista de São Paulo. Programação: Sábado, dia 23 – 19h30, no Espaço Esperança. Domingo, dia 24 – 10h, no templo da Rua Mato Grosso, 806 (com interpretação). O encontro é em comemoração ao Dia Nacional do Surdo.

 Assembleia Geral Extraordinária – O Conselho da Igreja convoca os membros professos para eleição do pastor geral da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, para mandato de cinco anos, a partir de 2024, em conformidade com o Art. 13, inciso “I”, da Constituição da IPIB, e os artigos 64 e 65 da Lei Complementar da IPIB.  A eleição será on-line, de 7 a 15 de outubro de 2023. O candidato indicado pelo Conselho é o Rev. Rodolfo Garcia Montosa.  O código e link para votação serão enviados automaticamente por e-mail e SMS para os membros com cadastro atualizado. Para mais informações, entre em contato com a secretaria da Igreja: 3376-7419 | 3376-7420.

Meias do bem – Você sabia que suas meias velhas podem ser transformadas em cobertores? Estamos participando de uma campanha de arrecadação de meias, promovida pelo Lions Internacional, envolvendo várias instituições, entre elas, igrejas. As doações podem ser entregues no Espaço Esperança.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Oração

(Efésios 3.14-21; 6.18; 1 Tessalonicenses 1.2-3, 5.17; 2 Tessalonicenses 1.11-12; João 11.35; Romanos 12.15-16)

Com a graça de Deus vou orar por você, procurando conhecer o coração do Pai sobre a sua vida, sendo sensível e me importando com suas reais necessidades.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Mateus 28.18-20

Interação:

Admirador ou seguidor? Devoto ou discípulo? Precisamos refletir seriamente a esse respeito. O devoto admira, cultua, pede intercessão junto a Deus em nome do admirado. O discípulo segue, imita, entrega sua vida. Somos devotos de Jesus ou seus discípulos? Em Mateus 28.18-20, o próprio Cristo deixou instruções claras aos discípulos, válidas até hoje, para nós: ir e fazer discípulos, no caminho, guardando e transmitindo seus ensinamentos. O verdadeiro discipulado é baseado no amor, provoca mudança definitiva no estilo de vida, por meio de longo processo, sempre direcionado pelo Espírito Santo. É assertivo, relacional, olho no olho e, invariavelmente, aponta para Cristo. Vamos refletir em nossa célula: admiramos ou seguimos Jesus? (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1 – Com suas palavras: O que é discipulado?
2 – Conte algo que mudou em sua vida por meio do discipulado.
3 – Você é devoto ou discípulo de Jesus? Comente.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 6 do Material de Tema Único. Título: A nova vida em Cristo. Princípio: É pela graça que somos transformados. Versículo para decorar: Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele (Romanos 6.8 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis