Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Escalando a montanha do posicionamento

Série "Escalando montanhas"

Compartilhe:

Editorial

Até quando vocês ficarão pulando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; se é Baal, sigam-no. Porém o povo não disse uma só palavra (1 Reis 18.21 – NAA).

O local onde se ouviu essa frase foi o monte Carmelo. Seu autor foi o profeta Elias em uma chamada ao povo de Israel para tomar um posicionamento. O reinado em Israel era de Acabe (878 a 857 a.C.), o cenário era de total depravação moral, política e espiritual e ainda, os profetas do Senhor eram exterminados pela rainha Jezabel (1 Reis 18.4), filha de um sacerdote-rei de Tiro, adoradores de Baal.

Na montanha do posicionamento encontramos:

Denúncia. O povo de Israel havia se distanciado de Deus e já não o adorava como seu único Deus. Havia uma dupla devoção, ora eles adoravam ao Deus de Israel, ora adoravam a Baal. É nesse contexto que o profeta denuncia este pecado: Até quando vocês ficarão pulando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; se é Baal, sigam-no. Corações divididos e vidas distantes dos princípios do Senhor precisam ser denunciados.

Confronto. Para revelar quem era o verdadeiro Deus, o profeta faz um desafio. Estabelece um confronto entre o Deus verdadeiro e Baal. Se posiciona corajosamente contra os quatrocentos e cinquenta profetas, pede para trazer dois novilhos e lenha, e o Deus que respondesse com fogo seria verdadeiro Deus. Desde o amanhecer até o entardecer os profetas de Baal clamaram, se cortaram e não houve resposta. Diante da presença de Deus, o inimigo sempre é envergonhado.

Conserto. De maneira simbólica e profunda, Elias demonstra ao povo o que se deve fazer: Então, Elias disse a todo o povo: Aproximem-se de mim. E todo o povo se aproximou dele. Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas (1 Reis 18.30). Assim também, em nossa vida hoje, precisamos identificar as áreas que necessitam de conserto e restauração.

Clamor. Após o altar restaurado e o sacrifício colocado sobre ele, tendo ainda sido acrescentada muita água até escorrer pela lenha e pelo novilho, Elias orou: Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que fizeste o coração deles voltar para ti (1 Reis 18.37). Não precisamos nos desesperar e nem buscar em falsos deuses, podemos orar, calma e confiantemente àquele que é verdadeiramente Deus.

Vitória. Das mais exuberantes, digna de cinema: Então, caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra, e ainda lambeu a água que estava na vala (1 Reis 18.38). Deus continua rasgando os céus e manifestando seu poder entre nós.

Resultado. Quando houve posicionamento diante de Deus para o fazer exclusivamente adorado, todos caíram de joelhos e declararam: O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! (1 Reis 18.39)

Vamos todos subir a montanha do posicionamento hoje, anunciando Jesus Cristo como o único Deus de nossa vida.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Projeto Alegria

Pensando em escrever sobre como o trabalho no Projeto Alegria tem acontecido, lembrei-me da Palavra a seguir, e outras logo foram surgindo:

Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Porque nós somos cooperadores de Deus (1 Coríntios 3.6-7 e 9 – ACF).

E é assim que chegamos na 12ª semana de funcionamento, atendendo oito crianças que estão participando diariamente das atividades oferecidas no Projeto Alegria, contraturno para crianças de 4 e 5 anos de idade que estejam frequentando a escola.

Pensamos que vamos ensinar muitas coisas a elas e, de fato, isso acontece, mas também aprendemos com cada uma.

Temos recebido pessoas com o coração disposto a doar uma hora, duas ou mais de seu tempo para compartilhar histórias da Bíblia, fazer atividades diversas, esportes, jogos e brincadeiras, o que tem contribuído para o desenvolvimento integral de cada criança. Sou grata ao Senhor pela oportunidade de continuar a seu serviço nesse Projeto. Também, por cada facilitador e, por cada criança, com os quais tenho aprendido dia após dia.

Alimentação

Servimos lanche para as crianças duas vezes, uma quando elas chegam e antes de irem embora; e o Senhor tem suprido a cada dia. Antes de servir, oramos em gratidão ao Senhor pelo que temos. Certo dia, uma pergunta feita: Quem gostaria de orar agradecendo? Todas levantaram as mãos, assim, cada dia duas crianças são escolhidas. Mas com criança, já viu… “tia, ele já orou aquele dia!” E assim vai… Então, para o bem delas, e o nosso, foi preciso fazer uma escala para não gerar ansiedade desnecessária no coração dos pequenos.

Atividades especiais

Semana da Páscoa – encerrada com uma ceia, pão e suco de uva de lanche, lembrando a última ceia do Senhor com seus amigos. Levaram um bolinho e uma caixinha de suco para casa para compartilhar com a família o que aprenderam.

Projeto UEL – Alunos de Odontologia – Apresentação de um teatro / Higiene pessoal.

Tempo com as mães

Tivemos uma reunião com as mães no dia 11 de maio, aproveitando que o Dia das Mães estava chegando. Na semana, cada facilitador no seu dia de escala, empolgado, confeccionou com as crianças lembrancinhas para presentear suas mães. Pensa em uma semana brilhante… de tanto glitter, tinta, cola, papéis coloridos, botões, flores, corações, e muito mais!

Além de todas as mães comparecerem, alguns facilitadores estiveram conosco ajudando na organização, no preparo do lanche, na recepção e acolhimento de nossas convidadas especiais.

Mary Leal Faleiros trouxe uma palavra especial para o coração delas, e para o nosso, e escolheu um cântico que fez lágrimas rolarem dos olhos de algumas. Uma oportunidade de compartilhar do amor de Deus para com elas. Para fechar a reunião, cada criança foi até sua mãe, entregou as lembrancinhas especiais e, com um abraço, dizia que a amava. Foi lindo! No encerramento tomamos um lanchinho modesto, mas muito gostoso.

Voluntários

Cada facilitador diz em que pode servir ao Senhor, servindo as crianças. Temos a tia que vem preparar lanchinho, ela ama a cozinha e as crianças amam quando ela vem. Temos o tio que vem para brincar na quadra, mas temos tias que também fazem isso. Temos a tia que trabalha com artes, e a que trabalha com jogos de desenvolvimento cognitivo. Outra que dá brincadeiras de coordenação motora e psicomotricidade, e temos as que amam contar histórias, todos contribuindo com o crescimento e desenvolvimento de cada criança atendida no Projeto Alegria.

O Senhor tem derramado no coração de cada facilitador, um amor e um desejo de desfrutar desse tempo com as crianças. Troca de carinho sincero com quem procura por cuidado, atenção e amor, um amor que só Deus pode dar, e isso é o que cada facilitador tem proporcionado a elas.

Alzira Mendes Gonçalves
Coordenadora do projeto

Coordenadora do Instituto Esperança


INTERCESSÃO MUNDIAL

México

Estima-se que existam 150 gangues de crime organizado no México. Elas são financiadas por poderosos cartéis de drogas. Os cristãos que moram nas regiões onde esses grupos dominam vivem ameaçados. Os líderes cristãos são particularmente vistos como ameaças ou desafios para a autoridade e a estabilidade das gangues.

Quando cristãos se recusam a atender os pedidos das gangues ou pregam contra a criminalidade, as igrejas se tornam alvos das gangues. A impunidade e a instabilidade política contribuem para o sistema falho de justiça. Muitos pastores e líderes cristãos foram sequestrados e ficaram presos até o pagamento de resgates. Outros sofrem agressões físicas graves e são assassinados.

As regiões negligenciadas pelo governo são comandadas pelas gangues, que exigem o pagamento de taxas das igrejas e extorquem os líderes cristãos para ter acesso aos valores que a igreja levanta.

Esses grupos ilegais diversificaram e fortaleceram uma rede de contatos por todo o país. Dessa forma, líderes cristãos, especialmente os que trabalham na defesa de direitos humanos ou em defesa do meio ambiente, enfrentam alto risco de morte, recrutamento, assédio sexual, sequestro, deslocamento forçado e outras formas de violência. Os familiares também estão em risco.

Nas áreas rurais, cristãos recém-convertidos, que saem de um contexto ancestral e tradicional (a maioria ligada à fé católica romana), podem ser agredidos, multados, assediados, rejeitados, forçados a deixar a comunidade e ter o acesso a serviços públicos negado.

A intolerância e a vigilância sobre as falas dos cristãos em questões sociais têm aumentado, já que o processo de secularização do México avança rapidamente.

No período de pesquisa da Lista Mundial da Perseguição 2023, o número de denúncias de violência contra cristãos no México foi recorde. Grupos criminosos continuam ameaçando os cristãos. Onde quer que a presença cristã ameace as atividades ilegais das gangues, há perseguição. Os criminosos aproveitam a fraqueza das autoridades estaduais para manter a corrupção e a impunidade.

Cristãos em comunidades indígenas também enfrentam hostilidade crescente porque se recusam a seguir princípios e costumes religiosos tradicionais (a maioria relacionado a práticas católicas). Em outros lugares, a intolerância religiosa também está aumentando por causa de ações de grupos ideológicos radicais que se opõem à expressão pública da fé cristã.

Pedidos de oração do México

– Ore para que a lei e a ordem sejam restabelecidas nas regiões dominadas pelo crime.
– Peça ao Senhor que conceda sabedoria e autoridade para que os cristãos não cedam à pressão das gangues.
– Clame a Deus para proteger os cristãos que viajam longas distâncias para participar de treinamentos bíblicos e discipulado.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Curso Vida Nova – Estão abertas as inscrições para o curso Vida Nova que será realizado de 26 a 29 de junho (4 aulas, de segunda a quinta), das 20h às 21h30, pelo Zoom. Esse curso é destinado a você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 22 de junho. Acesse aqui.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias, para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Do Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área de Apoio Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo-me a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

1 Reis 18.21

Interação:

A história do povo de Deus é marcada por ruptura e restauração. Os profetas são figuras centrais usadas por Deus para exortar e mostrar o caminho da reconciliação. Assim aconteceu por meio de Elias, no reinado de Acabe, esposo de Jezabel, adoradora de Baal (1 Reis 18). Diante da promiscuidade com que o povo tratava Deus, alternando sua adoração com o deus da rainha, Elias exigiu posicionamento, denunciou, confrontou. Desafiou multidão de falsos profetas diante do altar a Baal. O fogo consumidor sobre a oferta somente poderia vir do Deus verdadeiro. Fizeram de tudo. Baal não respondeu – derrota. Diante da oferta colocada ao Deus vivo, chamas desceram dos céus de forma inequívoca: Iahweh é o único e verdadeiro Deus – vitória. Vamos refletir: há alguma área da nossa vida que precisa ser restaurada diante do Senhor?  (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Elias se posicionou corajosamente contra os profetas de Baal. Como você tem se posicionado? Tem clamado a Deus ou tem se calado?
  2. Quais áreas da sua vida você identifica que precisam de conserto e restauração?
  3. Que posicionamentos devemos ter hoje para que todos vejam que só o Senhor é Deus?

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 11 do Material de Tema Único. Título: Pão do céu. Princípio: O propósito de Deus é que dependamos dele para ter as necessidades supridas. Versículo para decorar: Agora eu vou fazer chover do céu pão para vocês (Êxodo 16.4b – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis