Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Escalando a montanha da espiritualidade

Série "Escalando montanhas"

Compartilhe:

Editorial

Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte  com o propósito de orar (Lucas 9.28).

O Monte Tabor está situado a 16 km a sudoeste do Mar da Galileia. Era o limite da herança da tribo de Issacar (Josué 19.22). Em seus 575 metros de altitude, durante o juizado da profetiza Débora, Baraque e suas tropas reuniram-se neste monte (Juízes 4.6), onde o Senhor derrotou os cananeus (Juízes 4.14s). O poeta salmista combinou o Tabor com o Hermon em exultação ao nome do Senhor (Salmos 89.12). Jeremias o utiliza para comparar ao Rei Nabucodonosor (Jeremias 46.18), e Oseias para dizer da severidade de Deus em relação a Israel (Oseias 5.1).  Apesar de não citado no Novo Testamento, sua maior fama vem da tradição de que foi nele onde aconteceu a transfiguração de Jesus. Essa “tradição foi bem estabelecida no ano de 326 d.C., quando Helena, a mãe de Constantino, construiu o primeiro templo cristão no seu topo”. Mais importante que o monte em si, é o que aconteceu ali. A experiência sobrenatural de Jesus com seus discípulos no monte revela importantes aspectos para desenvolvimento da nossa espiritualidade:

Espiritualidade baseada na comunhão: Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte … Jesus levou seus amigos consigo para nos ensinar que existe uma dimensão de nossa espiritualidade que se desenvolve na plenitude da comunhão dos irmãos na fé. Nada de ficar isolado!

Espiritualidade baseada na oração: com o propósito de orar. E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura (Lucas 9.29). Oração é relacionamento, comunhão e intimidade com Deus e, necessariamente, transfigura nosso semblante à semelhança de Deus. Não considere o relato do quanto uma pessoa ora, mas considere o quanto de Cristo pode ser identificado nela.

Espiritualidade baseada nas Escrituras: Eis que dois varões falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam da sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém (Lucas 9.30-31). Moisés, cujo corpo Deus reclamou para si (Deuteronômio 34.6; Judas 1.9), representa a LEI e Elias, que foi arrebatado (2 Reis 2.11), representa as PROFECIAS. Tudo converge em Cristo (Romanos 10.4; Lucas 24.44).

Espiritualidade equivocada: façamos três tendas (Lucas 9.33). Apesar de Pedro demonstrar o desejo de prolongar aquela experiência divina – e nada há de errado nisso – suas palavras foram ignoradas pela sequência de acontecimentos, até porque disse aquilo, pois não sabia o que dizer.

Espiritualidade cheia de temor a Deus: veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem (Lucas 9.34). Ouvindo-a os discípulos, caíram de bruços, tomados de grande medo. Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais! (Mateus 17.6-7). Temor conduz à reverência, obediência e santidade.

Espiritualidade Cristocêntrica: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi (Lucas 9.35). Apesar da importância da Lei e dos Profetas, tudo se encerra e se consolida em Jesus. Jesus ofusca tudo o mais. Ele é plenamente suficiente. Ele é apresentado em beleza e glória. Tiveram uma antevisão do Rei dos reis e Senhor dos senhores.

O Monte Tabor é o lugar onde Jesus se revela em maior profundidade ao nosso coração. Cresce nossa adoração em meio ao temor, nossa confiança em meio à manifestação de sua glória e beleza. Vamos escalar esse monte!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Ministério Lição de Amor

Nos dias 24 e 25 de junho, o Ministério Lição de Amor vai realizar um encontro para surdos, surdoscegos, intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e para toda a igreja. O preletor será o Pr. David Cecílio, da Igreja do Nazareno Central de Campinas. O tema é “O poder que se aperfeiçoa na fraqueza”, baseado no texto de 2 Coríntios 12.7-10.

Programação:

Sábado, dia 24 – 19h30, no Espaço Esperança.
Domingo, dia 25 – 10h, no templo da Rua Mato Grosso, 806 (com interpretação).

Vamos orar:

-Pelo pastor David, para que ele seja inspirado pelo Espírito Santo na ministração da Palavra; para que o Senhor guarde e proteja a sua família.
-Pelo Pr. Fabio, sua esposa Sandra e toda a equipe organizadora do evento.
-Para que Deus traga os participantes e que sejam edificados e fortalecidos na fé.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Etiópia

Apesar de a maior parte da população na Etiópia se declarar cristã, na prática, a situação é complexa. Em algumas regiões do país, cristãos podem perder tudo por causa da fé em Cristo, especialmente quando se converteram de alguma outra religião.

Aqueles que deixam o islamismo para seguir a Jesus, especialmente no Leste e no Sul do país, correm o risco de ser hostilizados. Mulheres são vítimas de violência sexual, casamento forçado ou divórcio forçado e separação dos filhos. Em algumas partes da Etiópia, grupos extremistas islâmicos atacam igrejas e se aproveitam da impunidade propiciada pelo aumento da violência na política. Quando se convertem, cristãos são ameaçados de morte e, com frequência, são obrigados a fugir de casa.

A perseguição também atinge os cristãos que saem da Igreja Ortodoxa Etíope para igrejas protestantes ou não tradicionais. Ao ser descoberto que um cristão está frequentando os cultos de uma comunidade cristã diferente, ele é afastado da família. É de conhecimento público que os líderes das principais igrejas etíopes foram escolhidos com interferência do governo. Algumas partes da Etiópia são tribais; espera-se que os cristãos que vivem nesses locais façam parte do conflito tribal. Aqueles que se recusam a lutar enfrentam punições violentas da comunidade.

A pressão que os cristãos enfrentam na Etiópia permanece alta, principalmente nas esferas da comunidade e igreja. Um exemplo disso são as mais de 20 igrejas atacadas, danificadas e saqueadas no ano passado. A violência política se exacerbou no país por causa da guerra civil que estourou recentemente e ameaça todo o país.

Espera-se que o acordo de paz assinado em novembro de 2022 e as orações dos cristãos etíopes sejam suficientes para acabar com a crise que aflige o país. A perseguição é complexa no contexto da guerra, pois é difícil diferenciar ataques motivados pela perseguição religiosa dos motivados por questões étnicas ou outros fatores.

Pedidos de oração da Etiópia

-Ore para que os cristãos encontrem justiça diante de tantos direitos básicos negados.
-Interceda pelo trabalho da Portas Abertas ao discipular e fortalecer as igrejas na Etiópia.
-Peça ao Senhor que os cristãos recém-convertidos sintam a presença e o cuidado de Deus enquanto enfrentam a perseguição.

 Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Curso Vida Nova – Estão abertas as inscrições para o curso Vida Nova que será realizado de 26 a 29 de junho (4 aulas, de segunda a quinta), das 20h às 21h30, pelo Zoom. Esse curso é destinado a você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 22 de junho. Acesse aqui.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias, para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Do Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área de Apoio Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Eleição de oficiais – Estão abertas as inscrições para candidatos a oficiais presbíteros, presbíteras, diáconos e diaconisas. Para participar da eleição é necessário ser membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil há, no mínimo, três anos, e membro da 1ª IPI de Londrina há, no mínimo, dois anos. Se você sente-se chamado por Deus para servir como oficial da Igreja, apresente-se como candidato preenchendo a ficha de inscrição disponível na recepção do Espaço Esperança. As inscrições vão até o dia 9 de julho. A junta eleitoral é composta pelos presbíteros: Felipe Augusto Tenório de Souza Lima, Lucas Anderson Góes e Semir Bomansour.

 85 anos da Igreja – Em julho, nossa igreja completará 85 anos e para celebrar a data teremos uma programação especial na chácara Marília (Mapil), onde será construído nosso novo espaço. Será um fim de semana de “Mais esperança”, tema do evento. Programação:

– 8/7 (sábado), vamos ter (amp)roça, das 16h às 21h, com barracas de comidas típicas e muita diversão.
– 9/7 (domingo), culto às 10h, almoço na sequência para quem desejar (aquisição da refeição poderá ser feita antecipadamente); às 17h, piquenique (cada família leva o seu lanche); às 19h, culto de celebração.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Amor Incondicional

(João 13.34-35; Romanos 5.8; 1 Coríntios 13.4-8; Colossenses 3.12-14; 1 João 3.16,18)

Por causa do amor de Deus por nós, eu decido amar você em Cristo, independentemente do que diga ou faça, se concordo ou não com as suas ações. Vou amar você como uma pessoa amada por Cristo.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 9.28

Interação:

Os montes sempre fizeram parte da história do povo de Deus. Ao Monte Tabor, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João para orar (Lucas 9.27-35). Lá, testemunharam o rosto de Jesus resplandecer como o sol, suas vestes tornarem-se brancas como a luz. Moisés (a Lei) e Elias (as profecias) vieram também. Sem saber o que dizer, Pedro sugeriu que armassem tendas e ali permanecessem. Enquanto falava, os céus se abriram e Deus, pela segunda vez, revelou a natureza divina de seu Filho amado. Atemorizados, os discípulos foram ao chão. Jesus se aproximou e os tranquilizou. A montanha da espiritualidade está disponível a nós, do mesmo modo como esteve a eles. A declaração de amor do Pai a nós não precisa acontecer no Monte Tabor. A cruz tomada pelo Filho amado é a maior expressão de afeto que se pode dar ao outro. Em Cristo, somos filhos amados, não há dúvida. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como subir a montanha da espiritualidade focados no único e suficiente Salvador, Jesus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como você tem desenvolvido sua espiritualidade na comunhão com os irmãos da fé?
  2. Em qual dos aspectos do desenvolvimento da espiritualidade você tem mais firmado sua escalada?
  3. O que você diria no lugar de Pedro ao ver Jesus, Moisés e Elias no monte?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 12 do Material de Tema Único. Título: 1, 2, 3… 4, 5, 6. Princípio: O propósito de Deus é que guardemos a sua lei no coração. Versículo para decorar: Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos (Deuteronômio 6.6,7a – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis