Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis (Efésios 6.11, 13).
A vida é um campo de guerra, mas o Senhor nos deu promessas de proteção. A Bíblia afirma essa verdade de diferentes maneiras, tais como: o mundo inteiro jaz no maligno, mas o maligno não pode tocar quem é nascido de Deus e não vive em pecado (1 João 5.18-19); O ladrão vem para roubar, matar e destruir, eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (João 10.10); O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resistam-lhe firmes na fé (1 Pedro 5.8-9). Acontece que, em meio ao fogo cruzado que nos cerca, nem sempre sabemos contra quem lutamos, qual nosso real papel, que armas devemos usar. Em sua carta à igreja de Éfeso, Paulo compartilha (Efésios 6.10-18) princípios que precisamos saber para enfrentar o dia mau.
Precisamos saber quem é o inimigo. Paulo escreveu: Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne (pessoas), mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais (Efésios 6.12 – NAA). Temos um inimigo invisível, mas real, que tem método (ciladas), organização (hierarquia) e armas (dardos inflamados). Jesus sabia identificar o inimigo. Enfrentou Satanás e suas hostes malignas diversas vezes. A tentação no deserto (Mateus 4.1-11) mostra que o inimigo ataca com provocações (Se você é o Filho de Deus), mentiras (pule que Deus dará ordem aos seus anjos), ilusões (tudo isso lhe darei se, prostrado, você me adorar). Por mais que sejamos perseguidos por pessoas, que não sejam “do nosso time”, ou que nos contrariem, o cristão experiente sabe quem é o inimigo: Satanás e suas hostes.
Precisamos saber que somos guerreiros. Paulo insistiu: Vistam-se com toda a armadura de Deus (Efésios 6.11). Como que dizendo: tomem posição, assumam sua identidade como guerreiros no mundo espiritual, usem suas armas espirituais. Não está se dirigindo somente aos líderes, mas a instrução é para toda a igreja. Jesus tinha deixado claro para seus discípulos: Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano (Lucas 10.19). Jesus sempre viu seus discípulos como guerreiros. O cristão experiente sabe que é guerreiro, assume seu posto, não transfere responsabilidade para outros.
Precisamos saber como usar nossas armas. Paulo ensinou: Por isso, peguem toda a armadura de Deus, para que vocês possam resistir no dia mau e, depois de terem vencido tudo, permanecer inabaláveis (Efésios 6.13). Paulo não ensinou uma sequência para ser repetida como um tipo de magia, amuleto, talismã, ou mantra. Ele orienta a nos revestirmos de toda a armadura de Deus, e não de parte dela. As peças da roupa do guerreiro espiritual são: a verdade como cinturão, a justiça como couraça, a boa notícia da paz como calçado, a fé como escudo, a salvação como capacete e a palavra de Deus como a espada que o Espírito Santo nos dá. Isso tudo, orando em todo o tempo, como todo tipo de oração e súplica, com toda perseverança. Os discípulos de Jesus, após não terem conseguido expulsar o demônio de um menino (Lucas 9.40), finalmente aprenderam a guerrear contra o real inimigo quando enviados às aldeias (Lucas 10.17-24). O cristão experiente sabe usar as armas da nossa milícia (2 Coríntios 10.4-5).
Jesus já venceu todos os principados e potestades (Colossenses 2.15) e nos fez assentar com ele nas regiões celestiais acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa mencionar, não só no presente século mas também no vindouro (Efésios 1.20-21). As promessas de proteção são poderosas em Deus para nos guardar e abençoar.
Rio Grande do Sul
Já chega a 100 o número de pessoas mortas em consequência das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Segundo a Defesa Civil estadual, quatro óbitos estão sendo investigados para determinar se, de fato, foram causados por efeitos adversos das chuvas, como enxurradas, enchentes, inundações, deslizamentos e desmoronamentos.
De acordo com a Defesa Civil, há ao menos 128 pessoas desaparecidas em todo o estado. O boletim divulgado ao meio-dia desta quarta-feira (8) informa que cerca de 1,45 milhão de pessoas já foram afetados pelas consequências das chuvas em 417 municípios gaúchos.
Conforme o boletim, há 163.720 desalojados – pessoas que tiveram, em algum momento, que buscar abrigo nas residências de familiares ou amigos. Muitas delas esperam o nível das águas baixar para voltar para casa. E 66.761 pessoas ficaram desabrigadas, ou seja, sem ter para onde ir, precisaram se refugiar em abrigos públicos municipais. Ao menos 372 pessoas se feriram.
Meteorologistas preveem que parte do estado deve voltar a ser atingido por chuvas intensas e fortes rajadas de vento a partir de hoje. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, a faixa litorânea entre as cidades de Chuí, no Rio Grande do Sul, e Laguna, em Santa Catarina, pode ser afetada pela passagem de uma frente fria, com ventos de até 88 quilômetros por hora.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um alerta para que pessoas resgatadas de áreas atingidas pelas chuvas não retornem a esses locais. “O solo dessas localidades ainda está instável, com o terreno alagado e perigo de deslizamentos”, disse a tenente Sabrina Ribas, da comunicação da Defesa Civil.
Fonte: Agência Brasil
Vamos servir o Rio Grande do Sul
Convidamos você para se engajar na campanha em favor das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O Espaço Esperança é um ponto de coleta. Estamos arrecadando roupas, cobertores, itens de higiene pessoal, água mineral e produtos de limpeza.
Você pode entregar sua doação no Espaço Esperança, de segunda a sábado, das 8h às 12h / das 13h30 às 21h30; aos domingos nos horários de culto. Endereço: Rua Norman Prochet, 55.
As doações também podem ser em dinheiro. Para que a nossa equipe identifique a oferta, pedimos que acrescente cinco centavos no valor da doação. Ex.: R$ 40,05. Acesse aqui.
A igreja está enviando um grupo com 40 voluntários para uma missão de ajuda aos desabrigados no Rio Grande do Sul.
E vamos continuar em oração pelo Rio Grande do Sul!
Dia das mães – Desejamos para as mamães, um feliz dia das mães. Que o Senhor as abençoe e guarde de todo mal. Que sejam cheias do amor e da alegria de Jesus. E neste domingo, vamos ter culto da família, as crianças vão permanecer na nave. Uma oportunidade para os filhos celebrarem ao Senhor juntinho com as mamães.
(amp)run – No dia 30 de maio, feriado de Corpus Christi, vamos ter a 2ª edição da (amp)run – corra por uma criança. Toda renda do evento será revertida para a Casa das Formigas em Moçambique. Modalidades: corrida / 5km e 10km (largada às 7h); caminhada para toda a família / 2,7km; cãominhada com os pets (a partir das 7h30). Local: aterro do lago Igapó. Inscrições aqui.
Curso Vida Nova – Para quem deseja se tornar membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina. Vamos aprender com a caminhada de Jacó: Betel – lugar de encontro e conversão, Peniel – lugar de luta e transformação, Siquém – lugar de armadilhas e embaraços, El-Betel – lugar de renúncia e libertação. Nossa caminhada como igreja: nossa origem, nossa doutrina e governo, nossa mordomia cristã e confissão, nossa dinâmica de atuação. O curso será de 2 a 23 de junho (4 encontros), das 10h às 12h, no Espaço Esperança. Inscrições até 31 de maio às 18h. Inscreva-se aqui.
Princípio
Princípio da Submissão
(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)
Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Cinturão da verdade, couraça da justiça, calçados da boa notícia de paz, escudo da fé, capacete da salvação e espada do Espírito formam a armadura de Deus para as batalhas espirituais, reais, constantes e vorazes (Efésios 6.10-20). Tomemos consciência ou não, o diabo investe contra nossa vida no campo espiritual, com reflexos diretos no material. É fácil batalhar no campo espiritual? Não. Por isso, precisamos saber quem é o inimigo, que somos guerreiros, e como usar as armas de que dispomos. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como nos posicionar nessa guerra.
Perguntas para interação:
Crianças:
Nesta semana, as crianças participam com os adultos no momento de edificação da célula.