Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus (2 Coríntios 9.11 – NAA)
Sabemos que Deus tem inúmeras promessas de cuidado e sustento, ele nos oferece vestimentas e alimentos, pastos verdejantes, jardins regados e muito mais. Então, quando é que você e eu poderemos dizer que já estamos supridos em tudo? Qual é a medida necessária para reconhecermos que já possuímos a provisão suficiente para ter uma vida tranquila? Essas questões fazem, muitas vezes, com que você e eu vivamos dias acelerados em busca cada vez mais de ter e acumular, caso não encontremos contentamento diante de Deus.
Um antídoto eficaz contra essa inquietação e busca desenfreada é a generosidade. O apóstolo Paulo nos ajuda a entender esse princípio poderoso do reino de Deus. Vejamos:
A origem da provisão: Assim, vocês serão enriquecidos em tudo…. Assim, o quê ou quem? Paulo está se referindo às pessoas que compreenderam a beleza de serem semeadores na vida de outros. A partir do versículo 6 ele usa a figura de quem semeia pouco ou semeia muito, colherá pouco ou colherá muito, fixando o princípio de que Deus ama a quem dá com alegria. São aqueles que distribuíram o que tinham e acudiram aos pobres (2 Coríntios 9). Esses terão, na linguagem da produção agrícola, sua sementeira aumentada por Deus e seus frutos multiplicados (2 Coríntios 10), literalmente, serão enriquecidos.
O destino da provisão: para toda generosidade… Que lindo ciclo se forma aqui. Quando semeamos no reino, uma lei espiritual se cumpre. Aquilo que semearmos, isso colheremos (Gálatas 6.7-8). A primeira impressão é a de que agora que colhemos podemos acumular e viver regaladamente. Só que não! O motivo de Deus nos suprir é para mais generosidade ainda. A palavra do original grego (ἁπλότης haplotēs) traduzida por generosidade aqui, significa liberalidade ou simplicidade. Um coração desprendido é protegido contra a ganância e o apego excessivo às riquezas.
O resultado da provisão: a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus. Quando o ciclo se fecha (na verdade ele recomeça), as necessidades são supridas e a provisão é distribuída. Isso resultará em glórias ao nosso Deus. As posses (propriedades, riquezas, bens, etc) devem ser empregadas para suscitar ações de graças a Deus. Barnes nos alerta para que, seja quando provê nossa casa ou quando abençoa a outros, que o reconhecimento seja feito a Deus que é a origem de toda provisão. Essa provisão é uma riqueza que supre as necessidades dos santos e promove a glória de Deus.
Fujamos de guardar ou comer nossas sementes, pois assim, jamais florescerão ou produzirão. Não nos preocupemos com o sustento necessário, estejamos contentes em tudo e tenhamos um coração que dá com liberalidade. Afinal de contas, o que mais nós precisávamos já nos foi dado gratuitamente por um Pai generoso. O seu próprio Filho, Jesus Cristo, ele nos deu.
Rio Grande do Sul
Nossa equipe de voluntários saiu de Londrina rumo a Lajeado, no Rio Grande do Sul, na segunda-feira, 13 de maio, às 18h. Foram 26 horas de viagem, devido a algumas intercorrências com o ônibus no percurso. Pelo caminho, os sinais da destruição foram aparecendo, e o que era algo distante se tornou palpável. Essa triste paisagem já era o anúncio do que os voluntários encontrariam no destino.
Nosso grupo ficou hospedado na AME – Associação Missionária Evangélica. E de lá a equipe foi distribuída e enviada aos locais para o trabalho. Um grupo ficou na prefeitura de Cruzeiro do Sul, auxiliando no cadastramento das famílias atingidas pelas chuvas; outro grupo foi direcionado para a limpeza das casas. A ida dos voluntários foi articulada junto à Aliança Evangélica Brasileira, que tem coordenado ações diversas, bem como o recebimento e distribuição dos donativos.
A situação é muito precária, mas na adversidade e nos momentos em que nos deparamos com a limitação dos recursos humanos, vemos o agir de Deus, por meio do seu povo. Como nos ensinou o apóstolo Paulo: Por isso, por Cristo, alegro‑me nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias; pois, quando sou fraco, então é que sou forte (2 Coríntios 12.10 – NVI).
Todos podemos ajudar de alguma maneira. A população ainda necessita de muita coisa. E o Espaço Esperança é um ponto de coleta de doações.
Vamos permanecer firmes em oração!
(amp)run – No dia 30 de maio, feriado de Corpus Christi, vamos ter a 2ª edição da (amp)run – corra por uma criança. Toda renda do evento será revertida para a Casa das Formigas em Moçambique. Modalidades: corrida / 5km e 10km (largada às 7h); caminhada para toda a família / 2,7km; cãominhada com os pets (a partir das 7h30). Local: aterro do lago Igapó. Inscrições aqui.
Curso Vida Nova – Para quem deseja se tornar membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina. Vamos aprender com a caminhada de Jacó: Betel – lugar de encontro e conversão, Peniel – lugar de luta e transformação, Siquém – lugar de armadilhas e embaraços, El-Betel – lugar de renúncia e libertação. Nossa caminhada como igreja: nossa origem, nossa doutrina e governo, nossa mordomia cristã e confissão, nossa dinâmica de atuação. O curso será de 2 a 23 de junho (4 encontros), das 10h às 12h, no Espaço Esperança. Inscrições até 31 de maio às 18h. Inscreva-se aqui.
Acampamento de adolescentes – De 7 a 9 de junho, vamos ter acampamento para adolescentes de 15 a 17 anos. Tema: deuses falsos (Marcos 12.30). Local: Acampamento Maanaim (Lerroville). Valor: R$ 395 (pode ser parcelado em 6x). Saída do ônibus na sexta (7/6), às 14h. Retorno no domingo (9/6), às 17h. Inscrição até o dia 1 de junho. Acesse aqui.
Princípio
Princípio do Crescimento
(João 15.1-5, Efésios 4.11-16; Filipenses 1.6; 3.12-16)
Comprometo-me a dar continuidade ao meu crescimento proposto pela igreja por meio dos cursos da Caminhada Vida em Cristo, do envolvimento pessoal no discipulado e na Rede de Cuidado Pessoal, da participação na célula e nas celebrações, a fim de alcançar maturidade e tornar-me frutífero, em busca contínua da estatura espiritual de Cristo.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
A Universidade de Notre Dame define generosidade como “a virtude de dar coisas boas aos outros de forma espontânea e plena”. Perceba que o conceito não se restringe a dar presentes, englobando tempo, energia, afeto. Paulo, na segunda carta aos coríntios, revelou a promessa de provisão contida no princípio da generosidade. Aquele que é genuinamente generoso, promove gratidão a Deus, que resulta em provisão de tudo quanto precisa: Assim, vocês serão enriquecidos em tudo para toda generosidade, a qual, por meio de nós, resulta em orações de gratidão a Deus (2 Coríntios 9.11 – NAA). Vamos refletir em nossa célula a respeito da promessa de provisão.
Perguntas para interação:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: O que é que é? Princípio: O servo de Deus é consagrado ao Senhor. Versículo para decorar: o Espírito do Senhor fez com que Sansão ficasse forte (Juízes 14.6 – NTLH)