Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Movimento para dentro: crescendo em comunhão

Série "Igreja em movimento"

Compartilhe:

Editorial

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2.42-47).

Lembro-me de um sermão pregado pela pastora doutora Sherron Kay George falando sobre o Pentecostes. Uma de suas afirmações foi bastante interessante: “O Espírito Santo colocou a igreja na rua”. O projeto de Cristo para a igreja era Atos 1.8, a partir de Jerusalém até os confins da terra. A igreja foi lenta, acomodada. Ela preferiu a zona de conforto. Não saiu de Jerusalém. O que Deus fez? O professor e pastor do Seminário Presbiteriano de Campinas, Júlio Ferreira, disse que Deus fez com a igreja o que a águia faz com os seus filhotes: desmancha o ninho e coloca-os para fora, forçando-os a voar. Deus permitiu que a morte de Estêvão desencadeasse uma terrível perseguição. Atos 8.1: E Saulo consentia na sua morte. Naquele dia, levantou-se grande perseguição contra a igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria.

Os planos de Deus não podem ser frustrados. Quando nós deixamos de fazer o que Deus quer, nem por isso as coisas não vão acontecer. Deus é Deus e ninguém vai impedir o seu agir. O tema de hoje é bastante impactante, ele nos mostra que o propósito de Deus para a igreja é tremendamente dinâmico. Ela não pode estacionar, parar, ela está em constante movimento. E o texto de Atos que é a nossa base bíblica, neste domingo, nos mostra exatamente isso: a igreja está em movimento.

O movimento começou quando eles tiveram a visão do corpo. O versículo 45 de Atos 2 diz que eles vendiam as suas propriedades e distribuíam entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Isso nos lembra uma reflexão de Stanley Jones, Os três níveis da vida: 1. Nível satânico: o que é meu é meu, e o que é seu é meu também; 2. Nível humano: o que é meu é meu, o que é seu é seu; 3. Nível cristão: o que é meu é seu; o que é seu é seu também. Que Deus nos ajude, como igreja, a darmos esse primeiro passo. Paulo confirma isso: Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Filipenses 2.4).

O outro movimento é a comunhão. Que estilo de vida! Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração (Atos 2.46). Quanta inspiração! É preciso que a igreja busque esse modelo e o coloque em prática. Somos a família da fé. Devemos viver o “uns aos outros”. Um irmão me disse: “Pastor, estou na igreja há algum tempo e nunca ninguém me deu um abraço”. Eu lhe perguntei: “E o senhor já abraçou alguém?” Abrace e você será abraçado. Não existem barreiras entre você e seu irmão. A dor dele é a sua dor. A alegria dele é a sua também. Como igreja queremos cantar: “Como é doce a comunhão dos remidos do Senhor”.

Quando a igreja vive a dimensão desses movimentos que vimos: a partilha e a comunhão, o resultado é simplesmente fantástico. Deus se movimenta em nosso favor: Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos (Atos 2.47). Ele trabalha para aqueles que nele esperam. É ele que acrescenta. Essa verdade é bíblica: nós plantamos, nós regamos, mas o crescimento vem de Deus (1 Coríntios 3.6). A igreja pode ter seus melhores métodos, suas melhores estratégias, se ela não estiver no mover de Deus, os resultados serão nulos. Que neste mês, quando celebramos os 86 anos da nossa igreja e os 121 da igreja nacional, que o Senhor nos encontre como igreja no mover do seu Espírito. E assim estaremos nos movendo sob a égide do Espírito do Senhor. Assim Deus nos abençoe!

Pr. Messias Anacleto Rosa

Missão Integral

Casa das Formigas

Queridos irmãos e amigos da Casa das Formigas, espero que esta encontre vocês com saúde e na paz do nosso Deus.  Nós estamos bem. Pela graça de Deus, o Senhor tem cuidado de nós, as crianças da Casa das Formigas estão bem.

Escrevo para dividir um pouco sobre a nossa caminhada na obra.

No último ano em Moçambique houve vários casos de malária, e em fevereiro de 2024, várias pessoas com conjuntivite e os adultos com conjuntivite hemorrágica. Algumas crianças na Casa das Formigas tiveram conjuntivite, mas não foi grave.

Em março, recebemos a visita missionária do Brasil (Pr. Pedro), e foi um tempo precioso de encorajamento, a equipe missionária cheia de disposição para servir, foram dias muito intensos, em todos os sentidos, muitos atendimentos na área médica, psicológica e liderança, muitas necessidades supridas e sem falar na riqueza da experiência transcultural.

Surpresas boas: reforma do teto /cobertura da “casa lar” masculina. No mês de abril, Deus nos surpreendeu. Um amigo da Casa das Formigas fez uma oferta para renovarmos a cobertura da casa dos meninos, que abriga os 27 meninos residentes.

As chuvas causadas por ciclones e tempestades tropicais no início do ano provocaram inundações na região sul de Moçambique, nossa cidade foi gravemente afetada, ruas e vias de acessos danificadas. Nossos pátios ficaram alagados por semanas, graças a Deus a água não entrou dentro dos quartos. Deus colocou a sua mão, mas nos quintais tivemos que utilizar motobomba para escoar a água. E, como consequência, temos a necessidade de terraplanar os pátios e aplicar pavê, bem como a construção de pequenos drenos para o escoamento de água, lembrando que nossa cidade não tem sistema de saneamento e escoamento de água. O projeto de terraplanagem e pavimentação dos quintais é para prevenir e evitar alagamentos, bem como combater focos de doenças causadas pelas águas paradas.

Permita-me partilhar um testemunho de amor e cuidado:

Diniz e Isaque são dois irmãos que moram na “casa lar”. O Isaque caiu nas escadas da escola e torceu o braço, foi preciso aplicar gesso no braço. Quando voltou do hospital ele não parava de olhar o seu braço “branco” (todo engessado). Era inevitável pensar como seria para ele dormir, levantar, brincar com aquele braço naquele estado. Pouco tempo depois, eu estava ainda a conversar com outros meninos, e de repente vejo o Isaque entrar no quarto dele, todo sorridente, acabava de tomar banho, alguém cuidou dele, foi o Diniz seu irmão mais velho que, prontamente, cuidou do irmão mais novo.

Para mim aquela cena foi especial, ninguém precisou dizer nada para o Diniz, ele tomou iniciativa de cuidar do Isaque espontaneamente. Fui para casa a pensar no que a Bíblia diz sobre suportarmos a fraqueza dos fracos (Romanos 15.1-2). Quando somos cuidados, nos tornamos cuidadores de outros, esse é um retrato de amor e cuidado. Quase vinte dias depois, o Isaque removeu o gesso, seu braço está restaurado.

Como falei antes sobre a chuva e águas paradas, depois disso vem a proliferação de mosquitos, um dos vetores da malária e outras doenças. “Deus veio”, como diz a tia Carlota e foi por meio de um vizinho, que se ofereceu para dedetizar a Casa das Formigas, voluntariamente, como um ato de amor e cuidado com as nossas crianças.

Nosso coração se enche de alegria e gratidão em cada detalhe do amor de Deus, seja por meio da mão de uma criança que move-se em amor, cuidado e zelo para com o irmão mais novo, ou de um adulto que oferece cuidado preventivo, promovendo saúde e bem-estar, e sem nos esquecemos dos nossos amigos, padrinhos e madrinhas que nos abraçam todos os dias fazendo com que a obra continue avante. Só existe uma maneira de explicar isso: “Deus veio”.

Pedidos de oração:

  1. Ore pela liderança da Casa das Formigas;
  2. Ore pelo pastor Simione e família por saúde física, espiritual e emocional;
  3. Ore pela terraplanagem e pavimentação da “casa lar” masculina.

Pastor Simione Mate
Casa das Formigas Maputo – Moçambique



INTERCESSÃO MUNDIAL

Argélia

Os principais mecanismos de perseguição na Argélia são a sociedade e os professores islâmicos extremistas que exercem influência sobre as autoridades estatais. Isso significa que os cristãos experimentam perseguição de suas famílias, comunidades e do governo.

A maioria dos cristãos argelinos são convertidos do islamismo. Eles enfrentam assédio e discriminação na vida diária, e suas famílias e comunidades podem tentar forçá-los a continuar aderindo às normas e práticas islâmicas. Eles também enfrentam pressão – do governo e da comunidade – para renunciar à fé em Jesus e voltar ao islamismo.

Além disso, a pressão do Estado aos cristãos protestantes aumentou para um nível não visto há décadas. Igrejas fechadas anteriormente continuam da mesma forma, e muitas outras foram obrigadas a fechar. O governo ameaça processar alguns líderes de igrejas se as pessoas continuarem se reunindo para cultuar.

A Argélia tem leis que restringem o culto de não muçulmanos, incluindo a proibição de qualquer coisa que “abale a fé de um muçulmano” ou possa ser usada como um “meio de sedução com a intenção de converter um muçulmano a outra religião”. Essas leis são vagas e usadas para pressionar cristãos a manterem sua fé em sigilo e acabar com qualquer coisa diferente da fé da maioria.

Pedidos de oração

– Clame a Deus para que esteja com cristãos e líderes de igrejas argelinas que tiveram sua igreja fechada. Peça a ele que intervenha e ajude os cristãos a encontrarem um meio de estar juntos.
– Interceda pelos cristãos acusados ou suspeitos de quebrarem a lei por “abalar a fé de um muçulmano”.
– Ore para que cada cristão na Argélia seja capaz de adorar livremente com outros cristãos.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Eleição de oficiais – Estão abertas as inscrições para candidatos a oficiais presbíteros, presbíteras, diáconos e diaconisas. Para participar da eleição é necessário ser membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil há, no mínimo, três anos, e membro da 1ª IPI de Londrina há, no mínimo, dois anos. Se você se sente chamado por Deus para servir como oficial da Igreja, apresente-se como candidato preenchendo a ficha de inscrição disponível na recepção do Espaço Esperança. As inscrições vão até o dia 14 de julho. A junta eleitoral é composta pelos presbíteros: Elaine El-Kadre, José Olympio Eger Monteiro e Rafael Carraro.

Aniversário da IPIB – No dia 30 de julho, às 19h30, no Espaço Esperança, teremos o culto do Presbitério de Londrina em comemoração aos 121 anos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil. O pregador convidado é o Pr. Hernandes Dias Lopes.

Pr. Hernandes na Tarde de Esperança – O Pr. Hernandes Dias Lopes será o pregador da Tarde de Esperança, no dia 30 de julho, às 15h, no Espaço Esperança. Participe!

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 2.42-47

Interação:

Continuando a série deste mês, igreja em movimento, falaremos a respeito do movimento iniciado em Atos 1.8: recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. O físico Isaac Newton constatou que os corpos tendem a permanecer, ou seja, se em repouso, assim ficarão; mas, uma vez provocados ao movimento, assim estarão a menos que uma força os bloqueie. Deus colocou a igreja em movimento, e é assim que ela deve permanecer. Depende de nós, corpo de Cristo, atuar para que forças contrárias não bloqueiem a igreja em movimento, atuante, crescente, frutífera. Vamos refletir em nossa célula a respeito da partilha e comunhão que levam a igreja ao movimento para a família da fé (Atos 2.42-47).

Perguntas para interação:

  1. Você já disse não para servir em alguma área na igreja local? Explique seus motivos.
  2. Como você desenharia ou descreveria uma igreja? Quais características não poderiam faltar?
  3. A igreja de Atos foi chamada para começar seu ministério em Jerusalém e alcançar os confins da terra. Da mesma forma, nossa igreja tem esse chamado. O que você tem feito para que o ministério seja fortalecido na base e alcance os confins da terra?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Junto ou conjunto” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 5 do Material de Tema Único. Título: Para o Senhor. Princípio: A equipe de Cristo é reconhecida pelo seu estilo de vida. Versículo para decorar: Faço tudo isso por causa do evangelho (…)  (1 Coríntios 9.23 – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis