Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: A generosidade nos faz seguros em Deus

Série "O poder da generosidade"

Compartilhe:

Editorial

Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor (Salmos 112.7 – NAA).

Quando chegam as más notícias é comum nosso interior se agitar e o medo rondar nosso coração. Elas são muitas e de diversas fontes: crise na saúde, na economia, na política, violência crescente, risco de desemprego, ou ainda, um diagnóstico inesperado. Só de listarmos possíveis más notícias já ficamos desconcertados e preocupados em como será o nosso futuro.

O salmista nos ajuda a entender que, em meio a tudo isso, temos uma segurança onde nada poderá nos abalar. Vamos juntos aprender como podemos acessar essa condição de segurança:

Tudo começa no temor a Deus. Isso mesmo, é simples, porém, essencial para nossa vida cristã.  O Salmos 112 fala da alegria, ou bem-aventurança, que recebe a pessoa que teme ao Senhor e tem prazer nos seus mandamentos. Essa verdade está diretamente ligada ao versículo 10 do salmo anterior: O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Em contraste com a ruína dos ímpios, aquele que teme ao Senhor terá uma descendência poderosa na terra (Salmos 112.2), experimentará prosperidade, riqueza e justiça eterna (Salmos 112.3), terá seu caminho iluminado e nele se manifestará benignidade, misericórdia e justiça (Salmos 112.4). O caminho da segurança em Deus nasce numa vida de temor. Vamos todos nos relacionar com Deus com muita alegria e prazer nos seus mandamentos.

Do temor à generosidade. Por causa do temor a Deus, experimentamos alegria (ditoso, feliz) na ação benevolente com nosso próximo. Essa generosidade é manifesta por meio da compaixão (se compadece) e da ação de emprestar a quem precisa, literalmente aqui, juntar-se a essa pessoa em sua necessidade (Salmos 112.5). E ainda mais, ao distribuir e dar aos pobres (Salmos 112.9) será exaltado por Deus e a sua justiça permanecerá para sempre (2 Coríntios 9.9). Um caminho natural, quando nos aproximamos do coração de Deus em temor, é nos tornarmos mais parecidos com ele, e sua generosidade fluir por meio de nós. Vamos todos estender as mãos aos necessitados, generosamente.

Da generosidade à segurança. Poderíamos muito bem ter lido e aplicado apenas o versículo 7. Mas, essa linda promessa está dentro de um contexto de generosidade. Seremos pessoas que não temem as más notícias, sejam do presente e especialmente a respeito do futuro, quando experimentarmos o prazer e o desprendimento em dar. Deus se encarregará de defender nossas causas, não seremos jamais abalados (Salmos 112.6). Podemos dar e saber com segurança que nada irá nos faltar. A generosidade é um antídoto para o medo e a insegurança. Contraditório e poderoso. Quando alcançamos essa consciência, desfrutamos de um coração firme e confiante no Senhor (Salmos 112.7).

Do temor à segurança, por meio de uma vida de generosidade. Ao invés de reter para garantir um futuro melhor, vamos semear e nos apegar nas promessas da segurança em Deus, por intermédio de Cristo.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Márcia Silveira em Londrina

Neste domingo, 16 de julho, estamos recebendo em nossa igreja, a missionária Márcia Silveira, que trabalha com mulheres refugiadas no Projeto Compassiva, com sede em São Paulo.

Ela estará participando dos cultos das 8h, no templo, e 10h, no Espaço Esperança.

Vamos orar por nossa irmã, seus filhos Ian e Yuri, e pelo seu ministério.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Butão

Todo cidadão butanês é considerado budista. A conversão ao cristianismo pode resultar em hostilidade da família e da comunidade local, que tentam forçar a renúncia à fé cristã por meio da pressão. Isso inclui perder o emprego ou ser deserdado.

Alguns cristãos são falsamente acusados de serem subornados para seguir a Cristo. A exclusão da família também causa uma enorme diferença na vida dos butaneses, pois a cultura local é comunitária e a proteção da família é crucial.

Nenhuma igreja tem registro oficial do Estado, o que significa que todos os cultos organizados pelos cristãos no Butão são, tecnicamente, ilegais. As autoridades locais, com frequência, se recusam a conceder aos cristãos um certificado exigido para procurar trabalho e registrar propriedade. Dessa forma, os direitos dos cristãos ficam desprotegidos.

Em geral, a perseguição no Butão não mudou muito. O Conselho de Direitos Humanos da ONU pediu ao Butão, em setembro de 2019, que organizações religiosas, como comunidades cristãs, não precisem de reconhecimento oficial para praticar a religião e organizar cultos. Apesar disso, os cristãos ainda não têm registro oficial do Estado.

Grupos cristãos conseguem se reunir, mas sempre com discrição para não chamar atenção e serem denunciados. Os cristãos convertidos de outras religiões também são excluídos da família e da sociedade com frequência.

Pedidos de oração

– Ore para que os cristãos que perderam família, emprego ou posses, por causa da fé em Jesus, tenham suas necessidades supridas.
– Clame ao Senhor para que se mostre presente na vida dos cristãos perseguidos no Butão e que os sustente na perseguição.
– Peça ao Espírito Santo que renove a fé de cada cristão que se sinta desencorajado, abandonado ou cansado.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Culto de aniversário da IPIB – No dia 31 de julho, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil vai completar 120 anos de organização. E o Presbitério de Londrina realizará um culto às 20h, no Espaço Esperança. Convidados: Aspaph Borba e Pr. Jeremias Pereira, da Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. A comemoração vai se estender para o dia 1 de agosto, terça-feira, na Tarde de Esperança, às 15h, com a presença dos convidados. Abençoe o Lar Maria Tereza Vieira trazendo fraldas geriátricas M ou G. 

Conferência Santo Impacto – Nos dias 25 e 26 de agosto vamos ter a Conferência Santo Impacto, com a participação de Vineyard, Miss. Sarra Yacoub, Pr. Jodson Gomes, Pr. Simione Mathe. Reserve essa data!

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Disponibilidade

(Isaías 6.8; Gálatas 6.2; 1 Pedro 4.8-11; 1 João 3.17)

Disponho-me a servir você, ouvindo com seriedade e ajudando, de maneira prática, nas situações em que houver necessidade, dentro das capacitações que tenho em Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 112.7

Interação:

Salmos 112 descreve os caminhos que levam o homem a Deus. Também traduz a promessa de vida aos generosos: segurança no Senhor. O generoso, diante das más notícias deste mundo, não se abala porque tem temor, respeito, amor ao Pai. O salmo nos faz entender que o temor é a base de tudo (v 1). Por ele, exercemos generosidade (v 5), na medida em que nosso coração vai sendo moldado aos princípios do reino de Deus. Por fim, o homem temente e generoso passa a viver em segurança (v 7). Não se abala porque sabe o tamanho da rocha onde seus pés estão firmados (v 8). Assim, ao ser generoso, passa a desfrutar da generosidade divina materializada em Cristo Jesus. Vamos conversar em nossa célula a respeito de como refletir generosamente a presença de Jesus em nossa vida, para, assim, estarmos seguros no seu amor. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. O que você entende por generosidade?
  2. Fale ao grupo o que você aprendeu sobre: temor do Senhor, generosidade e segurança em Deus.
  3. Pretende ter atitudes práticas no que diz respeito à generosidade? Converse com o grupo sobre o tema.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 15 do Material de Tema Único. Título: Sou do Senhor. Princípio: O propósito de Deus é que lhe ofereçamos o melhor. Versículo para decorar: (…) e dessa maneira separou tudo para o serviço de Deus (Levítico 8.10c – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis