Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: A generosidade nos faz supridos em Deus

Série "O poder da generosidade"

Compartilhe:

Editorial

Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida (Malaquias 3.10).

Deus se relaciona com seu povo em termos de princípios e promessas. Princípios são preceitos, padrões, ordenamentos. Promessas são compromissos, empenhos, obrigações. Deus apresenta princípios e oferece promessas. Podemos extrair isso do conhecido versículo do profeta Malaquias, cujo nome significa “meu mensageiro”, em hebraico. Escrito no período pós-exílio na história de Israel, por volta do século V a.C., o profeta confrontou o povo de Israel com suas transgressões (Malaquias 6-9) e os chamou ao arrependimento e fidelidade. Malaquias apresentou o princípio do dízimo e promessas aos dizimistas.

Princípio do dízimo: Tragam todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa. Sendo Deus dono de todo ouro e prata, ao invés de sustentar diretamente sua obra, decidiu dar recursos ao seu povo e estabelecer o dízimo para nos exercitar em fidelidade e nos fazer crentes no Senhor dos recursos, e não nos recursos do Senhor. O princípio do dízimo é abrangente, sistematizador, responsivo, voluntário, proporcional, direcionado e propositivo. Abrangente, pois a palavra é para a nação toda (Malaquias 3.9). Sistematizador, pois promove intrinsecamente a organização das finanças pessoais (Lucas 19.8). Responsivo, pois é após a safra, a colheita, o recebimento (Levítico 27.30-33; Mateus 23.23). Voluntário, pois é declaratório, espontâneo, não “retido na fonte”, não auditado (2 Coríntios 9.7). Proporcional, pois é uma parte da renda, seja ela baixa ou elevada (Lucas 19.8; 21.1-4; Atos 4.32). Direcionado, pois é para a casa do Tesouro (Atos 4.25). Propositivo, pois é para o objetivo de mantimento na casa de Deus, tanto material, quanto espiritual (Filipenses 4.14-19). O princípio do dízimo só poderia vir de um Deus inteligente e intencional.

Promessas ao dizimista: Ponham-me à prova nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não lhes abrir as janelas do céu e não derramar sobre vocês bênção sem medida. As promessas são garantidas (ponham-me à prova nisto), espirituais (janelas do céu) e abundantes (bênção sem medida). Não bastasse, o texto segue maravilhosamente generoso: Por causa de vocês, repreenderei o devorador, para que não consuma os produtos da terra, e não deixarei que as suas videiras nos campos fiquem sem frutos, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações dirão que vocês são felizes, porque vocês serão uma terra de delícias, diz o Senhor dos Exércitos (Malaquias 3.11-12). No Novo Testamento, Jesus apresenta o seguinte ensino na mesma direção: deem e lhes será dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordante será dada a vocês; porque com a medida com que tiverem medido vocês serão medidos também (Lucas 6.38). Na mesma linha, o apóstolo Paulo escreveu: aquele que semeia pouco também colherá pouco; e o que semeia com fartura também colherá com fartura (2 Coríntios 9.6). As promessas ao dizimista só poderiam vir de um Deus generoso e recompensador.

O Deus generoso nos ensina o princípio de sermos generosos. Ao andarmos no princípio da generosidade, desfrutaremos das promessas de sermos supridos e saciados. Vamos caminhar nos princípios para usufruir das promessas.

Pr. Rodolfo

Missão Integral

Testemunho de vítimas de ataque impacta Uganda

Há pouco mais de um mês, o grupo extremista Forças Aliadas Democráticas (ADF, da sigla em inglês) atacou a escola Lhubiriha, em Uganda. Eles mataram ao menos 42 vítimas. Os cristãos na região permanecem apreensivos pela possibilidade de novos ataques.  “A igreja ainda está com muito medo, mas temos esperança de que Deus continuará nos guiando”, conta o pastor Mirundu. Quatro estudantes assassinados eram pastoreados por ele.

“Ainda que eu morra, ressuscitarei”

Mesmo em meio à dor, a poucos metros da escola, jovens sobreviventes se reúnem, aos domingos, para louvar a Deus e cantam “ainda que eu morra, ressuscitarei”. Mas o testemunho dos que partiram também gera impacto. Amina, uma jovem cristã de origem muçulmana, foi uma dos 37 estudantes assassinados. Antes do ataque, ela havia sido expulsa de casa com a mãe. Desde então, parceiros locais de Portas Abertas e membros de uma igreja local acolheram a cristã, que tinha 15 anos, e sua mãe.

Um novo funeral

O processo de luto tem sido ainda mais doloroso porque a família descobriu que o corpo sepultado em junho não era de Amina, mas de outra moça. Há alguns dias encontram o corpo verdadeiro na fronteira com a República Democrática do Congo. Os legistas fizeram o reconhecimento de DNA comparado ao da mãe, que confirmou a identidade da jovem. Por isso, a família decidiu fazer um novo funeral, na igreja onde Amina congregava. Mas eles não imaginavam que o momento de despedida da filha seria o local de nascimento de um novo cristão.

“Estarei no céu com Amina”

“Um dos muçulmanos que estava participando do funeral disse que ver tantos radicais matarem estudantes inocentes em nome de Alá fez com que ele questionasse a própria fé. Mas não podemos compartilhar muitos detalhes sobre nosso novo irmão na fé, pois está sob ameaça de morte”, disse um parceiro local que estava no velório. “Me disseram que eu não deveria existir, que serei morto. Tenho medo, como qualquer ser humano, mas acredito que Jesus vai me guiar. Para mim, mesmo que me matem, eu estarei no céu com Amina”, disse o cristão recém-convertido. O pastor Mirundu pede nossas orações. “Deus ainda está no controle. Peço a vocês que continuem orando por nós que congregamos perto das fronteiras de Uganda e próximo às florestas onde o ADF se esconde”, pede o pastor.

Pedidos de oração

– Ore para que a fé do cristão recém-convertido se fortaleça em Cristo e que ele esteja protegido das ameaças de morte.
– Agradeça ao Senhor por gerar nova vida mesmo em meio ao luto.
– Rogue a Deus que console a família de Amina e de todos os estudantes que foram mortos nos ataques.
– Peça que Jesus transforme o coração dos extremistas com sua maravilhosa graça e amor.

Fonte: Missão Portas Abertas


INTERCESSÃO MUNDIAL

Turquia

O sistema legal da Turquia protege a liberdade de religião, porém a realidade dos cristãos no país não demonstra esse princípio. O nacionalismo religioso é muito forte e deixa os cristãos sob grande pressão. O nacionalismo e o islã estão intrinsecamente ligados, por isso, aqueles que não seguem o islã, especialmente os que professam uma religião diferente, são vistos como traidores da Turquia.

Cristãos não são considerados membros plenos da sociedade. Eles têm acesso limitado a vagas de emprego no governo e enfrentam discriminação nas empresas privadas, sobretudo em empresas subsidiadas pelo governo. A filiação religiosa das pessoas permanece exibida no documento de identidade, o que facilita a discriminação dos cristãos quando procuram trabalho. Nos últimos anos, o governo proibiu que cristãos estrangeiros casados com mulheres turcas e com filhos permanecessem no país como residentes.

Apesar de, legalmente, a conversão do islã para o cristianismo não ser proibida, aqueles que decidem seguir a Jesus enfrentam grande pressão da família e da comunidade para retornarem ao islã. Se a nova fé for descoberta, eles podem sofrer ameaças, ser submetidos ao divórcio e deserdados. Cristãos de origem muçulmana podem registrar a mudança de religião no documento de identidade, mas é um processo desgastante e envolvido pela discriminação dos oficiais do governo.

A pressão sobre os cristãos teve um pequeno aumento por causa das denúncias de violência. Esse foi o motivo para o país subir uma posição da Lista Mundial da Perseguição 2023. Apesar de não haver registro de cristãos assassinados nos últimos 12 meses, um grande número de templos cristãos foi danificado, depredado, transformado em mesquita e recebeu outros tipos de ataque.

Na Turquia, o islã é completamente protegido por causa do vínculo da religião com o nacionalismo. O discurso agressivo do governo deixa pouco espaço para outras vozes e perspectivas, como o cristianismo. Especialmente no interior do país, a sociedade trata com desconfiança os cristãos e divulga discursos anticristãos, o que aumenta a oposição à comunidade cristã no país.

Em 2022, cristãos de outros países que procuravam asilo ou eram refugiados na Turquia, incluindo cristãos de origem muçulmana vindos do Irã, Afeganistão, Síria e outras nações enfrentaram diversos níveis de discriminação e abuso.

Pedidos de oração

– Ore para que os cristãos recém-convertidos se sintam amados e aceitos por Deus, mesmo que a família e amigos os abandonem.
– Interceda pelas autoridades turcas para que ajam com sabedoria e reconheçam os cristãos como iguais aos muçulmanos em direitos.
– Peça ao Senhor que proporcione oportunidades para os cristãos compartilharem a fé em Jesus com amigos e a família, em segurança.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Culto de aniversário da IPIB – No dia 31 de julho, a Igreja Presbiteriana Independente do Brasil vai completar 120 anos de organização. E o Presbitério de Londrina realizará um culto às 20h, no Espaço Esperança. Convidados: Asaph Borba, missionário e ministro de louvor, e Pr. Jeremias Pereira, da Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte. A comemoração vai se estender para o dia 1 de agosto, terça-feira, na Tarde de Esperança, às 15h, com a presença dos convidados. Abençoe o Lar Maria Tereza Vieira trazendo fraldas geriátricas G ou GG.

Conferência Santo Impacto – Nos dias 25 e 26 de agosto vamos ter a Conferência Santo Impacto, com a participação de Vineyard, Miss. Sarra Yacoub, Pr. Jodson Gomes, Pr. Simione Mathe. Reserve essa data!

Cursos do Instituto Esperança – O Instituto Esperança está com inscrições abertas para os cursos: Cuidador, que terá início no dia 3 de agosto, com duração 16 aulas, às quintas-feiras à tarde; Design de sobrancelha, que terá início no dia 16 de agosto, com duração de 15 aulas, às quartas-feiras de manhã. Informações e inscrições pelo WhatsApp 43 99645-0076.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Confiabilidade

(Salmos 34.13; 141.3; Provérbios 11.9, 13; 15.4; 18.21; Tiago 1.26; 3.4-5)

Prometo manter em segredo o que for compartilhado em nosso encontro, para que haja um ambiente de confiança mútua.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Malaquias 3.10

Interação:

Dentre várias expressões de generosidade, está o princípio do dízimo. Ele está presente como sinal de fidelidade a Deus desde Abraão. O patriarca deu a décima parte ao sacerdote Melquisedeque (Gênesis 14.20). A história do povo de Deus oscila entre infidelidade e retorno quando confrontado. No período pós-exílio babilônico, os israelitas estavam entregues à promiscuidade, não apenas sexual, mas em relação aos princípios e mandamentos de Yahweh. Misericordiosamente, Deus enviou o profeta Malaquias para exortá-los em relação ao dízimo. Destinado à manutenção do Templo, hoje ele continua voltado à mesma finalidade, além de representar importante ferramenta para a expansão do evangelho de Jesus Cristo. Como promessa aos dizimistas, as janelas dos céus se abrirão e serão derramadas bênçãos sem medida (Malaquias 3.10). Vamos refletir em nossa célula a respeito desse princípio e suas promessas. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1- Ao ler Malaquias 3.10, que palavra você pode destacar?
2- Como tem sido para você a vivência do princípio do dízimo?
3- Converse sobre a frase: “A generosidade nos faz supridos em Deus”.
4- Quais as promessas da Palavra em relação à generosidade por meio do dízimo?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 16 do Material de Tema Único. Título: Que ninguém nos veja. Princípio: O propósito do Senhor é que confiemos nele para ter a vitória. Versículo para decorar: Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos. (Números 13.30b – NVI).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis