Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Atraentes a Deus

Série "O poder da generosidade"

Compartilhe:

Editorial

O Senhor dirá: ‘Eis-me aqui’ (trecho de Isaías 58).

O contexto no qual o profeta Isaías escreveu o capítulo 58 do livro que leva seu nome envolve uma época de grande corrupção moral, injustiça social e hipocrisia religiosa em Israel. O Senhor considerou a adoração e jejuns como inaceitáveis, pois vinha de um povo ganancioso ao explorar seus trabalhadores, sovina ao ignorar os famintos, avarento ao desprezar os necessitados, opressor ao promover servidão (vv 1-5). Esse coração mesquinho nos torna desprezíveis a Deus.

Por outro lado, o “jejum aceitável” ao Senhor revelado pelo profeta envolve atitude de quebrar as correntes da injustiça, desfazer as ataduras da servidão, deixar livres os oprimidos, acabar com todo tipo de servidão, repartir o pão com os famintos, recolher em casa os pobres desabrigados, vestir os que encontrarem nus e não voltar as costas ao semelhante (vv 6-7). Esse coração generoso nos torna atraentes a Deus.

Ao atrair a presença do Senhor, a generosidade de coração produz uma grande variedade de bênçãos mencionadas pelo profeta. Vejamos algumas:

A generosidade manifesta luz e sua falta nos mantém em trevas: Então a luz de vocês romperá como a luz do alvorecer, e a sua cura brotará sem demora; a justiça irá adiante de vocês, e a glória do Senhor será a sua retaguarda (v 8); se abrirem o seu coração aos famintos e socorrerem os aflitos, então a luz de vocês nascerá nas trevas, e a escuridão em que vocês se encontram será como a luz do meio-dia (v 10).

A generosidade traz socorro e sua falta nos coloca em apuros: Então vocês pedirão ajuda, e o Senhor responderá; gritarão por socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’. Se tirarem do meio de vocês todo tipo de servidão, o dedo que ameaça e a linguagem ofensiva (v 9).

A generosidade libera provisão e sua falta nos empurra para o deserto: O Senhor os guiará continuamente, lhes dará de comer até em lugares áridos e fortalecerá os seus ossos. Vocês serão como um jardim regado e como um manancial cujas águas nunca secam (v 11).

A generosidade promove restauração e sua falta nos mete em ruínas: Vocês reconstruirão as antigas ruínas, levantarão os fundamentos de muitas gerações e serão chamados de ‘Reparadores de brechas’ e ‘Restauradores de veredas’, para que o país se torne habitável (v 12).

A generosidade produz alegria e sua falta traz profunda tristeza: Se vigiarem os seus pés, para não profanarem o sábado; se deixarem de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia; se chamarem ao sábado de ‘meu prazer’ e ‘santo dia do Senhor, digno de honra’; se guardarem o sábado, não seguindo os seus próprios caminhos, não pretendendo fazer a sua própria vontade, nem falando palavras vãs, então vocês terão no Senhor a sua fonte de alegria. Eu os farei cavalgar sobre os altos da terra e os sustentarei com a herança de Jacó, seu pai. Porque a boca do Senhor o disse (vv 13-14).

Generosidade é o ambiente onde Deus habita, pois reflete sua própria natureza. O ecossistema do Senhor tem cheiro, sabor e essência de generosidade. Generosidade nas últimas consequências expressa na entrega do seu único Filho. Generosidade que se percebe no olhar, nas palavras, no compromisso. Decisivamente, generosidade é nosso ponto de partida e nosso ponto de chegada, a origem e o destino de nossa vida plena. Generosidade é o que nos atraiu ao Senhor e nos transforma em pessoas atraentes a Deus.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Celebração dos 85 anos da Igreja

Nos dias 8 e 9 de julho vamos comemorar o aniversário da igreja com os olhos no futuro. Nossa programação será na Chácara Marília (Mapil), onde será construído nosso novo espaço.

Vamos orar:

– Pela equipe organizadora das festividades.
– Pelas equipes de trabalho (barracas de alimentação, tendas de exposição, montagem da estrutura, áudio e vídeo, comunicação, decoração, transporte dos materiais).
– Pela programação, que tudo transcorra sem intercorrências.
– Pelo tempo, para que não chova.
– Para que as células se envolvam na programação.
– Pela construção do novo espaço e levantamento de recursos para a obra.
– Agradeça pela nossa igreja e pelo cuidado e provisão de Deus.


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Louvado seja o Senhor! De todo o meu coração darei graças ao Senhor quando me reunir com os justos. Como são grandiosas as obras do Senhor! Todos que têm prazer nele devem nelas meditar. Tudo que ele faz revela sua glória e majestade; sua justiça permanece para sempre. Ele nos faz recordar suas maravilhas; o Senhor é compassivo e misericordioso. Dá alimento aos que o temem, lembra-se sempre de sua aliança. Mostrou seu poder ao seu povo ao lhe dar as terras de outras nações. Tudo que ele faz é justo e bom; todos os seus mandamentos são confiáveis. São verdadeiros para sempre; devem ser obedecidos com fidelidade e retidão. Ele pagou o resgate por seu povo, garantiu para sempre sua aliança com eles; seu nome é santo e temível! O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; todos que obedecem a seus mandamentos mostram bom senso. Louvem-no para sempre! (Salmos 111 – NVT).

Vamos louvar, adorar e agradecer a Deus pela nossa nação.

Tome Nota!

85 anos da Igreja – Em julho, nossa igreja completará 85 anos e para celebrar a data teremos uma programação especial na chácara Marília (Mapil), onde será construído nosso novo espaço. Será um fim de semana de “Mais esperança”, tema do evento. Programação:

– 8/7 (sábado), vamos ter (amp) roça, das 16h às 21h, com barracas de comidas típicas e muita diversão.
– 9/7 (domingo), culto às 10h, almoço na sequência para quem desejar (aquisição da refeição poderá ser feita antecipadamente); às 17h, piquenique (cada família leva o seu lanche); às 19h, culto de celebração, com a participação da orquestra da UNICESUMAR.

Eleição de oficiais – Estão abertas as inscrições para candidatos a oficiais presbíteros, presbíteras, diáconos e diaconisas. Para participar da eleição é necessário ser membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil há, no mínimo, três anos, e membro da 1ª IPI de Londrina há, no mínimo, dois anos. Se você sente-se chamado por Deus para servir como oficial da Igreja, apresente-se como candidato preenchendo a ficha de inscrição disponível na recepção do Espaço Esperança. As inscrições vão até o dia 9 de julho. A junta eleitoral é composta pelos presbíteros: Felipe Augusto Tenório de Souza Lima, Lucas Anderson Góes e Semir Bomansour.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Isaías 58

Interação:

Na história do povo de Deus os profetas são figuras essenciais. Eles clamam, exortam, alertam. Isaías alertou Israel. Terminado o exílio babilônico, o povo questionou a presença de Deus (Isaías 58). Sua busca pelo Senhor convivia com injustiça, avareza e egoísmo. Jejuavam como bem entendiam e mantinham práticas odiosas. Nesse contexto, o profeta Isaías os exortou a libertar os oprimidos, abandonar a violência e ser generosos, atraindo, assim, o favor de Deus. A generosidade nos faz atraentes ao Senhor, porquanto manifesta luz, socorre, libera provisão, restaura e alegra. Sua ausência, por outro lado, leva às trevas, coloca em apuros, empurra ao deserto, atrai ruína e profunda tristeza. Vamos refletir em nossa célula a respeito da prática da generosidade que atrai o coração de Deus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. De que forma a mensagem de domingo, sobre generosidade, ministrou o seu coração?
  2. Você tem sido generoso nas coisas de Deus e com as pessoas?
  3. Conte um testemunho de como você foi generoso com alguém de seu relacionamento.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 14 do Material de Tema Único. Título: Até transbordar. Princípio: O propósito de Deus é que lhe ofereçamos o melhor. Versículo para decorar: Com as próprias mãos ele dará a Deus essa oferta […] ( Levítico 7.30a – NTLH).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis