Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Escalando a montanha da provação

Série "Escalando montanhas"

Compartilhe:

Editorial

Então, acompanhado de seus discípulos, Jesus foi, como de costume, ao monte das Oliveiras (Lucas 22.39 – NVT).

A vida e o ministério de Jesus, desde o seu nascimento, sempre apontaram para a tortura da cruz. Os discípulos foram avisados diversas vezes que o Mestre haveria de padecer sofrendo uma terrível morte. E a sua agonia final teve início ali no Jardim do Getsêmani, no Monte das Oliveiras. Situado a leste de Jerusalém, recebe esse nome por causa das oliveiras que cobriam, antigamente, suas encostas. Neste trecho de Lucas 22.39-46 lemos que ali Jesus se entristeceu, orou, chorou e sangrou e, com ele, aprendemos poderosas lições sobre como enfrentar nossas provações.

A primeira lição que aprendemos com Jesus, é que quando a provação vem, somos levados a buscar ao Senhor de joelhos no chão. Então, acompanhado de seus discípulos, Jesus foi, como de costume, ao monte das Oliveiras… Afastou-se a uma distância como de um arremesso de pedra, ajoelhou-se e orou (Lucas 22.39-41 – NVT). Muitos são os momentos de dúvida, sofrimento e dor. Buscamos orientação e ajuda em inúmeros lugares, queremos alívio rápido, mas Jesus nos ensina que, nos momentos apreensivos, orar de joelhos no chão traz conforto em meio à provação.

Além do joelho no chão, quando a provação vem, somos convidados a nos manter em obediência ao Pai. Mesmo tendo poder, sendo Deus, não usurpou dessa premissa para encurtar o caminho para o Calvário. Em meio às incertezas e temores, rogou: Pai, se queres, afasta de mim este cálice. Contudo, seja feita a tua vontade, e não a minha (Lucas 22.42 – NVT). A obediência é caminho certo e seguro para recebermos do Senhor todo nutriente necessário, ainda que em momentos difíceis, solitários e sem saída. A obediência traz direção em meio à provação.

Também, em meio à provação, somos visitados por um mensageiro do céu. No momento oportuno, em obediência e com os joelhos no chão, o Mestre recebe a visita de um mensageiro vindo direto do trono do Pai. Então apareceu um anjo do céu que o fortalecia. Ele orou com ainda mais fervor, e sua angústia era tanta que seu suor caía na terra como gotas de sangue (Lucas 22.43-44 – NVT). O conforto do céu trazido pelo mensageiro não erradicou a dor de Jesus, mas o fortaleceu. Foi divinamente consolado para caminhar encorajado ao seu triunfante sacrifício.

Finalmente, quando a provação chega, somos desafiados a encorajar outras pessoas. “Por que vocês dormem?”, perguntou ele. “Levantem-se e orem para que não cedam à tentação (Lucas 22.46 – NVT). Se na vida temos de passar por “Getsêmanis”, por certo, teremos ali a presença de Deus que nos trará alívio, por meio da provação, para subirmos a patamares jamais antes imaginados em nossa escalada espiritual e levarmos conosco os que nos são próximos.

Assim, em meio à tristeza, tribulação, abandono e toda luta da vida, vamos escalar a montanha da provação, sabendo que, de joelhos no chão e em obediência, seremos visitados por Deus. Fortalecidos, venceremos e levaremos conforto aos corações aflitos, assim como Jesus. Aleluia!

Pr. Daniel Zemuner Barbosa

Missão Integral

1ª IPI de Londrina – 85 anos

No dia 10 de julho, nossa igreja, 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, vai completar 85 anos de organização. Você conhece a nossa história?

A história da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina se mistura com a história da própria cidade. Quando os desbravadores ingleses da Companhia de Terras Norte do Paraná chegaram à região, no início dos anos 30, vieram também as primeiras famílias evangélicas, a maioria do interior de São Paulo, da região da Alta Sorocabana.

Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). Quando ela se emancipou eclesiasticamente, em 10 de julho de 1938, era formada por 120 membros, entre adultos e crianças. A comissão organizadora foi composta pelos pastores Azor Etz Rodrigues, Simeão Cavalcanti Macambira e José Antônio de Campos, além dos presbíteros Herculano de Almeida Sampaio e Antônio Eugênio Vieira.

O atual templo foi inaugurado em 1952 e passou por duas reformas. Com a graça de Deus, a Igreja continuou crescendo e o templo se tornou pequeno. Assim, em 1993, a Igreja adquiriu o Espaço Esperança. No início dos anos 2000, construiu um templo na Vila Marízia. Leia mais…

Festividades

Nos dias 8 e 9 de julho vamos comemorar o aniversário da igreja com os olhos no futuro. Nossa programação será na Chácara Marília (Mapil), onde será construído nosso novo espaço. Vamos orar para que Deus abençoe os preparativos dessa grande festa!


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Vamos orar pelo Brasil, para que haja justiça em todas as instâncias. Ore também pela economia do nosso país para que as famílias tenham a provisão necessária. Que a igreja de Cristo faça diferença sendo bênção na nação.

Tome Nota!

85 anos da Igreja – Em julho, nossa igreja completará 85 anos e para celebrar a data teremos uma programação especial na chácara Marília (Mapil), onde será construído nosso novo espaço. Será um fim de semana de “Mais esperança”, tema do evento. Programação:

– 8/7 (sábado), vamos ter (amp) roça, das 16h às 21h, com barracas de comidas típicas e muita diversão.
– 9/7 (domingo), culto às 10h, almoço na sequência para quem desejar (aquisição da refeição poderá ser feita antecipadamente); às 17h, piquenique (cada família leva o seu lanche); às 19h, culto de celebração.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias, para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Do Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área de Apoio Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Eleição de oficiais – Estão abertas as inscrições para candidatos a oficiais presbíteros, presbíteras, diáconos e diaconisas. Para participar da eleição é necessário ser membro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil há, no mínimo, três anos, e membro da 1ª IPI de Londrina há, no mínimo, dois anos. Se você sente-se chamado por Deus para servir como oficial da Igreja, apresente-se como candidato preenchendo a ficha de inscrição disponível na recepção do Espaço Esperança. As inscrições vão até o dia 9 de julho. A junta eleitoral é composta pelos presbíteros: Felipe Augusto Tenório de Souza Lima, Lucas Anderson Góes e Semir Bomansour.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Assertividade

(Mateus 5.37; Romanos 15.2, 14; Gálatas 6.1; Efésios 4.15)

Vou conversar com você no tempo certo, de maneira franca, respeitosa, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito de situações pessoais e da maneira de viver a vida cristã. Desse modo, a cada dia, cresceremos na comunhão, na fé e no amor, e nos revestiremos continuamente de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 22.39

Interação:

Esta semana subiremos o Monte das Oliveiras, o Getsêmani. Lucas 22.39-46 retrata o momento de angústia experimentado por Jesus antes do início da via dolorosa que o levou à cruz. Como de costume, foi ao lugar de oração, o jardim. De joelhos, Jesus expressou submissão e insistência diante do Pai. Em pé era a posição usual na época. Em meio ao sofrimento, podemos nos colocar de joelhos diante do Pai. Mesmo sabendo da dor física inimaginável que estava por vir, obedeceu. Esse é o caminho em meio às provações. Um anjo veio como fortaleza do Senhor. Do mesmo modo, anjos são enviados ao nosso encontro e, assim, somos fortalecidos. Seguir os passos de Jesus é a maneira mais segura de andar com Deus. Vamos juntos subir o monte das provações. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Qual foi a maior provação que você já enfrentou em sua vida?
  2. Quais lições podemos extrair dos períodos de lutas?
  3. Você acha possível encorajar pessoas a partir dos nossos próprios sofrimentos? De que forma?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 13 do Material de Tema Único. Título: Deus está presente. Princípio: O propósito de Deus é habitar no meio do seu povo. Versículo para decorar: (…) deverão fazer uma Tenda Sagrada para mim a fim de que eu possa morar no meio deles (Êxodo 25.8 – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis