Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Santo andar

Série "Santo"

Compartilhe:

Editorial

De todo mau caminho desvio os meus pés, para observar a tua palavra (Salmos 119.101).

O verbo andar invoca os pés. Curioso que sou, fiz uma pesquisa e notei uma grande variedade de expressões populares que se utilizam da palavra “pés” para trazerem diferentes sentidos e significados: “meter os pés pelas mãos” significa se atrapalhar, se complicar; “jurar de pés juntos” veio da época quando pessoas tinham seus pés amarrados para dizerem a verdade; “sem pé nem cabeça” quer dizer sem sentido, sem nexo; “pegar no pé” denota implicar, aborrecer; “na ponta dos pés” representa movimento em silêncio; “pé-de-boi” é o indivíduo trabalhador; “pé-de-cabra” é um tipo de ferramenta; “pé de coelho” é um objeto de crendice de sorte; “pé-de-galinha” refere-se a rugas no rosto; “pé na cova” refere-se a quem está prestes a morrer; “pé na estrada” indica viajante; “pé de cana” é o que se diz da pessoa que bebe muito; “pé-de-meia” representa reserva financeira; “pé de botas” é o policial ou militar; “pé-de-chumbo” é quem dirige correndo muito; “pé-rapado” ou “pé de chinelo” lembra gente pobre; “pé de valsa” refere-se a quem gosta de dançar; “pé-frio” diz da pessoa azarada; “pé na jaca” é para quem se deu mal; “pé nas costas” indica fazer com facilidade; “pé na tábua” quer dizer “Vamos embora!” ou “Rápido!”; “pé-atrás” mostra alguém desconfiado; “pé-vermelho” é quem nasceu na região norte do Paraná. Quantas expressões, não?

Nas palavras de Leonardo da Vinci, “os pés são uma obra perfeita de arquitetura, agilidade e potência”. Eles têm 25% do total de ossos do corpo; têm 250.000 glândulas sudoríparas, que respondem por meio litro de água de suor por dia; suportam uma pressão de até quatro vezes nosso peso corporal quando corremos; contêm mais terminações nervosas por centímetro quadrado, e é por isso que sentimos cócegas tão facilmente; são nosso principal ponto de contato com a terra.

Nossos pés podem nos levar para perto de Deus ou nos afastar dele. Quando governados por Jesus, nosso andar transforma-se em santo andar. Quais seriam algumas características desse santo andar?

Santo andar tem bom equilíbrio, pois os pés foram colocados sobre firme fundamento, para não vacilarem e para terem todo apoio dos céus. Jesus é o firme fundamento (1 Coríntios 3.11) a que se refere o salmista: Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos (Salmos 40.2). Em Jesus, nosso andar não vacila, pois reconhecemos terreno arenoso, movediço, já que temos a referência do firme fundamento: Ele não permitirá que os teus pés vacilem (Salmos 121.3). Em Jesus, nosso andar sempre terá apoio dos céus: Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra (Salmos 91.11-12).

Santo andar tem direção certa, pois não está em trevas, como declarou o salmista: Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos (Salmos 119.105). Ao existir luz, discerne e foge do mal: De todo mau caminho desvio os pés (Salmos 119.101). Quando erra a direção, é corrigido: Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele (Isaías 30.21).

Santo andar tem propósito nobre, pois foi investido de autoridade, como está escrito: Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente (Salmos 91.13). E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja (Efésios 1.22). Porque convém que ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo dos pés. Porque todas as coisas sujeitou debaixo dos pés (1 Coríntios 15.25, 27). E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás (Romanos 16.20). Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões (Lucas 10.19). Também foi designado para anunciar a paz, como revelaram o profeta e o apóstolo: Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52.7). Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas (Romanos 10.15). Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz (Efésios 6.15). É instrumento para conquista da terra que Deus prometeu: Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei (Gênesis 13.17). Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, desde o deserto, desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será vosso. Ninguém vos poderá resistir; o Senhor, vosso Deus, porá sobre toda terra que pisardes o vosso terror e o vosso temor, como já vos tem dito (Deuteronômio 11.24-25). Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés (Josué 1.3).

Santo andar tem bom equilíbrio, direção certa e propósito nobre somente quando nossos pés estão nas mãos de Cristo. Uma das lições mais marcantes na história dos discípulos foi quando Jesus tomou seus pés para lavá-los na conhecida cerimônia do lava-pés, ocorrida antes da primeira ceia. Da mesma maneira, ele quer tomar nossos pés em suas mãos para nos dar santo andar.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Alegria

Eu falo muito sobre semear. Gosto demais quando a Bíblia nos ensina a abençoar as pessoas usando essa analogia de terra e semente. O Senhor tem nos dado belas e poderosas sementes: oração, tempo, cuidado, finanças, trabalho. Não existe nenhuma possibilidade de um cristão não ter uma boa semente para entregar ao próximo. Sempre podemos fazer algo, sempre podemos fazer um pouco mais.

E com as crianças a terra é sempre boa. Dificilmente, elas irão rejeitar uma semente lançada sobre elas com amor.

Algumas semanas atrás falamos com as crianças do Projeto Alegria sobre a Torre de Babel e explicamos o que aconteceu lá, segundo a Palavra de Deus. Conversamos sobre o assunto e as crianças desenharam o que chegou ao coração delas. Dias depois as levamos até a igreja da Vila Marízia para fazer uma atividade de exploração de novos lugares, e assim que chegaram ao último andar e olharam pela janela, uma criança gritou: “olha, tia Tati, a torre de Babel é de verdade!” UAU! Corri na janela e quando vi a “torre de Babel” comecei a sorrir e fiquei de boca aberta vendo o entusiasmo daquela criança chamando todos para ver sua descoberta. Perto da igreja existe uma construção bem alta, muito parecida com uma torre ou chaminé, e assim que as crianças a viram, toda história que contamos veio à tona. Que especial! Há anos, vou todas as semanas naquela mesma sala e olho por aquela mesma janela e nunca vi nada além da rua.

Essa singela experiência encheu meu coração de alegria e muito temor. Alegria porque entendi que as sementes que lançamos diariamente no Projeto Alegria estão caindo em terra boa. E temor, porque eu preciso que as crianças ali reconheçam, nas minhas ações e palavras, que as sementes que carrego realmente vieram do Senhor Jesus. As crianças precisam ver Jesus em mim e amá-lo por meio da minha vida.

Com essa história quero entusiasmar você a olhar para suas mãos e ver as lindas sementes que o Senhor já depositou. Sim! Olhe para elas! Estão bem aí diante de você. Respire fundo e ouça a voz do Espírito de Deus conduzindo você todos os dias por terras férteis, e lance todas as suas sementes. Comece hoje! Comece agora!

Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas (Eclesiastes 11.6).

Com carinho,
Tatiana Stoicov


INTERCESSÃO MUNDIAL

Tajiquistão

A liderança totalitária do Tajiquistão ameaça qualquer “desvio” das normas culturais que sejam consideradas suspeitas. Nenhuma atividade religiosa fora do controle do Estado e das instituições vinculadas a ele é permitida.

O Tajiquistão tem a maior porcentagem de muçulmanos na Ásia Central. Os cristãos representam apenas 0,6% da população e nesse grupo predominam os membros da Igreja Ortodoxa Russa. Como as igrejas ortodoxas russas são registradas e aceitas no país, seus membros tendem a se manter separados da população local.

As igrejas protestantes, em particular, são consideradas extremistas e enfrentam grande perseguição. Os cultos são interrompidos com frequência, e os cristãos são submetidos a assédios e prisões por organizarem encontros secretos de oração e pela posse de materiais religiosos “ilegais”. Apenas praticar a fé é suficiente para eles precisarem pagar multas.

O registro de igrejas não ortodoxas e de grupos cristãos não católicos é impossível, por isso todas as atividades que essas comunidades cristãs organizam também são consideradas ilegais. Cristãos nativos que nasceram em contexto islâmico sofrem grande pressão da família, dos amigos e da comunidade local para voltarem ao islã.

Todos os que nascem no Tajiquistão são considerados muçulmanos. Por isso, seguir a Jesus pode resultar em exclusão e em casos sérios de violência física para os cristãos de origem muçulmana.

A perseguição aos cristãos teve uma pequena piora em comparação ao ano passado, principalmente na vida privada e na vida da igreja, nas regiões onde os cristãos enfrentam maior pressão. Famílias muçulmanas, amigos e vizinhos exercem pressão sobre os cristãos, e o governo também impõe diversas restrições às atividades das igrejas.

Pedidos de oração

– Ore para que o governo do Tajiquistão respeite a liberdade de religião e crie leis para permitirem que os cristãos pratiquem a fé livremente.
– Interceda pelos líderes das igrejas para que sejam revestidos e protegidos pelo Espírito Santo ao cuidar dos cristãos perseguidos no país.
– Peça ao Senhor que os cristãos de origem muçulmana encontrem formas de encorajar uns aos outros.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Eleição de Oficiais – Iniciamos neste sábado, dia 19 de agosto, a eleição de oficiais, que é on-line. A plataforma para votação vai ficar aberta até o próximo domingo, 27 de agosto. Todos os membros professos da igreja estão convocados a votar. Candidatos a presbíteros (6 vagas): Alexandre Aurélio Assis, Edilson Panichi, Elaine Parra El Kadre, Emanuel Gaspar Valle, Gislaine Lígia Grotti Martins, Ilemar de Sena, José Olympio Egger Monteiro, Odilon Alexandre Silveira Marques Pereira, Rafael Carraro, Rafael Surjus Zemuner. Candidatos a diáconos e diaconisas (22 vagas): Ana Flávia Fogaça, Bruno Domingos de Góes, Carlos Augusto Alves, Cristina Maria Aranda Machado, Ely da Silva, Hugo Rossa, Ilair Lopes Ferreira, João Lopes de Brito, Leda Maria Flório Silva, Leonardo Cruz Pazzoti, Leonardo Queiroz de Oliveira Venâncio, Lourdes Teresinha Rossa, Lucília de Jesus Cravo Mira, Sérgio Quaresma, Silvana Panichi, Solange Aparecida de Oliveira Panichi, Tânia Mara Piassi, Terezinha dos Santos Grotti, Valdeci Caetano Ferreira, Vanilda Nascimento de Brito, Vera Lucia Cazarotti da Silva, Victoria Capobianco Chineze. Confira as fotos aqui.

Conferência Santo Impacto – Nos dias 25 e 26 de agosto, vamos ter a Conferência Santo Impacto, com a participação do Ministério Vineyard, Sarah Yacoubi, Pr. Jodson Gomes (Assembleia de Deus), Pr. Simione Mathe (diretor da Casa das Formigas em Moçambique). Vamos ter a Conferência Santo Impacto Kids, para crianças de 3 a 10 anos (é preciso fazer inscrição). Para mais informações, acesse aqui.

Acampamento de pré-adolescentes – De 7 a 10 de setembro, vamos ter acampamento de pré-adolescentes, de 11 a 13 anos. Tema: Game Over. Valor: R$ 350,00. Levar: Bíblia impressa, roupa de cama, kit de higiene pessoal, roupa para se sujar. Se você quiser abençoar um ou mais pré-adolescentes doando a inscrição, temos um pix específico: eventos@ipilon.org.br Inscrições aqui.

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para os cursos do Módulo 3 da Escola Bíblica Esperança. Para informações e inscrições, acesse aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo-me a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 119.101

Interação:

Jesus andou. No caminho aconteceram milagres, confrontos, exortações, instruções, demonstrações de amor incondicional. Como está o nosso andar? Estamos refletindo Cristo ou nos afastando cada vez mais do seu querer? Em meio a tantas distrações, é preciso seguir seus passos com intencionalidade, firmeza e convicção. Jesus andou em plena santidade, com bom equilíbrio, direção certa e propósito nobre. O processo de santificação envolve seguir as pegadas do Salvador, ser mais que um devoto, um verdadeiro discípulo de Cristo. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como tem sido nossa caminhada neste mundo. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão: 

  1. Como o tema “Santo andar” ministrou seu coração neste fim de semana?
  2. “Nossos pés podem nos levar para perto de Deus ou nos afastar dele” (Rodolfo Montosa). Como essa expressão se aplica à sua vida?
  3. Como podemos aplicar à nossa vida hoje a passagem de João 13, onde Jesus lava os pés de seus discípulos?
  4. Pés formosos e santos são anunciadores da Palavra de Deus (Romanos 10.15). Como nossa célula pode ser reconhecida pelos pés formosos?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Antes e depois” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 2 do Material de Tema Único. Título: Que diferença faz? Princípio: Deus quer transformar a nossa vida. Versículo para decorar: Você sabe muito bem que ele é bom e que quer fazer com que você mude de vida (Romanos 2.4b – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis