Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: O poder do perdão

Série "tema livre"

Compartilhe:

Editorial

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição (Colossenses 3.13-14).

Como reagimos diante da ofensa, insulto, ou ataque, mesmo vindo, às vezes, de pessoas tão boas? Ficamos magoados, amargurados, ressentidos? Ressentir é sentir novamente toda a dor e o desconforto da ofensa. Isso adoece o ofendido e o deixa preso em grilhões juntamente com o ofensor. Como disse alguém: guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra. A solução está na pequena, porém desafiadora palavra: perdão. De forma simples e prática, o apóstolo Paulo mostra três caminhos efetivos de perdão. É uma luta de, no máximo, três rounds, na qual toda condição de vencer foi provisionada por Deus.

O caminho mais efetivo ao problema é conseguirmos blindar nossa alma contra ofensas. Por meio da exortação suportai-vos uns aos outros, Paulo invoca uma comunidade que não se sente ofendida facilmente. Não ignora que existam atritos na caminhada, mas todos podem tolerar e aturar com paciência e resignação um ao outro. É certo que existe um limiar diferente entre as pessoas e em diferentes áreas da vida quanto à capacidade de suportar ofensas. Alguns são mais melindrosos que outros, ficando facilmente amuados, desgostosos e aborrecidos diante da injúria ou afronta. É desejável aumentarmos o limiar do sentimento de ofensa. Isso exige crescimento na maturidade espiritual. Observe Jesus, que, diante do conhecimento prévio de que Pedro o negaria, falou e orou pelo discípulo (Lc 22.31-34), em vez de ficar magoado e resmungando pelos cantos. Sua capacidade de suportar era tão grande que, na cruz, diante de tantos ofensores, orou: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem (Lucas 23.34). Definitivamente sua alma estava blindada para ofensas. A grande vantagem deste round é que nos poupa de enfermidades decorrentes do ressentimento.

Entretanto, caso nossa alma tenha sido atingida pela ofensa, precisamos tratar diretamente a ofensa. Por meio da orientação perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem, Paulo indica o caminho de colocarmos o ofendido diante do ofensor em busca da reconciliação. A queixa deve ser o ponto central da conversa, deixando de lado as pessoalidades. Isso exige grande paciência, sabedoria e determinação. Neste ponto, Jesus ensinou dizendo: Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe (Lucas 17.3-4). A iniciativa pode partir do ofensor pedindo perdão, ou do ofendido liberando perdão. Quando houver negação da ofensa, o ofendido pode buscar ajuda de uma terceira pessoa para mediar, como Jesus também ensinou: Se teu irmão pecar contra ti, vai argui-lo entre ti e ele só. Se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Se, porém, não te ouvir, toma ainda contigo uma ou duas pessoas, para que, pelo depoimento de duas ou três testemunhas, toda palavra se estabeleça. E, se ele não os atender, dize-o à igreja; e, se recusar ouvir também a igreja, considera-o como gentio e publicano (Mateus 18.15-17). A grande vantagem deste round é que o ofensor tem a oportunidade de transformação.

Se não blindamos a alma ou se ainda não obtivemos sucesso na abordagem da ofensa, resta-nos simplesmente perdoar o ofensor. Por meio do princípio assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição, Paulo lembra o fato de que fomos perdoados. Alguém falou que errar é humano, e perdoar é divino. De fato,  o perdão não faz parte da natureza humana. Mas, em Cristo, o perdão entre as pessoas tornou-se possível, porque está lastreado no amor. Porque fomos perdoados absolutamente de tudo, nada tornou-se imperdoável nos relacionamentos humanos. Só perdoa quem tem consciência que foi perdoado, ao mesmo tempo que só é perdoado quem perdoa. Por isso Jesus ensinou a orar dizendo: perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores (Mateus 6.12). Na parábola que Jesus conta do servo perdoado que não perdoou, ele assevera o mandamento do perdão dizendo: Servo malvado, perdoei-te aquela dívida toda porque me suplicaste; não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti? (Mateus 18.32) A grande vantagem deste round é tomarmos novamente consciência do quanto fomos perdoados por Cristo.

O perdão nos faz enxergar o ofensor com os olhos de Cristo, libertando-nos no presente, esclarecendo o passado e protegendo-nos no futuro. A graça que nos perdoou é a mesma graça que opera em nós a capacidade de liberar perdão. Vamos, pois, buscar em Jesus a sabedoria e a coragem para perdoar com sinceridade aqueles que nos têm ofendido.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Capelania Hospitalar

 De janeiro a maio de 2022, em consequência da pandemia de COVID, ainda não tínhamos os capelães voluntários para estarem conosco dentro do hospital. Em junho, com autorização e orientação prévia do hospital, tivemos uma reunião com todos os voluntários, inclusive os que não estavam mais na ativa, e expusemos toda normativa do hospital quanto ao trabalho voluntário, com isso 33 capelães foram efetivados e documentados  como voluntários para começarem novamente o ministério depois de mais de dois anos.

O serviço de capelania tem uma coordenadora e três capelães. Esses quatro profissionais ficaram até junho de 2022 fazendo as visitas, acolhimento de óbitos, cuidados paliativos, morte encefálica, atendimento ao colaborador, totalizando tudo isso uma média de 1.900 atendimentos/mês.

Hoje, com os capelães voluntários na ativa, os braços da capelania: Contação de Histórias; Pare e Reflita (reflexão na Palavra e oração com os colaboradores); Intercessão estão acontecendo toda semana com eficácia.

A boa notícia e resposta de oração que aconteceu no início de dezembro de 2022 foi que a capela antiga do hospital, que foi inaugurada no ano de 1980, será reativada para uso dos nossos colaboradores e terceirizados, onde nós da capelania, apoiados pela igreja, poderemos fazer o braço Meia Hora de Adoração, cultos em datas comemorativas, aconselhamento bíblico, música e oração. Enfim, um ESPAÇO RENOVA HE sendo usado para a glória de Deus.

O nosso versículo da capelania e que nos motiva a perseverar é: Portanto, meus queridos irmãos, já que é certa a vitória futura, sejam fortes e firmes, sempre dedicados ao trabalho do Senhor, pois vocês sabem que nada do que vocês fazem para o Senhor é inútil (1 coríntios 15.58 – NBV).

Deus abençoe!

Sonia Viana

Coordenadora de Capelania – Hospital Evangélico de Londrina


INTERCESSÃO MUNDIAL

 Catar

 Como é a perseguição aos cristãos no Catar

Os cristãos no Catar são estrangeiros que trabalham no país. Por isso são mais livres para viver a fé, embora também enfrentem pressão. As igrejas frequentadas por imigrantes são monitoradas pelo governo e limitadas a áreas específicas. Há um pequeno número de cristãos nativos no país. Eles enfrentam extrema pressão das famílias e das comunidades muçulmanas.

O país não reconhece oficialmente a conversão do islã, o que causa problemas legais e perda de status social, custódia dos filhos e propriedade. Os cristãos estrangeiros ex-muçulmanos evitam alguma pressão ao conviver em comunidade internacional. Porém, tanto os cristãos ex-muçulmanos nativos quanto os migrantes correm risco de discriminação, assédio e vigilância policial.

Quem persegue os cristãos no Catar

O termo “tipo de perseguição” é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos no Catar são: opressão islâmica, opressão do clã, paranoia ditatorial.

Já as “fontes de perseguição” são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos no Catar são: oficiais do governo, líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, cidadãos e quadrilhas, parentes.

Pedidos de oração do Catar

– Clame pelos cristãos migrantes no Catar. Que eles sejam protegidos do tratamento brutal e abusivo e sejam cheios do Espírito Santo para compartilhar o amor de Deus a todos ao redor.

– Interceda pelos cristãos ex-muçulmanos que vivem a fé em segredo. Peça que o Senhor revele a eles que não estão sozinhos e podem contar com as orações de pessoas do mundo todo.

– Ore pela monarquia no Catar. Peça que Deus toque o coração do emir e dos demais governantes, e que eles sejam alcançados pelo amor e pela graça de Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Culto de Células – No dia 30 de janeiro teremos o culto que marca o retorno das nossas células após o período de férias. Será às 20h, no Espaço Esperança. Participe!

 Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da EBE. Serão oferecidos os cursos: Capelania Hospitalar; Evangelhos e Atos; Como ler a Bíblia 1; Pentateuco; Conhecendo a Deus; Conhecendo a sua vocação; Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Mais informações acesse aqui.

 Juventude Amp – Nosso culto de jovens, o amp, está em recesso. Retornaremos no dia 4 de fevereiro de 2023, às 19h, no Espaço Esperança.

Área Infantil – As atividades da Galera da Vila reiniciarão no dia 5 de fevereiro.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Colossenses 3.13-14

Interação:

Nossas células estão em recesso.

Crianças:

Nossas células estão em recesso.

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis