Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Promessas de alegria

Série "Promessas"

Compartilhe:

Editorial

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente (Salmos 16.11 – NAA).

Davi teve incontáveis momentos de dificuldade na vida: situações familiares complicadas, perseguições do rei Saul e de inimigos, queda em pecados vergonhosos, complicações em seu reinado. Apesar das circunstâncias adversas, Davi construiu uma fé inabalável em Deus e encontrou permanente alegria na sua presença. Esse Salmo 16, particularmente no verso 11, é um lindo poema de sua autoria que revela o caminho, o ambiente e a duração da alegria prometida pelo Senhor.

A alegria não é encontrada de maneira automática, não é efeito de um download do céu, não está disponível em uma prateleira do mercado, nem é uma cápsula que se compra na farmácia. A alegria é algo a ser construído, um processo que amadurece nosso mundo interior e nos ensina leituras corretas do mundo exterior, resultante da maneira como agimos e reagimos. Sim, a alegria tem caminho (Tu me farás ver os caminhos da vida). O salmista descobriu que o Senhor quer nos fazer ver os caminhos da vida que trazem alegria para fugirmos dos caminhos que intoxicam e nos levam à morte. Jesus é quem nos guia para a vida cheia de alegria em todas as suas expressões e riqueza.

Nessa caminhada, muitas vezes escondido nas cavernas, ou em liberdade junto às águas de descanso, Davi desenvolveu a prática de permanecer no ambiente da presença do Senhor onde há plena alegria. Sim, a alegria tem ambiente (na tua presença há plenitude de alegria). Esse ambiente está dentro do coração que sabe se posicionar na presença do Pai e independe do contexto exterior. Esse ambiente é regado por gratidão, nutrido por oração, cercado de louvores, encharcado de súplicas, mergulhado na contemplação, em vínculos de comunhão com o povo de Deus, ora em risos, ora em lágrimas. Davi soube construir esse ambiente da presença de Deus.

Deixando-se ser guiado no caminho e aprendendo a permanecer na presença do Senhor, o salmista tem clareza escatológica de que essa alegria jamais acaba. Sim, a alegria tem eternidade (à tua direita, há delícias perpetuamente). O salmista indica com a expressão delícias de que a alegria é progressiva. Fica claro que não é alegria do tipo passageira e condicional, mas alegria dos céus, como Deus a tem, como está escrito: no céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada (Salmos 115.3), ou seja, tudo faz para a sua alegria.

Deus nos fez para a sua alegria, mas também para a nossa alegria. Segundo o coração do Pai, nosso destino é a alegria. Jesus é nossa alegria. Aliás, cristianismo sem alegria é contradição, pois a alegria faz parte do reino de Deus (Romanos 14.17). Há um caminho a percorrer, um ambiente para permanecer e uma eternidade para desfrutar da alegria do Senhor.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

DIP – Domingo da Igreja Perseguida

O que é o DIP?

O Domingo da Igreja Perseguida (DIP) é um movimento nacional de oração em favor dos cristãos perseguidos, idealizado pelo Irmão André, fundador da Missão Portas Abertas. É um evento realizado na e pela igreja local.

 

Por que nesta data?

A data varia de ano a ano, pois acontece no domingo depois do Pentecostes. Isso porque Atos 4 marca o início da perseguição aos cristãos, logo após a descida do Espírito Santo, com a prisão de Pedro e João. Simbolicamente, então, afirma-se que esse foi o “início” da Igreja Perseguida.

DIP 2024 – Desperta, África

Em vários países da África Subsaariana, os cristãos são alvos de ataques de grupos extremistas e rebeldes. Nossos irmãos e irmãs precisam de apoio físico, emocional e espiritual para resistir à perseguição.

A perseguição na África Subsaariana

Viver como cristão na maioria dos países da África Subsaariana é estar sujeito a ataques violentos, sequestros e até morte, principalmente de grupos extremistas como Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês), Boko Haram, Al-Shabaab, ISWAP e extremistas fulanis. De acordo com os dados da Lista Mundial da Perseguição 2023, 95% das 5.621 mortes de cristãos aconteceram na região.

Enquanto os meninos cristãos são recrutados para serem soldados, os homens cristãos são mortos instantaneamente e as mulheres, raptadas e abusadas sexualmente. Além disso, elas são forçadas a se casar com soldados da milícia e costumam ser exibidas como troféus e sinal de vitória do grupo.

A situação é urgente e, sem apoio integral, os cristãos perseguidos na África Subsaariana estão sujeitos a desaparecer, seja porque foram mortos, fugiram ou renunciaram à fé em Jesus.

Conheça Gertrude

Gertrude é uma viúva de apenas 27 anos, que vive na República Democrática do Congo. Ela viu o marido, Jonas, ser morto por extremistas enquanto cultivavam sua pequena plantação. O casal e um filho estavam terminando o trabalho quando começaram a ouvir tiros.

Os rebeldes das Forças Democráticas Aliadas (ADF, da sigla em inglês) chegaram armados e Jonas tentou proteger a esposa e o filho. A cristã rastejou até um arbusto próximo e recebeu dois tiros no pé e um na barriga. Gertrude continuou rastejando e encontrou um esconderijo, de onde viu o marido ser decapitado e o filho capturado.

“Quando o mataram, eu também me senti morta. É como se eu tivesse perdido a cabeça. Eu não sabia onde estava ou para onde estava indo. Meu primeiro pensamento foram as crianças. Como eu as sustentaria?”, relembra Gertrude.

A cristã foi resgatada por soldados do governo e tornou-se responsável por cuidar de cinco filhos – um deles sequestrado – e de seis sobrinhos que perderam a mãe em um ataque das ADF. Gertrude recebeu apoio da Portas Abertas para abrir um pequeno negócio e precisa de cuidados pós-trauma e treinamento bíblico para resistir à perseguição.

Ore pelos cristãos como Gertrude, na África Subsaariana, a perseverarem em meio à violência.

Fonte: Missão Portas Abertas/dip

Tome Nota!

(amp)run No dia 30 de maio, feriado de Corpus Christi, vamos ter a 2ª edição da (amp)run – corra por uma criança. Toda renda do evento será revertida para a Casa das Formigas, em Moçambique. Modalidades: corrida / 5km e 10km (largada às 7h); caminhada para toda a família / 2,7km; cãominhada com os pets (a partir das 7h30). Local: aterro do lago Igapó. As inscrições encerram neste domingo, 26 de maio. Acesse aqui.

Curso Vida Nova – Para quem deseja se tornar membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina. Vamos aprender com a caminhada de Jacó: Betel – lugar de encontro e conversão, Peniel – lugar de luta e transformação, Siquém – lugar de armadilhas e embaraços, El-Betel – lugar de renúncia e libertação. Nossa caminhada como igreja: nossa origem, nossa doutrina e governo, nossa mordomia cristã e confissão, nossa dinâmica de atuação. O curso será de 2 a 23 de junho (4 encontros), das 10h às 12h, no Espaço Esperança. Inscrições até 31 de maio às 18h. Inscreva-se aqui.

Acampamento de adolescentes – De 7 a 9 de junho, vamos ter acampamento para adolescentes de 15 a 17 anos. Tema: deuses falsos (Marcos 12.30). Local: Acampamento Maanaim (Lerroville). Valor: R$ 395 (pode ser parcelado em 6x). Saída do ônibus na sexta (7/6), às 14h. Retorno no domingo (9/6), às 17h. Inscrição até o dia 1 de junho. Acesse aqui.

Campanha para o Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul ainda passa por muitas dificuldades. Nossa campanha em favor das vítimas dessa tragédia continua, porém, por ora, estamos apenas arrecadando recursos financeiros. Para doar, utilize o PIX da igreja ou as contas bancárias. Acrescente cinco centavos ao valor da sua doação para que a gente possa identificar a sua oferta para a campanha. Para mais informações acesse aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Cidadania

(Romanos 13.1-7; 1 Pedro 2.13-17; Mateus 5.13-16)

Comprometo-me a submeter-me às autoridades legitimamente constituídas sobre a minha vida e decido respeitá-las, honrá-las e orar por elas, sendo diligente no cumprimento de meus deveres como cidadão, refletindo, assim, o bom testemunho de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 16.11

Interação:

Alegria é estado de viva satisfação, contentamento, regozijo, júbilo, prazer, registra o dicionário Oxford Languages. Qual o caminho para a alegria verdadeira, constante, eterna? O Salmo 16, em seu versículo 11, mostra que o caminho da vida é revelado por Deus (Tu me farás ver os caminhos da vida), na presença dele (na tua presença há plenitude de alegria) e pela eternidade (à tua direita, há delícias perpetuamente). O rei Davi sabia disso. E hoje, como alcançar a alegria como promessa do Senhor? Jesus! Ele é o caminho, o lugar e a eternidade da alegria. Vamos refletir em nossa célula a respeito das promessas de alegria.

Perguntas para interação:

  1. O que você define por alegria?
  2. Você se considera uma pessoa alegre? Se sim, por quê? Se não, por quê?
  3. Compartilhe com a célula qual foi o momento/ocasião em que você sentiu imensa alegria!

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 15 do Material de Tema Único. Título: … e tudo desabou. Princípio: O servo de Deus ora. Versículo para decorar: — Ó Senhor, meu Deus, peço que lembres de mim (Juízes 16.28b – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis