Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Caminhos avivados

Série "Avivados"

Compartilhe:

Editorial

Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre (Atos 13.4).

O texto acima nos mostra que é possível percorrermos caminhos totalmente dirigidos pelo Espírito Santo. A isso chamamos de caminhos avivados. Mas o que queremos dizer com essa expressão? É um contraponto à ideia de pegarmos caminhos errados ou indevidos, que se tornarão perigosos, enfadonhos de percorrer, morosos e, claro, não nos levarão a lugar nenhum.

Vamos aprender com o apóstolo Paulo e seus companheiros de ministério como ser dirigidos nesta dimensão. Nossos caminhos são avivados quando:

Ouvimos do Espírito Santo o que devemos fazer. Tudo começou quando a igreja orou, jejuou e ouviu a voz do Espírito Santo dizendo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado (Atos 13.2). Era a igreja de Antioquia que estava, por intermédio de seus profetas e mestres, ouvindo a voz do Espírito e enviando Paulo e Barnabé, com imposição de mãos para sua primeira viagem missionária (Atos 13.1-3).

A partir desse discernimento coletivo da igreja, os apóstolos saem a percorrer seu caminho e, enviados pelo Espírito Santo, iniciam sua trajetória. Nessa viagem repreenderam falsos profetas (Atos 13.9-10); autoridades se dobraram a Cristo (Atos 13. 7, 12); pregaram ousadamente nas sinagogas em Antioquia da Pisídia, sendo seguidos por judeus e gentios piedosos (Atos 13.43); passaram por Icônio, operando sinais e prodígios (Atos 14.1, 3); chegaram a Listra (Atos 14.16),  Icônio e por Antioquia da Psídia; dirigiram-se à Panfília, anunciaram a palavra em Perge e chegaram à Atália (Atos 14.25). Finalmente retornaram a Antioquia, de onde haviam sido enviados, e ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé (Atos 14.27). Quando ouvirmos do Espírito Santo o que devemos fazer, nossos caminhos serão avivados e falaremos das coisas que Deus está fazendo e fará.

Ouvimos do Espírito Santo o que não devemos fazer. O objetivo da segunda viagem missionária de Paulo era o de visitar os irmãos por todas as cidades onde havia anunciado a palavra do Senhor e ver como passavam (Atos 15.36). Agora, Paulo e seus companheiros tentam ir para a Ásia e são impedidos. Não por homens, não por obra do inimigo, mas, incrivelmente, pelo próprio Espírito Santo: Tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (Atos 16.6-7). Paulo e seus companheiros entenderam o que não era para fazer e onde não deveriam ir, juntos discerniram a voz do Espírito. Posteriormente, por meio de uma visão, foram orientados a ir à Macedônia e, porque compreenderam o que não era para se fazer, nasceu a igreja em Filipos, cidade da Macedônia. Quando ouvirmos do Espírito Santo o que não devemos fazer, seremos surpreendidos com caminhos avivados e inesperados, porém preparados por Deus para nós.

Deus tem para nós caminhos avivados! Estejamos sensíveis à sua voz e sua direção. Vamos juntos percorrer esses caminhos.

Pr. Pedro Leal Junior

Missão Integral

Instituto Esperança

Graça e paz!

Queremos compartilhar um pouco de nossas atividades do mês de maio.

Curso de Cuidador de Idosos
A professora, enfermeira e gerontóloga, Andreia Ribeiro, tem conduzido a turma a conhecer cada vez mais o mundo das pessoas que já estão na melhor idade e precisam de cuidados diários para seguir sua caminhada. Cada aluno tem a oportunidade de aprender a parte teórica e técnica que um cuidador precisa saber e este conteúdo é enriquecido com as práticas, possibilitando que os alunos desenvolvam suas habilidades. Para junho estão programadas aulas com especialistas em odontologia, que irão abordar a higiene bucal com destaque da importância para pessoas acamadas; treinamento em socorros de urgência e emergência, trabalhando noções de primeiros socorros, além do estágio supervisionado que será realizado em parceria com o Lar Maria Tereza Vieira.

Curso de Design de Sobrancelhas
O curso, ministrado pela profissional Flaviane Ribeiro, tem capacitado as pessoas para aprenderem nova profissão e também aprimorarem suas técnicas. São realizadas aulas teóricas sobre medidas, desenhos e pigmentação, que são reforçadas com as aulas práticas possibilitando a vivência profissional.

Curso de Corte de Cabelo
Também estamos concluindo uma turma no curso de Corte de Cabelo, que foi direcionado a profissionais auxiliares de cabeleireiro que buscam aperfeiçoamento e aprendizado em sua área. A profissional Erika Magalhães trabalhou desde informações básicas sobre tipos de cabelos, densidade, volume e cores; conhecimentos importantes para um bom profissional; até chegar à parte prática: o corte. Cada aluna pratica em sua boneca os cortes de cabelo e suas mais variadas técnicas e estilos.

Novos cursos
Nas últimas duas semanas, o IE ofereceu dois cursos de capacitação profissional: Manipulação de Alimentos, que aconteceu nos dias 15 e 16 de maio, e foi ministrado pelas nutricionistas Tatiane Mendes e Krystin Obara; o outro curso foi de Comunicação e Oratória, que ocorreu nos dias 22 e 23 de maio, ministrado pela professora Carmen Benedetti. Foram momentos importantes e que, com toda certeza, contribuíram para crescimento e aprendizado de todos que participaram.

Centro de Aconselhamento e Ajuda
O CAA tem atendido regularmente crianças, jovens e adultos, de maneira presencial e on-line. Tem feito a diferença em cada vida.

Outros serviços
-O atendimento nutricional acontece quinzenalmente.
-O suporte jurídico tem auxiliado em questões de família relacionadas a divórcios, pensão alimentícia, guarda de filhos.

Nossa gratidão a Deus por trazer cada um ao IE, gratidão aos nossos profissionais, que dispuseram parte do seu tempo para compartilhar conhecimentos e proporcionar momentos tão especiais.

Você sabia que os profissionais do Instituto Esperança são voluntários? Já pensou em contribuir com o reino servindo com seus dons e talentos?

Nós amamos porque ele nos amou primeiro (1 João 4.19).

Joyce Lustri
Coordenadora do Instituto Esperança


INTERCESSÃO MUNDIAL

República Democrática do Congo

 

O Leste da República Democrática do Congo é uma região perigosa para os cristãos. Grupos rebeldes estão disputando o controle da região. Um deles é o grupo extremista islâmico Forças Aliadas Democráticas (ADF, da sigla em inglês), que realizou ataques públicos e brutais contra comunidades e igrejas cristãs.

 

Os cristãos que vivem nessa região estão sob constante ameaça de sequestros e ataques violentos. O grupo ADF sequestra e violenta sexualmente mulheres e as subjuga a casamentos forçados com soldados da milícia. Dessa forma, eles mantêm as cristãs como um tipo de “troféu” que exibe o poder e a vitória do grupo.

 

As chances de encontrar justiça por meio do sistema legal do país são pequenas. Muitos cristãos são forçados a fugir de casa e buscar refúgio em vilarejos próximos. Parceiros de Portas Abertas entregam ajuda emergencial para os deslocados internos por meio das igrejas locais.

 

Pessoas que deixaram o islamismo ou religiões nativas para seguir a Jesus são pressionadas a permanecerem nas atividades religiosas tradicionais. Nos casos mais extremos, mulheres que se convertem ao cristianismo são forçadas a se casar, engravidar ou se divorciar. Os líderes cristãos que discursam e se opõem a corrupção e violência são assediados e ameaçados pelo governo.

 

A violência continua desenfreada e a pressão aos cristãos teve um pequeno aumento em comparação ao ano passado, principalmente sobre as igrejas. Isso é reflexo das ameaças dos militantes islâmicos, especialmente no leste do país, onde igrejas foram atacadas repetidas vezes. O crime organizado e a corrupção também tornam a vida das igrejas e da comunidade mais difícil.

Pedidos de oração
– Ore para que a justiça e a paz sejam restauradas no leste da República Democrática do Congo.
– Peça ao Senhor que conceda sabedoria do alto e força aos líderes cristãos para cuidar das igrejas.
– Rogue a Deus para que os projetos de ajuda às igrejas locais e de cuidados pós-trauma frutifiquem e atendam todos os cristãos perseguidos que precisarem.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Coração Valente – O Ministério Paz com Deus estará realizando de 2 a 4 de junho, um retiro para homens com o tema Coração Valente. Por que participar? Todo homem nasceu em um mundo em guerra e enfrenta um inimigo que está empenhado em roubar, matar e destruir tudo o que é bom e de valor (João 10.10). O ataque desse inimigo visa confundir e destruir a verdadeira masculinidade, tanto criando falsas versões do que é ser homem, como o machismo, quanto emasculando e enfraquecendo os homens, atingindo sua importância na família e na sociedade. Qual é o papel e o lugar do homem nessa batalha; a identificação e cura das feridas; como usar as armas espirituais, são alguns temas que serão abordados. O retiro será na Estância Montana, Fazenda Nata, em Londrina. Vagas limitadas. Para mais informações e inscrições entre em contato por WhatsApp 43 9 9634-2422.

(amp)run  – No dia 8 de junho realizaremos o (amp)run – corra por uma criança. O evento é em prol da Casa das Formigas em Moçambique. A largada será no aterro do Lago Igapó, às 7h. Inscrições: R$ 70,00. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Do Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área de Apoio Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Submissão

(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)

Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 13.4

Interação:

O livro de Atos é rico em experiências de avivamento. Desde o dia de Pentecostes, o Espírito Santo tem guiado os discípulos de Cristo na jornada do evangelho. Sensíveis à voz dele, somos capazes de discernir caminhos de vida ou morte. Em busca de direção, a igreja em Antioquia jejuou e orou. Assim, enviou Barnabé e Paulo para a obra missionária, sob a direção do Espírito Santo de Deus (Atos 13.2). Por outro lado, atentos ao seu direcionamento, não foram à Bitínia. Em obediência, dirigiram-se à Macedônia. Resultado: fundaram a igreja de Filipos (Atos 16). Ouvir e discernir a voz do Espírito Santo é essencial ao nosso avivamento. Vamos refletir em nossa célula a respeito de como aguçar nossa percepção espiritual. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Em meio a tantas vozes e barulhos, você tem ouvido a voz de Deus? Compartilhe uma experiência.
  2. Como você tem discernido o sim e o não de Deus?
  3. Sim e não fazem parte do nosso dia a dia. Compartilhe como foi e o resultado da sua obediência quando a resposta de Deus foi não.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 9 do Material de Tema Único. Título: Passando por cima. Princípio: O propósito de Deus é que guardemos na memória o que ele fez. Versículo para decorar: Essa festa será como um sinal para vocês (…) e os ajudará a lembrarem (…) de estudar a Lei de Deus, o Senhor (Êxodo 13.9 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis