Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Amizades avivadas

Série "Avivados"

Compartilhe:

Editorial

Atos 21.7-16

A Bíblia é muito rica e intencional em valorizar a amizade. Sabe que o olhar do amigo alegra o coração (Provérbios 15.30), pois está sempre presente, especialmente nos momentos mais difíceis (Provérbios 17.17), tornando-se mais chegado que um irmão (Provérbios 18.24), trazendo a doçura no conselho cordial (Provérbios 27.9), jamais abandonando (Provérbios 27.10) e sempre nos deixando afiados na vida (Provérbios 27.17).

Paulo estava em sua terceira e última viagem missionária acompanhado de diversos companheiros (Atos 18.23-20.38). Pregou fervorosamente na Ásia Menor e tinha suas mensagens confirmadas por Deus por meio de milagres. Foi um tempo bastante profícuo para a expansão do evangelho. Ao longo de toda jornada, Paulo fazia amigos. Não era qualquer tipo de amizade, mas relacionamentos cheios da presença do Espírito Santo. Quando passou por Cesareia, pode-se perceber que as amizades avivadas tinham seu ambiente próprio com destaque ao relacionamento, espiritualidade e respeito.

O ambiente relacional é visto pelas expressões: saudamos os irmãos, passando um dia com eles … ficamos com ele … aproximando-se de nós … alguns dos discípulos também vieram de Cesareia conosco, trazendo consigo Mnasom, natural de Chipre, velho discípulo, com quem nos deveríamos hospedar. Tinham prazer em estar juntos, caminhar juntos, tomar refeições juntos. Tinham alegria no convívio, na troca de conversas, na interação. Faziam questão de viajar só para se encontrarem e gastarem tempo de qualidade. Cultivavam o afeto, o carinho, o amor. Valorizavam o companheirismo pelo interesse real pelo outro.

O ambiente espiritual é percebido no destaque de que Filipe tinha quatro filhas solteiras, que profetizavam e no seguinte momento: Demorando-nos ali alguns dias, veio da Judeia um profeta chamado Ágabo, que, aproximando-se de nós, pegou o cinto de Paulo e, amarrando com ele os próprios pés e mãos, declarou: — Assim diz o Espírito Santo: É isto que os judeus em Jerusalém farão ao dono deste cinto para entregá-lo nas mãos dos gentios. O que diferenciava a amizade avivada de uma normal é a presença intensa do Espírito Santo fazendo desses encontros oportunidades de edificação, fortalecimento, transformação, sinais, prodígios, profecias, orações, discernimento, amadurecimento.

O ambiente respeitoso acontece no relato: Quando ouvimos estas palavras, tanto nós como os daquele lugar rogamos a Paulo que não fosse a Jerusalém. Mas ele respondeu: — O que estão fazendo, ao chorar assim e partir o meu coração? Pois estou pronto não só para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus. Como Paulo não se deixou persuadir, conformados, dissemos: — Seja feita a vontade do Senhor! Ou seja, mesmo diante dos riscos iminentes, depois de tentarem demover Paulo da ideia de ir a Jerusalém, os amigos, conformados, respeitam a decisão do apóstolo. Entenderam, acataram, apoiaram.

Amizades avivadas nascem no convívio, aprofundam-se na espiritualidade e consolidam-se no respeito. Não somente precisamos de amizades, mas amizades avivadas, cheias da alegria de estarmos juntos, trazendo o céu para a terra e nos fortalecendo mutuamente.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Ministério Paz com Deus

2022 foi um ano desafiador, mas também muito abençoado! Continuamos realizando retiros no sítio, atendendo pessoas e famílias buscando ajuda, tanto presencialmente como on-line, e retomamos algumas viagens a convite de igrejas em outras cidades de várias partes do Brasil.

Somos gratos a Deus por várias bênçãos:

Gravamos dois cursos em vídeo: Jornada do Crescimento, que é nosso material de discipulado, para um curso on-line; e Coração Valente, um material desenvolvido para homens, visando ajudá-los a entender seu papel crucial na família, igreja e sociedade. Ambos os cursos poderão alcançar pessoas em todas as partes do Brasil. Que Deus nos dê boas estratégias de divulgação, e também de acompanhamento para os interessados.

Como mencionado acima, continuamos tendo retiros aqui no sítio, sempre com lotação completa! Hoje oferecemos versão presencial dos cursos Jornada do Crescimento, Coração Valente, União (que trata da teologia da nossa união com Cristo) e Conexão (que é um programa oferecido a quem quer treinamento para ajudar pessoas com lutas na identidade e sexualidade).

Temos também alguns desafios, para os quais pedimos intercessão:

– Pedimos que Deus preserve nossa liberdade de expressão e de atuação, que já estão sendo ameaçadas dentro do contexto político no qual estamos. Em vários países já é considerado crime realizar as atividades que realizamos hoje. Que Deus preserve essa liberdade que ainda temos.

– Muita gente quer ajuda, mas são poucas as pessoas dispostas e treinadas para oferecer um discipulado eficaz. Que Deus levante mais pessoas para unir forças conosco.

– Precisamos mais espaço de hospedagem no sítio. Nosso alvo é poder realizar retiros com até 15 participantes. Hoje temos espaço para 10 pessoas apenas.

– Também queremos gravar mais dois cursos para oferecê-los em versão online: Conexão e União.

Agradecemos o apoio da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina.

Nossa fé em Jesus transfere a justiça de Deus a nós, e agora ele nos declara perfeitos. Isto significa que agora podemos usufruir de verdadeira e duradoura paz com Deus, tudo por causa do que o nosso Senhor Jesus, o Ungido, fez por nós. (Romanos 5.1 – The Passion Translation).

Willy Torresin de Oliveira


INTERCESSÃO MUNDIAL

Tunísia

A população tunisiana é composta por 99% de muçulmanos. Os poucos cristãos no país, predominantemente de origem muçulmana, são discriminados pela família e pela sociedade. Abandonar o islã é socialmente inaceitável.

Quando a conversão é descoberta, cristãos são submetidos a hostilidades da família, dos colegas e amigos. Em alguns casos, a agressão pode se tornar física e, geralmente, acontece em oculto. Em alguns casos, cristãos são abandonados pela família e rejeitados pelos amigos. O emprego também pode ficar em risco. A maioria dos cristãos não pode se reunir para cultuar publicamente, por isso esconde a fé para evitar os perigos.

Alguns cristãos se arriscam para se reunir e cultuar, mas o fazem com muita cautela. Quando algum participante dos cultos é descoberto, corre o risco de sofrer ostracismo da comunidade. Ele pode receber um marcador na orelha para que o serviço de segurança os monitore. Alguns cristãos estrangeiros que vivem na Tunísia experimentam certa liberdade, apesar de o evangelismo em público não ser aceito.

O que mudou este ano

A violência permanece alta na Tunísia e a pressão enfrentada pelos cristãos teve um pequeno aumento em comparação com o ano passado. Em julho de 2022, o presidente Kaïs Saïed consolidou o golpe militar. O golpe foi executado por meio de um referendo constitucional que garantiu poder total a ele. A Constituição atual é ambígua quanto à liberdade de religião, e instiga o temor de que o monitoramento das autoridades sobre os cristãos na Tunísia continue aumentando.

Pedidos de oração

– Ore para que o presidente e as autoridades da Tunísia tomem decisões sábias e não prejudiquem os cristãos.

– Interceda pelos líderes cristãos no país para que encontrem segurança em Cristo, força e amor para pastorear as comunidades cristãs.

– Peça ao Senhor que proteja as reuniões secretas dos cristãos de origem muçulmana, e que nada os impeça de caminhar com o Senhor Jesus.

– Rogue a Deus para que os cristãos que enfrentam agressões ou outros tipos de violência, na Tunísia, encontrem consolo e cura no Espírito Santo.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Semana de Oração de Pentecostes – A Igreja Presbiteriana Independente do Brasil realizará de 22 a 28 de maio, uma semana de oração, com o tema Marcas do avivamento. Vamos ter lives diárias, a partir das 20h, promovidas pelo Ministério Nacional de Oração, no canal do YouTube da IPIB. Confirma a programação:

Segunda-feira – 22/5
O avivamento e a Bíblia – Rev. Messias Anacleto Rosa.

Terça-feira – 23/5
Avivamento, oração e arrependimento – Rev. Adilson Ribeiro.

Quarta-feira – 24/5
Avivamento, missões e evangelismo – Rev. Timóteo Carriker.

Quinta-feira – 25/5
O avivamento e a oração profética – Rev. Rodolfo Montosa.

Sexta-feira – 26/5
Avivamento, ação social e diaconia – Reva. Ana Isaura Lima de Souza.

Curso Vida Nova – Estão abertas as inscrições para o curso Vida Nova, que será realizado de 28 de maio a 18 de junho (4 aulas, aos domingos), das 10h às 11h30, no Espaço Esperança. Esse curso é destinado a você que deseja se tornar membro da nossa igreja. Inscrições até o dia 25 de maio. Acesse aqui.

Pizza Solidária – O Lar Maria Tereza Vieira está realizando uma promoção para angariar recursos para melhorias na instituição. Estamos vendendo pizza de presunto e queijo pré-assada para retirar no dia 27 de maio, das 9h às 14h, na sede do Lar (Rua Santa Clara, 165). Valor: R$ 40,00. O pagamento pode ser feito por pix (CNPJ: 80760879000109). O comprovante deve ser enviado no e-mail eventos@larmariatereza.com.br

Coração Valente – O Ministério Paz com Deus estará realizando de 2 a 4 de junho, um retiro para homens com o tema Coração Valente. Por que participar? Todo homem nasceu em um mundo em guerra e enfrenta um inimigo que está empenhado em roubar, matar e destruir tudo o que é bom e de valor (João 10.10). O ataque desse inimigo visa confundir e destruir a verdadeira masculinidade, tanto criando falsas versões do que é ser homem, como o machismo, quanto emasculando e enfraquecendo os homens, atingindo sua importância na família e na sociedade. Qual é o papel e o lugar do homem nessa batalha; a identificação e cura das feridas; como usar as armas espirituais, são alguns temas que serão abordados. O retiro será na Estância Montana, Fazenda Nata, em Londrina. Vagas limitadas. Para mais informações e inscrições entre em contato por WhatsApp 43 9 9634-2422.

(amp)run  – No dia 8 de junho realizaremos o (amp)run – corra por uma criança. O evento é em prol da Casa das Formigas em Moçambique. A largada será no aterro do Lago Igapó, às 7h. Inscrições: R$ 70,00. Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Colônia Bíblica de Férias – De 12 a 14 de julho, vamos ter a Colônia Bíblica de Férias para crianças de 3 a 10 anos. Horário: 13h30 às 17h30. Local: Espaço Esperança. Tema: Do Aba. Valor: R$ 90,00. Inscrições na secretaria da Área Infantil: de terça a quinta, das 13h30 às 17h30; aos domingos, durante os cultos das 10h e 19h. Vagas limitadas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Atos 21.7-16

Interação:

Amizade é relacionamento baseado em convívio, estima, afeição, lealdade, disponibilidade, cuidado, proteção, respeito. Deus nos fez seres relacionais, e como tais, necessitamos de um bom amigo, uma boa amiga em nossa jornada. A Bíblia é repleta de relatos envolvendo bons amigos. Jesus caminhou ao lado deles. Paulo teve muitos durante suas viagens missionárias. Alguns permaneceram ao seu lado até o fim do bom combate. Amigos são essenciais, nos avivam e são avivados por nós. Vamos refletir em nossa célula a respeito da importância de cultivar boas amizades aos pés de Jesus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

1 – Você é uma pessoa de muitos amigos? Suas amizades são profundas?

2 – Você tem a facilidade de orar e falar da sua fé com seus amigos?

3 – Qual a sua reação quando um amigo não segue um conselho seu?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Andanças e mudanças” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 8 do Material de Tema Único. Título: Deixa o meu povo ir. Princípio: O propósito de Deus é que todos saibam que ele é Senhor. Versículo para decorar: ficará sabendo que não há outro deus como o Senhor, o nosso Deus (Êxodo 8.10c).

Continue lendo

Nossos Boletins

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis