Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.
Para que este desperdício de perfume? (trecho de Marcos 14.1-11)
Já teve a sensação de estar desperdiçando tempo, dinheiro, energia? Pois bem, muita gente tem esse claro sentimento. Mas, para entendermos melhor o que se passa, é necessário definir com maior clareza o que seja desperdício. Segundo dicionários, desperdício é despesa inútil e censurável; esbanjamento; gasto em excesso; perda. Desperdiça aquele que é perdulário, gastador, pródigo. Desperdiça também o negligente, descuidado, preguiçoso. O conceito de desperdício está em lançar o que vale sobre o que não tem valor. Aqui surge o ponto principal: o que tem valor para uma pessoa difere de outra. Damos maior valor ao que realmente amamos. Por exemplo, quando vemos alguém gastando tempo, dinheiro ou energia com algo que desprezamos, dizemos que aquela pessoa está desperdiçando. Já quando alguém faz algo que valorizamos, nossas palavras serão de elogio. Nessa perspectiva, o trecho lido acima mostra personagens com amores diferentes.
O amor dos indignados tornou-se bem claro: o perfume valia mais do que Jesus, por isso chamaram o gesto de desperdício. Diz o texto que ficaram indignados e murmuraram contra a mulher. Ficaram com muita raiva diante da extravagante oferta do perfume que valia um ano de salário. Não entendiam a linguagem de amor da mulher. Definitivamente, o mundo não tem problemas com a devoção moderada. Falam mal da devoção incontestável: diminuíram a mulher, diminuíram a oferta, diminuíram Jesus. Segundo o relato de João, a pessoa que falou a frase do desperdício foi Judas, e disse isso não porque se preocupava com os pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa do dinheiro, tirava o que era colocado nela (João 12.4-6). Puxou a fila do escárnio, da difamação, da detratação. Judas enxergava Jesus como um meio e não como um fim. Amava, sim, o dinheiro. Lançou seu coração sobre o que não tem valor.
O amor da mulher foi evidente: Jesus valia mais do que o perfume, por isso não hesitou em derramar sobre a cabeça do Mestre o óleo precioso. Segundo o relato de João, a mulher era Maria, irmã de Lázaro e Marta (João 12.1-3) e ela fez isso antes de começar a semana da Paixão de Cristo. Enxergou Jesus como um fim e não como um meio. Ela não era fanática, mas apaixonada. Não estava cega, mas tinha olhos abertos. Não era obcecada, mas determinada. Estava acostumada a escolher a melhor parte assentando-se aos pés do Mestre para ouvir seu ensino (Lucas 10.38-42), e muito grata pela ressurreição de seu irmão (João 11.44). Maria foi aceita por Jesus, protegida contra a hostilidade e elogiada pelas gerações vindouras. Não buscava isso. Simplesmente foi uma adoradora apaixonada. Amava, sim, a Jesus. Lançou seu coração sobre o que mais tem valor.
O amor de Jesus foi incomparável: o perfume derramado anunciou sua morte, ungiu seu corpo antecipadamente para a sepultura. Jesus tinha plena consciência daquele gesto profético que anunciava que o mais valioso perfume do universo seria derramado. Jesus é o perfume que vale mais que toda a criação de todo o Universo somada na história. Ao entregar sua vida por nós, estaria Jesus desperdiçando? Na visão do Pai, do Filho e do Espírito Santo, não! Jesus derramou-se por nós por nos considerar em elevado valor, alta estima, profundo amor. Impressionante isso! Jesus não considerou sua morte um desperdício, mas um ganho para a eternidade. Jesus, sim, nos amou. Lançou seu coração sobre a nossa vida.
E aí, quem desperdiçou? Desperdiçou quem amou o que não tem valor. Judas amou o que não tinha valor, Maria amou quem tem todo o valor, e Jesus nos amou, pois nos dá grande valor. Nossa vida é um perfume que ganha valor somente quando se derrama sobre Jesus. Não desperdice sua vida, ame a Jesus!
Vida em célula
Olá, meu nome é Elena. Eu pertenço à célula da Pastora Andréia, do Ministério Infantil da IPI de Londrina. Eu gosto bastante da minha célula e lá nós aprendemos sobre a palavra de Deus. Ela interage muito com as crianças e também cuida muito bem de nós. Lá é como o jardim da tia Andréia onde plantam sementes de Deus no nosso coração. E é isso! (11 anos)
Olá, meu nome é Alice, estou aqui para falar que estou na célula da tia Andréia. Lá é muito legal e divertido! Nós aprendemos bastante sobre a palavra de Deus e também aprendemos brincando, às vezes. É muito bom ter uma célula para ir! (11 anos)
INTERCESSÃO MUNDIAL
Brasil
Vamos levantar um clamor a Deus pela nossa nação crendo que: se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra (2 Crônicas 7.14).
Ore pelos líderes de nossa nação para que governem com justiça e em favor do povo brasileiro.
Módulo 1 da EBE – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da Escola Bíblica Esperança. Cursos Oferecidos: Capelania Hospitalar; Como ler a Bíblia 1; Conhecendo a sua vocação; Noivos; Como orar; Grupo de Apoio a Pais (GAP). Informações e inscrições aqui.
Autismo – Quem cuida de alguém também precisa de cuidado! Com essa finalidade, o Instituto Esperança vai iniciar um novo projeto com familiares e responsáveis por crianças com diagnóstico de autismo. Se você deseja saber mais sobre essa iniciativa, entre em contato conosco pelo WhatsApp 43 99645-0076 ou pelo telefone 3345-2262.
Encontro de mulheres – No dia 8 de março, às 20h, teremos um encontro de mulheres, com o tema “Essência”. Para participar, é necessário fazer a inscrição. Acesse aqui.
Assembleia Geral Ordinária – O presidente do Conselho da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Pr. Rodolfo Garcia Montosa, convoca os membros civilmente capazes para a assembleia geral ordinária da igreja, com abertura no dia 17 de março de 2024, às 8h, no templo da Rua Mato Grosso, 806, Londrina-PR; e a plenária reunir-se-á, às 20h15, em primeira convocação, e, não havendo quórum no início da reunião, às 20h45, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, no Espaço Esperança, à rua Norman Prochet, 55, Londrina-PR. Pauta: 1) Apresentação do relatório do movimento financeiro da tesouraria, e movimento geral eclesiástico da igreja do exercício de 2023; 2) Aprovação das contas do Conselho; 3) Nomeação da comissão de exame de contas.
Princípio
Princípio da submissão
(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)
Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.
Edificação na Célula
Texto Bíblico:
Interação:
Não desperdice sua vida, ame a Jesus. Ame-o como ele amou você; não como um nome que é invocado ao final das orações, alguém importante na história ou um meio para o sucesso material. Ame-o como Senhor e Salvador da sua vida, cujo nome tem poder extraordinário na terra e no céu. O vaso de alabastro quebrado para que o perfume do mais puro nardo fosse derramado aos pés de Cristo ilustrou bem o seu valor (Marcos 14.3). Judas murmurou junto a outros indignados; afinal, o valor monetário “desperdiçado” foi alto. A mulher foi sábia, entendeu e agiu como tal: anunciou a morte salvífica ao ungir o corpo do Cordeiro. Há amor maior que este: dar a vida na cruz por nós? Vamos refletir em nossa célula a respeito do que tem tido maior valor que Jesus em nossa vida. (por Paulo Povedano)
Algumas perguntas para reflexão:
Crianças:
As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.
“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 5 do Material de Tema Único. Título: Tudo é descoberto. Princípio: O servo de Deus confessa a verdade. Versículo para decorar: confesse a verdade diante do Senhor, o Deus de Israel. Conte-me o que você fez; não procure esconder nada (Josué 7.19 – NTLH).