Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Discípulos aprendem a falar

Série "Discípulos"

Compartilhe:

Editorial

Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades, não se preocupem quanto à maneira como irão responder, nem quanto às coisas que tiverem de falar. Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer (Lucas 12.11-12 – NAA).

Se alguém não tropeça no falar, é um indivíduo perfeito (Tiago 3.2 – NAA). Sendo bem sincero, estamos bem longe de sermos perfeitos no falar, não é verdade? Erramos no tempo, no jeito e no conteúdo da fala. Diante dessa realidade, Jesus revela que o Espírito Santo é quem nos ensinará. Aos discípulos cabe aprender quando, como e o que falar.

Discípulos aprendem quando falar: Quando levarem vocês às sinagogas ou à presença de governadores e autoridades … naquela mesma hora. Precisamos entender que existe o momento do silêncio e o momento da fala. Jesus usou do silêncio para libertar a mulher flagrada em adultério (João 8.6); provocar o choro de amargo arrependimento em Pedro após este ter negado que o conhecia (Lucas 22.61-62); censurar a hipocrisia religiosa de Caifás (Mateus 26.63); ignorar o desejo pelo espetáculo de Herodes (Lucas 23.8-9); desaprovar comportamento político-interesseiro de Pilatos (Marcos 15.4-5). Jesus usou das palavras para repreender a hipocrisia dos religiosos (Mateus 22.18); consolar os que choram (João 11); revelar o que está no coração (João 4.18); exortar seus discípulos (Marcos 9.19); curar os enfermos (Marcos 5.34); abençoar crianças (Mateus 19.15); ensinar as Escrituras (Lucas 24.27).

Discípulos aprendem como falar: não se preocupem quanto à maneira como irão responder. É impressionante a variedade de formas como Jesus se expressou. Falou com autoridade em todo o tempo (Lucas 4.32), com ternura às crianças (Mateus 19.14),  ⁠com vigor aos fariseus (Mateus 15.7), com compaixão aos aflitos (Mateus 9.36), com indignação aos comerciantes no templo (Mateus 21.12), com mansidão aos cansados (Mateus 11.28-29), com assertividade aos seguidores (Lucas 9.41), com gentileza às mulheres (João 4), com sabedoria ao ensinar (Mateus 13.1-23), com entusiasmo ao perceber o amadurecimento dos discípulos (Lucas 10.21), com alegria (Mateus 16.17) e firmeza (Mateus 16.23) diante da declaração de Pedro, com sobriedade ao anunciar sua morte e ressurreição (Marcos 8.31).

Discípulos aprendem o que falar: nem quanto às coisas que tiverem de falar. Porque o Espírito Santo lhes ensinará … as coisas que vocês devem dizer. Por ser cheio do Espírito Santo, Jesus falava palavras que edificam (Mateus 5-7), exortam (Mateus 16.6), animam (João 16.33), perdoam (Marcos 2.5), salvam (João 3.16), curam (Mateus 8.2-3), produzem paz (João 14.27), calam os adversários (Mateus 22.22), transformam corações (Lucas 19.1-10), produzem vida eterna (João 6.68). O repertório de Jesus é verdadeiro, ilimitado, impactante, surpreendente. Tudo o que Jesus falou foi inspirado pelo Espírito Santo, o mesmo que habita em nossa vida.

Definitivamente, precisamos aprender a nos expressar diante das diversas situações que se apresentam no curso da vida. Há muito do que se arrepender do que passou e muito a melhorar a partir de hoje. Sobre a palavra inadequada já dita, maldita, ou não dita a tempo, no modo e no conteúdo adequados, resta-nos pedir perdão. E de agora em diante, cabe-nos pedir: ensina-nos a falar, Jesus.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Aguapura

Então aspergirei água pura sobre vocês, e vocês ficarão purificados. Eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Eu lhes darei um coração novo e porei dentro de vocês um espírito novo. Tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne (Ezequiel 36.25-26 – NAA).

No capítulo 36 do livro de Ezequiel, o profeta fala sobre a promessa de restauração do povo de Deus. Ela se estende a nós, hoje. Muitas vezes nos afastamos do nosso Pai, andamos por caminhos tortuosos e que nos levam ao fundo do poço, onde predominam a escuridão, a sujeira. A boa notícia é que Jesus vem até nós e nos resgata, restaura, coloca vestes limpas e nos faz viver na luz. Onde você se encontra neste momento? Preso a um vício? Jesus pode transformar a sua vida!

O Projeto Aguapura tem como missão levar o evangelho de Jesus aos que estão longe, perdidos nas drogas, no alcoolismo, buscando resgatá-los e oferecer ajuda para que sejam libertos e conheçam a Cristo. As atividades do projeto visam esse resgate do dependente químico, bem como o acompanhamento de familiares.

O projeto realiza cultos mensais, bem como oficinas ocupacionais, grupos de apoio, atendimento individual e encaminhamentos, quando necessário.

Se você tem o desejo de conhecer mais o projeto ou sente um chamado para atuar como voluntário, convidamos você para participar do Treinamento para conselheiros em dependência química, que será oferecido no primeiro módulo da Escola Bíblica Esperança. Para mais detalhes sobre o curso, acesse aqui.



INTERCESSÃO MUNDIAL

Iêmen 

Seguir a Jesus no Iêmen continua sendo extremamente perigoso. A sociedade iemenita é fortemente islâmica, conservadora e tribal, e a punição tribal por renunciar ao islamismo pode ser morte ou banimento.

A maioria dos cristãos é iemenita e de origem muçulmana. Como a conversão é proibida pela lei islâmica e do Estado, cristãos devem manter a fé em segredo, ou se arriscam a severas consequências por parte da família, autoridades e grupos islâmicos radicais. Isso pode incluir divórcio, perda da custódia dos filhos, prisão, interrogatórios e até mesmo a morte.

A crise humanitária causada pelos dez anos de guerra civil no Iêmen também aumentou a pressão aos cristãos. Apesar de alguma ajuda emergencial estar disponível, ela é mais distribuída por meio de grupos muçulmanos e mesquitas, que são acusadas de discriminação contra qualquer um que não seja muçulmano devoto.

Pedidos de oração

– Interceda por força e proteção para cristãos que vivem em áreas onde estão em risco por causa de grupos militantes islâmicos.
– Ore para que convertidos de origem islâmica tenham sabedoria e coragem para compartilhar a fé e que a igreja secreta cresça.
– Clame a Deus por uma mudança no Iêmen, que a paz venha sobre essa nação que enfrenta anos de uma guerra brutal e crise humanitária.

Fonte: Missão Portas Abertas 

Tome Nota!

Módulo 1 da EBE – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da Escola Bíblica Esperança. Cursos Oferecidos: Treinamento para conselheiros em dependência química; Parábolas de Jesus; Capelania Hospitalar; Como ler a Bíblia 1; Conhecendo a sua vocação; Noivos; Como orar; Grupo de Apoio a Pais (GAP). Informações e inscrições aqui.

Autismo – Quem cuida de alguém também precisa de cuidado! Com essa finalidade, o Instituto Esperança vai iniciar um novo projeto com familiares e responsáveis por crianças com diagnóstico de autismo. Se você deseja saber mais sobre essa iniciativa, entre em contato conosco pelo WhatsApp 43 99645-0076 ou pelo telefone 3345-2262.

Encontro de mulheres – No dia 8 de março, às 20h, teremos um encontro de mulheres, com o tema “Essência”. Para participar, é necessário fazer a inscrição. Acesse aqui.

Assembleia Geral Ordinária – O presidente do Conselho da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Londrina, Pr. Rodolfo Garcia Montosa, convoca os membros civilmente capazes para a assembleia geral ordinária da igreja, com abertura no dia 17 de março de 2024, às 8h, no templo da Rua Mato Grosso, 806, Londrina-PR; e a plenária reunir-se-á, às 20h15, em primeira convocação, e, não havendo quórum no início da reunião, às 20h45, em segunda convocação, com qualquer número de presentes, no Espaço Esperança, à rua Norman Prochet, 55, Londrina-PR. Pauta: 1) Apresentação do relatório do movimento financeiro da tesouraria, e movimento geral eclesiástico da igreja do exercício de 2023; 2) Aprovação das contas do Conselho; 3) Nomeação da comissão de exame de contas.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da assiduidade

(Salmos 133.1; Mateus 18.20; 1 Coríntios 12.7-14; Hebreus 10.24-25)

Creio que, como membros do corpo de Cristo, nos edificamos mutuamente e que ele está conosco todas as vezes que nos reunimos em seu nome. Sendo assim, comprometo-me a não faltar aos nossos encontros, sendo pontual nos compromissos. Quando não puder comparecer, comunicarei o motivo com antecedência.

 

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Lucas 12.11-12

Interação:

Falar, expressar, comunicar: esse foi o principal meio escolhido por Deus para que pudéssemos interagir. Não apenas as palavras, mas o silêncio, expressões faciais e sinais também falam. Quem melhor do que Jesus para nos ensinar? Em seu ministério terreno, foi Mestre na arte da comunicação. Como seus discípulos, é preciso aprender quando, como e o que falar. A boa notícia é que Jesus deixou o Espírito Santo como nosso guia: Porque o Espírito Santo lhes ensinará, naquela mesma hora, as coisas que vocês devem dizer (Lucas 12.12 – NAA). (por Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Você já enfrentou alguma situação difícil pela forma como falou com outra pessoa? Compartilhe.
  2. Como o discípulo de Jesus deve falar com as pessoas?
  3. Em que momentos, o silêncio é a melhor forma de expressão?

 

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Batalhas e vitórias” – Nesta semana, as crianças estudarão a lição 4 do Material de Tema Único. Título:  E o muro caiu. Princípio: O servo de Deus se dispõe ao Senhor. Versículo para decorar: Estou às suas ordens, meu senhor. O que quer que eu faça? (Josué 5.14d – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis