Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Salmo do bem-aventurado

Série "Salmos"

Compartilhe:

Editorial

Salmo do bem-aventurado

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá (Salmos 1).

Do hebraico bíblico do Antigo Testamento tem-se a expressão ‘esher traduzida para o português como bem-aventurança, felicidade, alegria. Refere-se a uma pessoa profundamente abençoada, graciosamente beneficiada, misericordiosamente favorecida, na integralidade da vida, tanto no aspecto material, quanto espiritual; tanto na dimensão pessoal, quanto familiar e comunitária. No Novo Testamento, a expressão no grego é makarios, e traz o mesmo sentido de alguém sobejamente ditoso, bem-fadado, bendito, bem-sucedido, próspero. Em latim, a palavra felix  queria dizer, originalmente, fértil, frutuoso, fecundo. Mais tarde, por extensão metafórica de sentido, passou a referir-se ao que é propício, favorável. Felix tornou-se sinônimo de afortunado, alegre, satisfeito, realizado, de onde nasce a expressão felicitas, em português felicidade.

Seja qual for a língua, em todo o tempo na história, em qualquer lugar no globo, a humanidade sempre expressou seu anseio para ser bem-aventurada, de maneira verdadeira e permanente. Este primeiro salmo do saltério traz importantes lições a respeito de uma pessoa que alcançou a posição abençoada, feliz e cheia de alegria dada por Deus, chamada de bem-aventurada.

O salmista inicia alertando para o que nos afasta de sermos bem-aventurados. Tudo começa quando deixamos nossos pensamentos serem influenciados pelos conselhos das pessoas que não conhecem a Deus, chamadas de ímpias. Sem perceber, vamos mudando nosso comportamento, passando a nos deter no mesmo caminho daqueles que desobedecem as orientações de Deus, chamados pecadores. Esses comportamentos vão nos levando cada vez mais longe, até que, surpreendentemente, passamos a nos assentar entre aqueles que questionam o próprio Deus, chamados escarnecedores, reputação de quem murmura, reclama e azeda a vida. Aqui está a progressão de comprometimento: começa a andar, acostuma-se a deter até a decisão de assentar-se. Diz também da progressão do perfil das pessoas que o influenciam: começa pelo ímpio, que é alguém sem Deus; simpatizando-se com o pecador, que é alguém que deliberadamente peca; até identificar-se com o escarnecedor, que é alguém que zomba de Deus. Diz, por último, da progressão do campo de ação da área da vida, começando com o conselho, no campo do pensamento; seguindo para o caminho, no campo do comportamento; até chegar à roda, que identifica o campo do pertencimento.

A contrapartida é logo apresentada pelo salmista com o que nos aproxima de sermos bem-aventurados. Ao invés do conselho dos ímpios, o prazer dos pensamentos do bem-aventurado está na lei do Senhor. Ao invés do caminho dos pecadores, o bem-aventurado foi plantado como uma árvore que está junto aos ribeiros de águas. Ele foi plantado, não se plantou. Essa é a obra de Deus feita por ele. Os méritos estão no Senhor que o plantou. Significa que o comportamento bem-sucedido será consequência natural do novo coração plantado nele. Comportamento é consequência e não origem da bem-aventurança. Por isso, tudo o que fizer será bem-sucedido. O resultado natural será dar frutos no devido tempo (caráter), ter suas folhas sempre viçosas (reputação). Abrindo um parêntese para compreender a diferença entre reputação e caráter: reputação é o que pensam que você é quando lhe veem. Caráter é o que você é quando ninguém vê. Reputação é sua imagem quando chega a um novo grupo de amigos. Caráter é o que dizem os velhos amigos a seu respeito. Reputação maior que o caráter é hipocrisia. Reputação menor que o caráter é difamação. Por fim, o texto revela que o pertencimento desse homem não é, definitivamente, a roda dos escarnecedores. Ao contrário, ele foi considerado justo pela obra que Deus fez por ele e, por isso, inserido na congregação dos justos.

Quer ser bem-aventurado? Entregue sua vida para ser enxertada junto à videira verdadeira, colocada à beira do rio da vida, ter seu fruto no tempo certo e ser bem-sucedido em tudo na vida.

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Vida em célula

Antes de eu entrar na célula, não tinha o costume de falar de Jesus para as minhas amigas. Mas lá eu aprendi que preciso espalhar a palavra de Deus. Agora eu conto para as minhas amigas, o amor de Jesus. Lá na célula, a gente brinca, dança, ganha doce, lê a Bíblia e troca ideias. Mas o que eu mais gosto são os meus amigos e, às vezes, a tia pastora Andréia traz a Dedé. É muito legal! Eu amo a célula!

Ísis– 9 anos


INTERCESSÃO MUNDIAL

Brasil

Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, mas continua firme para sempre. Como em volta de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor está ao redor do seu povo, desde agora e para sempre. O cetro dos ímpios não permanecerá na terra dos justos, para que os justos não comecem a praticar a iniquidade. Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração. Quanto aos que se desviam para caminhos tortuosos, o Senhor os levará juntamente com os malfeitores. Paz sobre Israel! (Salmos 125.1-5 – NAA).

Vamos orar:

-Para que Deus derrame graça sobre a nossa nação, que as autoridades governem com justiça e para o bem da nação.
-Para que a igreja seja testemunha e faça diferença refletindo Cristo em suas ações.

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Ainda estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do módulo 1 da EBE.: Evangelhos e Atos; Como ler a Bíblia 1; Pentateuco; Conhecendo a Deus; Conhecendo a sua vocação; Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Mais informações acesse aqui.

Instituto Esperança – O Instituto Esperança está oferecendo oficinas profissionalizantes: Auxiliar de cabeleireiro (iniciantes), às segundas-feiras à tarde; Extensão Auxiliar de cabeleireiro (aperfeiçoamento), às terças-feiras de manhã; Design de sobrancelhas (iniciantes), às quartas-feiras de manhã; Cuidador (iniciantes e profissionais), às quintas-feiras à tarde; Manicure e pedicure (iniciantes), quintas-feiras à tarde; Maquiagem profissional (iniciantes), às sextas-feiras à tarde. Pré-inscrições aqui.

(amp)mais – No dia 24 de fevereiro, estaremos retornando às atividades do (amp)mais. Você, que tem acima de 23 anos, é nosso convidado. Vamos nos reunir às 20h, no Espaço Esperança. Convide seus amigos e participe!

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Assertividade
(Mateus 5.37; Romanos 15.2, 14; Gálatas 6.1; Efésios 4.15)

Vou conversar com você no tempo certo, de maneira franca, respeitosa, direta, amorosa, sincera e controlada, a respeito de situações pessoais e da maneira de viver a vida cristã. Desse modo, a cada dia, cresceremos na comunhão, na fé e no amor, e nos revestiremos continuamente de Cristo.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 1

Interação:

Algumas perguntas para reflexão:

1. Você sabe o que é ser bem-aventurado?
2. Quais são as atitudes que nos afastam e nos aproximam de sermos bem-aventurados?
3. Compartilhe um momento em sua vida em que você reconheceu ser bem-aventurado.

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 12 do Material de Tema Único. Título: Malas e bagagens. Princípio: O povo de Deus envia missionários. Versículo para decorar: Pois esta é a ordem que o Senhor Deus deu a nós, o seu povo: “Eu coloquei você como luz para os outros povos, a fim de que você leve a salvação ao mundo inteiro” (Atos 13.47 – NTLH).

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis