Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: O Deus majestoso

Série "Salmos"

Compartilhe:

Editorial

Ó Senhor, nosso Senhor, teu nome majestoso enche a terra; tua glória é mais alta que os céus! (Salmos 8.1 – NVT)

Esse salmo, escrito pelo rei Davi, é um cântico de louvor a Deus, que exalta sua grandeza diante de toda criação. Fala de um Deus majestoso e grande, mas também expressa um Deus que se relaciona com seus filhos de maneira pessoal e íntima, conferindo-lhes poder.

O salmista se dirige a Deus exaltando sua glória. O Deus da aliança, Yahweh, é o seu Deus: Ó Senhor, nosso Senhor (Salmos 8.1). A expressão nosso Senhor fala sobre a confiança diante de um Deus tão grande, que é, ao mesmo tempo, o nosso Deus. Jesus, ao ensinar sobre como orar, orientou os discípulos a se dirigirem a Deus como Pai nosso (Mateus 6.9). Deus tem um nome majestoso que enche a terra, e sua glória é mais alta que os céus (Salmos 8.1), mas é o nosso Deus.

Essa grandeza não está apenas nas alturas dos céus, mas na boca dos pequeninos. Tu ensinaste crianças e bebês a anunciarem tua força; assim calaste teus inimigos e todos que a ti se opõem (Salmos 8.2 – NVT). Jesus citou esse versículo para confrontar seus opositores (Mateus 21.16). Após ter curado cegos e coxos, enquanto as crianças gritavam em louvor a ele, religiosos oponentes, indignados, o tentavam cercear. O salmista e Jesus nos ensinam que o louvor sincero surge em meio ao choro de dependência. O inimigo fica emudecido quando se depara com a força improvável que temos diante desse Deus majestoso.

Em seguida, em contemplação (Salmos 8.3), Davi faz uma interessante reflexão sobre a relação desse Deus com a humanidade. Quem são os simples mortais, para que penses neles? Quem são os seres humanos, para que com eles te importes? (Salmos 8.4 – NVT). Certamente o salmista reitera nossa fragilidade diante da soberania de Elohim. Contudo, mesmo diante desse paradoxo, somos portadores de uma grandeza imensurável depositada em nós pelo próprio Deus. No entanto, os fizeste apenas um pouco menores que Deus e os coroaste de glória e honra (Salmos 8.5 – NVT). Não é correto pretendermos ser iguais a Deus, mas é fundamental termos em mente o poder a nós conferido. Ele nos fez à sua imagem e semelhança e nos concedeu dignidade ao nos encarregar de dominar e governar a criação (Gênesis 1.26-27). Em Cristo, essa dignidade é transformada em filiação, de criaturas somos feitos seus filhos, mas, a todos que creram nele e o aceitaram, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus (João 1.12 – NVT).

Assim, o poderoso rei Davi expressa sua confiança no Deus majestoso. Temos autoridade sobre toda criação (Salmos 8.6-8), contudo, é no choro represado que expressamos a força que temos, pois quando somos fracos, então é que somos fortes (2 Coríntios 12.10), e o inimigo fica calado quando gritamos a majestade do nosso Deus. Cristo nos confere um novo estilo de vida ao reverter a tristeza da queda na alegria da salvação, e nos concede sua própria identidade, autoridade e poder (1 Coríntios 15.27), para que, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre, nos céus, na terra e debaixo da terra (Filipenses 2.10 – NVT). Por isso podemos cantar confiantes: Ó Senhor, nosso Senhor, teu nome majestoso enche a terra! (Salmos 8.9 – NVT). Aleluia!

Pr. Daniel Zemuner Barbosa

Missão Integral

Ministério Pontes de Amor

Em 1997 comecei o trabalho no oriente médio, quando, por intermédio da Missão Portas Abertas, fui levado à Jordânia, para ajudar com a produção de música cristã. Depois de quatro anos trabalhando como idealizador e produtor musical para diferentes ministérios, tivemos a condição de montar um estúdio completo de gravação, o que incluiu uma equipe de técnicos treinados pelo Integrity Music que apoiava nosso trabalho.

Por volta de 2001, quando vimos que a atividade musical corria por si própria, começamos a sonhar com os congressos de adoração para reunir os diferentes grupos com quem já nos relacionávamos por intermédio das gravações. E assim aconteceu. Em 2003 foi o primeiro grande encontro realizado no Chipre. Seguiram, Jordânia, Egito, Dubai e Abu Dhabi, Siria, Líbano, Turquia, Palestina e depois, Macedônia do Norte. Por quinze anos esses congressos foram realizados sem interrupção, abençoando a Igreja dessas nações que passaram, a partir desses eventos, a interagir entre elas, coisa que não faziam antes.

Quando chegou a guerra contra o Estado Islâmico, por razões de segurança, tivemos de parar, mas nesse tempo ainda participamos na questão dos refugiados, pois com o recurso que tivemos de um encontro cancelado resgatamos com passagem, visto, alimentação e moradia, uma família de quatro cristãos iraquianos que acolhemos aqui no Brasil.

Em 2019, fiz minha última viagem à região para tentar reativar alguma área do projeto, mas tudo que pude ver, nessa época difícil, foram minhas músicas sendo amplamente usadas pelas Igrejas em gravações e clipes como esse em anexo aqui.

Contudo, com os poucos recursos que ainda dispúnhamos, fui ajudando no estabelecimento da querida família Saad, que está firme na igreja e já está quase autosuficiente.

Agora, olho para frente para ver onde Deus abrirá a próxima porta, como aconteceu em 2022, ministrando com os irmãos na Suécia, para refugiados árabes e ucranianos. Trabalho não falta! Aleluia!

Asaph Borba


INTERCESSÃO MUNDIAL

Turcomenistão

Como é a perseguição aos cristãos no Turcomenistão

Não há liberdade de religião no Turcomenistão, por isso o governo ditatorial usa agentes da polícia e serviços secretos e imãs (líderes islâmicos) locais para monitorar as atividades religiosas. Todos os grupos são legalmente obrigados a se registrar junto às autoridades, mas apenas aqueles que têm pelo menos 50 membros com mais de 18 anos podem fazê-lo. Os grupos não registrados são banidos e proibidos de existir.

As igrejas são alvo de incursões policiais, que podem resultar em prisão ou multa dos cristãos. Em caso de reuniões ilegais e posse de materiais cristãos, os seguidores de Jesus são multados. A impressão e a importação de materiais cristãos são restritas, então há uma escassez de recursos para apoiar os cristãos locais. Até mesmo a Igreja Ortodoxa Russa é monitorada.

A população é predominantemente muçulmana e o cristianismo é tratado com desconfiança. Os cristãos de origem muçulmana estão sob pressão tanto do Estado quanto da família e da comunidade, que podem submetê-los à prisão domiciliar, casamento forçado e agressões, com o objetivo de forçá-los a retornar ao islã.

Houve pouca mudança para os cristãos no último ano. A perseguição continua alta em todas as esferas da vida. Famílias muçulmanas, amigos e aldeões exercem pressão sobre os convertidos em particular, enquanto o governo impõe muitas restrições às atividades das igrejas.

O que a Missão Portas Abertas faz para ajudar os cristãos no Turcomenistão

A Portas Abertas fortalece os cristãos perseguidos na Ásia Central, fornecendo Bíblias e literatura cristã, treinamento bíblico e vocacional, projetos de desenvolvimento socioeconômico e ministérios para crianças, jovens e mulheres.

Pedidos de oração do Turcomenistão

– Interceda para que os líderes das igrejas sejam revestidos de sabedoria e coragem mesmo sob pressão das autoridades. Para que permaneçam firmes em sua fé e liderem como um exemplo para suas congregações.
– Clame pela cura física e emocional de mulheres que sofreram violência doméstica por causa da fé em Jesus.
– Peça que os cristãos tenham acesso seguro a Bíblias e literatura cristã, sem interceptação das autoridades.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Escola Bíblica Esperança – Ainda estão abertas as inscrições para os seguintes cursos do módulo 1 da EBE: Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Mais informações acesse aqui.

(amp)mais – No dia 24 de fevereiro, estaremos retornando às atividades do (amp)mais. Você, que tem acima de 22 anos, é nosso convidado. Vamos nos reunir às 20h, no Espaço Palhano. Convide seus amigos e participe!

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Verdade

(João 8.32; 17.17; Colossenses 3.16; Tiago 5.16, 19-20; 1 João 1.7; 3.7-9)

Pela graça de Deus, vou me empenhar por ser uma pessoa mais aberta, compartilhando minha vida com você, para podermos exercer o cuidado mútuo e, assim, crescermos juntos na santidade de Deus.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Salmos 8.1

Interação:

Ó Senhor, nosso Senhor, teu nome majestoso enche a terra; tua glória é mais alta que os céus! (Salmos 8.1 – NVT). O livro dos Salmos é riquíssimo. Um verdadeiro presente para nós. Escrito pelo rei Davi, o Salmo 8 destaca a glória, a grandeza e a majestade de Deus. Exaltemos nosso Pai celestial. Reconheçamos sua grandeza que se faz presente na boca dos pequeninos. Contemplemos sua soberania sobre nossas vidas, tão pequeninas, mas tão preciosas a ele. Vamos refletir a respeito de como podemos honrar e louvar o nosso Deus. (Paulo Povedano)

Algumas perguntas para reflexão:

  1. Como você se sente ao perceber a grandeza de Deus e saber que ele é o nosso Deus pessoal?
  2. Você teve alguma experiência com Deus onde se sentiu uma criança de colo chorando desesperadamente? Como foi?
  3. O apóstolo Paulo diz: Quando sou fraco, então, é que sou forte (2 Coríntios 12.10). Como isso acontece na prática?

Crianças:

As crianças fazem parte da célula, por isso é importante mantê-las engajadas e participando da comunhão, de forma criativa.

“Poder e Testemunho” – Nesta semana as crianças estudarão a lição 13 do Material de Tema Único. Título: Entre louvores e algemas. Princípio: O povo de Deus leva seus familiares a Jesus. Versículo para decorar: Pois esta é a ordem que o Senhor Deus deu a nós, o seu povo: Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa (Atos 16.31 – NTLH).

 

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis