Pesquisar
Close this search box.

Boletim
Online

Author picture

Esse é o nosso informativo online. Aqui você encontrará nosso editorial da semana, notícias e o Roteiro de Célula.

Tema: Bênção no ano-novo

Série "tema livre"

Compartilhe:

Editorial

O Senhor os abençoe e os guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês; o Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz (Números 6.24-26).

A bênção sempre fez parte dos planos de Deus. Por meio desse texto simples e elegante, o Senhor instrui Moisés a respeito de como Arão e seus filhos sacerdotes deveriam abençoar o povo. Daí ser conhecida por bênção araônica, ou bênção sacerdotal. Isso aconteceu quando todos estavam se preparando para entrar na terra prometida. Tempos de transição merecem uma bênção especial.

A bênção tem três versos, repetindo em cada um o nome de Deus Yaweh (Senhor), significando ser sua única fonte. Cada verso tem dois elementos que se encadeiam de maneira progressiva, assim como cada verso é progressivamente mais longo no original hebraico (três, cinco e sete palavras, respectivamente). Vamos entender melhor o que tem na bênção araônica.

 O primeiro verso indica a bênção em ação, pois mostra a atividade de Deus a favor do povo: O Senhor os abençoe e os guarde. O verbo abençoar, em hebraico barak, aparece 415 vezes no Antigo Testamento e quer dizer dotar de poder para o sucesso, prosperidade, fecundidade, longevidade. Inclui, portanto, saúde, riqueza, fertilidade. O verbo guardar, em hebraico shamar, aparece 5.420 vezes no Antigo Testamento e traz o sentido de vigiar, proteger, cuidar, preservar, abrigar. Inclui proteção contra perdas, lesões, roubos, injustiças. Os dois verbos se complementam: de que adianta receber a bênção se ela for roubada de nós? A cada 1 barak, 13 shamar. Precisamos que o Senhor nos abençoe e que nos guarde!

 O segundo verso revela a bênção em atenção, pois mostra o movimento de Deus em direção ao povo: O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês. A expressão “fazer resplandecer o seu rostosignifica “deixar o brilho do rosto ser dirigido”. Assim como o farol ilumina o que está diante dele, o rosto do Senhor resplandece sobre nós quando ele olha para nós. Não qualquer olhar, mas aquele que vê a pessoa de maneira receptiva, cordial e afável, com disposição gentil, acolhedora e graciosa. Já misericórdia (miser + i + córdia) é quando o coração vai ao encontro da miséria, é o movimento da compaixão solícita pela desventura alheia, a piedade que socorre o miserável, a comiseração pelo que sofre, a manifestação de graça para quem está na desgraça. Não o simples sentimento de lástima, mas a ação de ajuda, perdão, salvação, libertação, alívio ao necessitado. As duas expressões se complementam: de que adiantaria o Senhor olhar para nós sem ter compaixão por nós? Precisamos que o Senhor nos olhe com carinho e aja em nosso favor.

 O terceiro verso sugere a bênção em afeição, pois mostra a possibilidade de relacionamento mais íntimo de Deus com seu povo: O Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz. A expressão “levante o seu rosto” traz o sentido de não abaixar o rosto, não desviar o olhar, não virar a face, não rejeitar, não ignorar, ver alguém de forma favorável, agradar-se da pessoa. A expressão hebraica shalom traduzida por paz aparece 236 vezes no Antigo Testamento e traz consigo o sentido geral de bem-estar, saúde e segurança. Refere-se a um ambiente amigável e familiar, alegria e contentamento, deleite e prazer, onde há entendimento e respeito, com grande capacidade de tolerância e aceitação. Igualmente as duas expressões se complementam: de que adianta o olhar alegre do Senhor se em nós não houver essa mesma alegria? Precisamos que o Senhor se agrade de nós e que nos agrademos dele.

A bênção sacerdotal é uma sombra da bênção apostólica (2 Coríntios 13:13). Podemos entrelaçá-las assim: Que o amor de Deus Pai, que abençoa e guarda, a graça de Deus Filho, que faz seu rosto resplandecer e tem misericórdia, a presença do Deus Espírito Santo, que levanta seu rosto e nos dá a paz, sejam com todos nós! Somente com a bênção de Deus vale a pena entrar no ano-novo!

Pr. Rodolfo Montosa

Missão Integral

Projeto Siloé

 2022 foi um ano em que conseguimos cumprir a missão que o Senhor nos confiou, apesar das adversidades. Precisamos nos reestruturar emocionalmente após a perda da nossa membra fundadora e “alma” do ministério, nossa muito amada e saudosa Bugrinha. Foi um ano em que nós fizemos o possível, e Deus, o impossível. Mas o Senhor nos conduziu em muita paz e muita graça.

Após o período mais crítico da pandemia e a volta para a normalidade da vida, conseguimos implementar e solidificar planos de expansão do Siloé.

– Centros de Atendimento: Contamos com quatro centros de atendimento na grande Florianópolis. Em 2022 atendemos em nossos CAs 242 pessoas, encaminhamos 20 para tratamento em Comunidades terapêuticas, doamos 15 cestas básicas, 2 colchões pneumáticos, um aspirador de secreção, 125 peças de roupas, 25 cobertores, 5 hospedagens para usuários em trânsito para comunidades terapêuticas e 16 outros auxílios assistenciais. Expansão da capacidade de ação do Siloé na grande Florianópolis, por meio da consolidação de três Centros de Atendimento.

– Abordagem de rua: Desde o início da pandemia o atendimento em nossos C.As é feito por meio de agendamento, devido à necessidade de treinar os pastores e obreiros nas próprias igrejas parceiras. Temos atendido a população em situação de rua de forma espontânea, à medida que nos mobilizamos na cidade. Sempre temos conosco roupas, kits de higiene e disposição para conversar com nossos amigos, e então marcar um atendimento em nosso C.A para aqueles que desejam sair das ruas.

– Espaço Ponte: No local, antes abandonado, hoje funciona um brechó beneficente, aulas de costura e de violão para as pessoas da comunidade. Também temos um grupo de pessoas da comunidade reunindo-se semanalmente para estudar a Bíblia.

– Capelania Hospitalar: As visitas aos pacientes e seus familiares se dão mediante abordagem nos leitos, escuta ativa, consolo e a colaboração para suprir as necessidades dos pacientes e/ou familiares, muitos em situação de vulnerabilidade social. Ao longo do ano foram realizadas 1.402 visitas, doadas 366 peças de roupas, 15 pares de calçados, 9 Bíblias, 21 hidratantes corporais, 13 kits de higiene, 40 Novos Testamentos, 25 literaturas, 173 canetas, e 15 evangelhos de João. Celebramos dois eventos comemorativos: Páscoa, quando foram entregues 210 kits de higiene aos pacientes, e 200 caixas de chocolate para os funcionários. Também comemoramos o Dia das Mães com as pacientes, e presentemos as 16 que eram mães, com pijamas novinhos.

– Capacitação em Capelania: A primeira foi on-line – realizada no primeiro semestre de 2022, para pessoas de vários lugares do Brasil. Essa capacitação nos rendeu frutos: cinco novos voluntários, que se juntaram à equipe de capelania e passam por treinamento de um ano até serem recebidos como membros efetivos e capelães no Projeto Siloé. A segunda foi presencial.

Projetos para 2023

– Abrir três novos Centros de Atendimento em Florianópolis.

– Implementar o trabalho de capelania escolar.

– Implementar estratégias de comunicação do projeto.

– Criar grupos de apoio para as famílias dos usuários de substâncias em cada comunidade em que o Projeto Siloé mantém um C. A, em parceria com as igrejas locais.

– Treinar voluntários.

Temos trabalhado arduamente, mas ainda há poucos obreiros para tão grande demanda.

Somos gratos também pela parceria de igrejas como vocês, que têm acreditado em nossa missão junto aos excluídos, e oferecido, mesmo de longe, apoio, orações e suporte financeiro para o acolhimento dos usuários de substâncias em comunidades terapêuticas, e assistência das necessidades deles e de suas famílias, no processo de recuperação de sua dignidade e identidade como seres sociais e, sobretudo, cidadãos do reino de Deus. Nosso maior objetivo em todas essas ações é que as pessoas verdadeiramente vejam a Jesus, sejam por ele curadas de sua cegueira espiritual e, finalmente, libertas.

Em Cristo e por ele,

Gilson Antonio Batista (Presidente)


INTERCESSÃO MUNDIAL

 Maldivas

 Como é a perseguição aos cristãos nas Maldivas

Os oficiais do governo nas Maldivas têm orgulho de enfatizar que o país é 100% muçulmano. Até mesmo os cidadãos do país, composto por 1.200 ilhas, ficam atentos a qualquer desvio da crença dos maldivos — particularmente conversões do islã para outra fé. Caso isso ocorra, a troca de religião será delatada para os líderes islâmicos, e os convertidos podem perder a cidadania.

Por isso, ser conhecido como um cristão é muito perigoso, e os cristãos jamais poderão se reunir com outros seguidores de Jesus. Isso significa que famílias inteiras podem ser cristãs, mas nunca saberão quem dos parentes também compartilha a mesma fé em Jesus. Assim, a falta de comunhão e apoio sufoca o crescimento espiritual dos cristãos locais.

Embora haja cristãos que vivem nas Maldivas, eles são migrantes estrangeiros naturais da Índia e do Sri Lanka e estão no país a trabalho na indústria do turismo. Esses irmãos também são vigiados pelas autoridades, o que torna difícil até mesmo para eles terem comunhão. Outro problema é o retorno de jihadistas ao território, pois a ação deles coloca os cristãos ex-muçulmanos em maior risco.

O nível de pressão sobre os cristãos continua muito alto. O novo governo, que chegou ao poder em novembro de 2018, não fez melhorias tangíveis para promover a liberdade religiosa, mas se concentrou nas lutas políticas internas. Muitos expatriados retornaram aos países de origem devido à pandemia de COVID-19. No entanto, com a abertura gradual do setor turístico, eles estão retornando lentamente às Maldivas.

Pedidos de oração das Maldivas

– Ore pelos cristãos nas Maldivas que devem manter a fé em sigilo. Peça que Deus encha os corações com a certeza da presença e do cuidado dele.

– Clame para que o presidente Solih e outros governantes suavizem a postura em relação aos cristãos e outras minorias religiosas.

– Peça ao Senhor para proteger os trabalhadores migrantes cristãos enquanto eles interagem com turistas e nativos das Maldivas. Ore para que sejam sal e a luz e atraiam as pessoas a Jesus.

Fonte: Missão Portas Abertas

Tome Nota!

Juventude Amp – Nosso culto de jovens, o amp, está em recesso. Retornaremos no dia 4 de fevereiro de 2023, às 19h, no Espaço Esperança.

Área Infantil – Nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, as crianças serão ministradas nos cultos das 10h e das 19h, no Espaço Esperança, por Paty e Cia. As atividades da Galera da Vila reiniciarão no dia 5 de fevereiro.

Escola Bíblica Esperança – Estão abertas as inscrições para o módulo 1 da EBE. Serão oferecidos os cursos: Capelania Hospitalar; Evangelhos e Atos; Como ler a Bíblia 1; Pentateuco; Conhecendo a Deus; Conhecendo a sua vocação; Sexualidade e família; Noivos; Vida Nova. Para mais informações, acesse aqui.

Para a sua Célula

Princípio

Princípio da Submissão

(Romanos 13.1-5; Efésios 5.21; Hebreus 13.17; 1 Pedro 2.13-17)

Submeto-me à liderança dos irmãos e irmãs que exercem autoridade e cuidado sobre mim, reconhecendo que foram constituídos ministros de Deus para o meu bem.

Edificação na Célula

Texto Bíblico:

Números 6.24-26

Interação:

Nossas células estão em recesso.

Crianças:

Nossas células estão em recesso.

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis