Pesquisar
Close this search box.

Caminhos avivados

Compartilhe:

Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre (Atos 13.4).

O texto acima nos mostra que é possível percorrermos caminhos totalmente dirigidos pelo Espírito Santo. A isso chamamos de caminhos avivados. Mas o que queremos dizer com essa expressão? É um contraponto à ideia de pegarmos caminhos errados ou indevidos, que se tornarão perigosos, enfadonhos de percorrer, morosos e, claro, não nos levarão a lugar nenhum.

Vamos aprender com o apóstolo Paulo e seus companheiros de ministério como ser dirigidos nesta dimensão. Nossos caminhos são avivados quando:

Ouvimos do Espírito Santo o que devemos fazer. Tudo começou quando a igreja orou, jejuou e ouviu a voz do Espírito Santo dizendo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra que os tenho chamado (Atos 13.2).Era a igreja de Antioquia que estava, por intermédio de seus profetas e mestres, ouvindo a voz do Espírito e enviando Paulo e Barnabé, com imposição de mãos para sua primeira viagem missionária (Atos 13.1-3).

A partir desse discernimento coletivo da igreja, os apóstolos saem a percorrer seu caminho e, enviados pelo Espírito Santo, iniciam sua trajetória. Nessa viagem repreenderam falsos profetas (Atos 13.9-10); autoridades se dobraram a Cristo (Atos 13. 7, 12); pregaram ousadamente nas sinagogas em Antioquia da Pisídia, sendo seguidos por judeus e gentios piedosos (Atos 13.43); passaram por Icônio, operando sinais e prodígios (Atos 14.1, 3); chegaram a Listra (Atos 14.16),  Icônio e por Antioquia da Psídia; dirigiram-se à Panfília, anunciaram a palavra em Perge e chegaram à Atália (Atos 14.25). Finalmente retornaram a Antioquia, de onde haviam sido enviados, e ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas coisas fizera Deus com eles e como abrira aos gentios a porta da fé (Atos 14.27). Quando ouvirmos do Espírito Santo o que devemos fazer, nossos caminhos serão avivados e falaremos das coisas que Deus está fazendo e fará.

Ouvimos do Espírito Santo o que não devemos fazer. O objetivo da segunda viagem missionária de Paulo era o de visitar os irmãos por todas as cidades onde havia anunciado a palavra do Senhor e ver como passavam (Atos 15.36). Agora, Paulo e seus companheiros tentam ir para a Ásia e são impedidos. Não por homens, não por obra do inimigo, mas, incrivelmente, pelo próprio Espírito Santo: Tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu (Atos 16.6-7). Paulo e seus companheiros entenderam o que não era para fazer e onde não deveriam ir, juntos discerniram a voz do Espírito. Posteriormente, por meio de uma visão, foram orientados a ir à Macedônia e, porque compreenderam o que não era para se fazer, nasceu a igreja em Filipos, cidade da Macedônia. Quando ouvirmos do Espírito Santo o que não devemos fazer, seremos surpreendidos com caminhos avivados e inesperados, porém preparados por Deus para nós.

Deus tem para nós caminhos avivados! Estejamos sensíveis à sua voz e sua direção. Vamos juntos percorrer esses caminhos.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Em agosto

No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Jesus é

De 17 a 19 de julho, tivemos a nossa Colônia Bíblica de Férias, com o tema Jesus é. Durante a CBF, recebemos mais de trezentas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis