Pesquisar
Close this search box.

Discípulos aprendem a descansar

Compartilhe:

Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve (Mateus 11.28-30 – NAA).

A vida traz consigo suas cargas e sobrecargas, pesos e sobrepesos. São incontáveis as aflições, adversidades, ameaças e perigos que sobrevêm sobre o ser humano.  Quer seja dentro das famílias, nas escolas, no trabalho, na vizinhança ou nas ruas, temos sofrido com relacionamentos rompidos, agressões e hostilidades das mais variadas formas e intensidades. Somos vítimas e réus. Sofremos e causamos dor. Em algum momento da vida, ou em toda vida, chega o tempo que nos sentimos cansados e, pior, sobrecarregados. Nesse contexto, Jesus mostra a seus discípulos o caminho que liberta e produz uma nova vida.

Andar até Jesus (Venham a mim) é o primeiro passo. Não adianta buscar em outra pessoa, atividade, ou lugar. Só ele tem resposta ao coração aflito. Só ele tem palavras de vida eterna. Só ele tem poder e autoridade para nos libertar. Só ele tem saída para os labirintos em que nos metemos. Mas, não é se achegar de qualquer maneira. Há um jeito aceitável: por meio de um coração contrito e arrependido. Por isso, Tiago declarou: Chegai-vos a Deus e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração (Tiago 4.8). Coração contrito e arrependido jamais será desprezado pelo Senhor (Salmos 51.17). Quando nos achegamos a Deus, imediatamente recebemos alívio (e eu os aliviarei), mas continuamos cansados. Como em um pronto-socorro, ao chegarmos recebemos os primeiros procedimentos, recebendo alívio, mas é necessário todo o tratamento mais profundo.

Andar com Jesus é o que vem a seguir (Tomem sobre vocês o meu jugo […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve). Jugo é uma barra ou armação de madeira colocada ao redor do pescoço de dois animais de tiro, especialmente bois, para uni-los na tarefa de carregar a carga. Com isso, os animais caminham juntos, na mesma direção, dividindo a carga. Perceba que Jesus não está falando que ele tomará o nosso jugo, mas que nós é que devemos tomar o jugo dele. Isso implica andar ao lado em submissão às suas palavras, ao caminho que ele irá percorrer, na direção que ele quer dar. Muitos se achegam, mas nem todos o seguem. Por isso, continuam cansados. Já fardo refere-se à carga, peso, bagagem. Refere-se ao que carregamos em nossos ombros, em nossa consciência, em nossa alma. Quando nos submetemos ao seu jugo, não haverá mais peso sobre nós, pois os ombros de Jesus são mais largos e fortes. Por isso seu jugo é suave e seu fardo é leve para nós, pois é carregado por ele. 

Andar como Jesus é o que naturalmente acontecerá na caminhada com Cristo (aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração). Mansidão é a virtude de Jesus que nos livra em tempos de adversidade. É o que o fez dormir mesmo quando o barco estava em meio à tempestade. Tempestade lá fora, mas não aqui dentro (Marcos 4.35-41). Ela é necessária para esperar o agir de Deus, para não se deixar dominar pelo medo, para blindar o coração contra as angústias que nos invadem nos tempos de tempestades. Humildade é a virtude de Jesus que nos livra dos tempos de glória. Ela é o que o fez glorificar o Pai em todo o tempo, mesmo tendo sido o instrumento para operação de tantos milagres e maravilhas (João 17.4) Ela é necessária para evitar o orgulho e o falso conceito que somos bons e poderosos quando a situação está a favor. Diante das vitórias, a humildade verdadeira é aquela do coração que sabe que todas as fontes de sua vida vêm do Senhor e não traz para si a glória.

Não somente alívio, mas há repouso preparado para o povo de Deus. Vamos nos achegar a Jesus, seguir seus passos e aprender dele. Em outras palavras, vamos nos tornar seus discípulos. Somente assim encontraremos perfeito descanso para nossas almas (vocês acharão descanso para a sua alma).

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Blog
Comunicação IPILON

Promessas de direção

Àquele que teme o Senhor, ele o instruirá no caminho que deve escolher (Salmos 25.12 – NAA). Saber para onde ir e o caminho que

Leia Mais »
Agenda
Comunicação IPILON

Vem correr com a gente!

No dia 30 de maio vamos ter a 2ª edição do (amp)run. A renda do evento será destinada à Casa das Formigas, em Moçambique. Inscreva-se

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Projeto Alegria

O Projeto Alegria, neste ano de 2024, segue o trabalho com crianças, mas ampliando a idade atendida, entre 4 e 11 anos. Hoje atendemos 29

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis