Pesquisar
Close this search box.

Entristecido, mas sempre alegre

Compartilhe:

Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. Somos pobres, mas enriquecemos a muitos outros. Não possuímos nada e, no entanto, temos tudo (2 Coríntios 6.10 – NVT).

Estar sempre alegre não nos parece um tanto romântico, utópico? Não encarar a realidade dos fatos soa como fuga. Creio que os nossos questionamentos cairão por terra ao lermos a expressão toda: Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. O sempre temos alegria não significa ausência de tristeza.

Lemos na Bíblia que Jó, depois de perder tantas coisas, ainda assim manteve sua fé em Deus: Então Jó se levantou e, em sinal de tristeza, rasgou as suas roupas e rapou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. Aí disse assim: — Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou; louvado seja o seu nome! (Jó 1.20-21 – NTLH).

Diante de um quadro desolador para o povo de Israel, o profeta Habacuque cantou: Ainda que as figueiras não produzam frutas, e as parreiras não deem uvas; ainda que não haja azeitonas para apanhar nem trigo para colher; ainda que não haja mais ovelhas nos campos nem gado nos currais, mesmo assim eu darei graças ao Senhor e louvarei a Deus, o meu Salvador. O Senhor Deus é a minha força. Ele torna o meu andar firme como o de uma corça e me leva para as montanhas, onde estarei seguro (Habacuque 3.17-19 – NTLH).

O apóstolo Paulo estava preso, provavelmente em Roma, ano 62 e, da prisão, escreveu uma das epístolas mais alegres, aos filipenses. A nota tônica dessa emocionante carta é alegria: Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se! (Filipenses 4.4).Também John Bunyan, nas escuras prisões de Bedford, escreveu O Peregrino, o livro mais conhecido e amado depois da Bíblia.

Nós cristãos, filhos de Deus, ainda estamos no mundo e por isso estamos sujeitos às tribulações do mundo. Jesus mesmo afirmou: Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo (João 16.33). O apóstolo Paulo também nos lembra: Para que as dificuldades não os abalem. Mas vocês sabem que estamos destinados a passar por elas (1 Tessalonicenses 3.3 – NVT).Ainda somos humanos, sujeitos às paixões, somos influenciados pelo mundo.

Há beleza da fé cristã nesta verdade: Nosso coração se entristece, mas sempre temos alegria. Eu tenho a tristeza, mas a tristeza não me tem.

Messias Anacleto Rosa

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Conhece o Aguapura?

O projeto Aguapura atende dependentes químicos e seus familiares, de forma individual, por meio de psicólogos e técnicos em dependência química, bem como em grupos

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Resultado da eleição

Confira os oficiais eleitos para mandato de três anos. O culto de posse será no dia 1 de setembro, às 8h, no templo da rua

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis