Pesquisar
Close this search box.

Escalando a montanha do posicionamento

Compartilhe:

Até quando vocês ficarão pulando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; se é Baal, sigam-no. Porém o povo não disse uma só palavra (1 Reis 18.21 – NAA).

O local onde se ouviu essa frase foi o monte Carmelo. Seu autor foi o profeta Elias em uma chamada ao povo de Israel para tomar um posicionamento. O reinado em Israel era de Acabe (878 a 857 a.C.), o cenário era de total depravação moral, política e espiritual e ainda, os profetas do Senhor eram exterminados pela rainha Jezabel (1 Reis 18.4), filha de um sacerdote-rei de Tiro, adoradores de Baal.

Na montanha do posicionamento encontramos:

Denúncia. O povo de Israel havia se distanciado de Deus e já não o adorava como seu único Deus. Havia uma dupla devoção, ora eles adoravam ao Deus de Israel, ora adoravam a Baal. É nesse contexto que o profeta denuncia este pecado: Até quando vocês ficarão pulando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no; se é Baal, sigam-no. Corações divididos e vidas distantes dos princípios do Senhor precisam ser denunciados.

Confronto. Para revelar quem era o verdadeiro Deus, o profeta faz um desafio. Estabelece um confronto entre o Deus verdadeiro e Baal. Se posiciona corajosamente contra os quatrocentos e cinquenta profetas, pede para trazer dois novilhos e lenha, e o Deus que respondesse com fogo seria verdadeiro Deus. Desde o amanhecer até o entardecer os profetas de Baal clamaram, se cortaram e não houve resposta. Diante da presença de Deus, o inimigo sempre é envergonhado.

Conserto. De maneira simbólica e profunda, Elias demonstra ao povo o que se deve fazer: Então, Elias disse a todo o povo: Aproximem-se de mim. E todo o povo se aproximou dele. Elias restaurou o altar do Senhor, que estava em ruínas (1 Reis 18.30). Assim também, em nossa vida hoje, precisamos identificar as áreas que necessitam de conserto e restauração.

Clamor. Após o altar restaurado e o sacrifício colocado sobre ele, tendo ainda sido acrescentada muita água até escorrer pela lenha e pelo novilho, Elias orou: Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, Senhor, és Deus e que fizeste o coração deles voltar para ti (1 Reis 18.37). Não precisamos nos desesperar e nem buscar em falsos deuses, podemos orar, calma e confiantemente àquele que é verdadeiramente Deus.

Vitória. Das mais exuberantes, digna de cinema: Então, caiu fogo do Senhor e consumiu o holocausto, a lenha, as pedras e a terra, e ainda lambeu a água que estava na vala (1 Reis 18.38). Deus continua rasgando os céus e manifestando seu poder entre nós.

Resultado. Quando houve posicionamento diante de Deus para o fazer exclusivamente adorado, todos caíram de joelhos e declararam: O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus! (1 Reis 18.39)

Vamos todos subir a montanha do posicionamento hoje, anunciando Jesus Cristo como o único Deus de nossa vida.

Pr. Pedro Leal Junior

Continue lendo

Mais Posts

Notícias
Comunicação IPILON

Conhece o Aguapura?

O projeto Aguapura atende dependentes químicos e seus familiares, de forma individual, por meio de psicólogos e técnicos em dependência química, bem como em grupos

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Resultado da eleição

Confira os oficiais eleitos para mandato de três anos. O culto de posse será no dia 1 de setembro, às 8h, no templo da rua

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis