Pesquisar
Close this search box.

Luz nos relacionamentos

Compartilhe:

E assim José os consolou e lhes falou ao coração (Gênesis 50.21 – NAA).

Relacionamentos interpessoais são desafiadores. Quer seja no ambiente da família, escola, trabalho, igreja, vizinhança, ou qualquer outro, a dinâmica das relações entre as pessoas pode se tornar muito complicada. Não foi diferente na casa de Israel, entre José e seus dez irmãos mais velhos. Apesar de a história mostrar a crueldade dos irmãos, veio a luz sobre José e o tornou instrumento de resgate do relacionamento que tinha sido dilacerado. Sem essa luz sobre José, a família de Israel teria sido desintegrada e não viraria a nação que superou milênios até os dias de hoje. Essa luz tornou o coração de José quebrantado, humilde e, finalmente, iluminado.

O coração quebrantado de José nasceu em sua longa história de revezes ao ter sido vendido pelos seus próprios irmãos como escravo e transformado em prisioneiro do palácio. Após treze anos, de maneira surpreendente, José é levado à posição do homem mais poderoso da nação mais poderosa daquela época. Mesmo assim, seu coração manteve-se quebrantado. Isso pode ser percebido em sete episódios, narrados no livro de Gênesis, que mostram José em choro quando era o grande governador: quando reconheceu seus irmãos (42.24); quando viu seu irmão mais novo Benjamim (43.30); quando se deu a conhecer a seus irmãos (45.2); ao beijar e abraçar todos os seus irmãos (45.15); no reencontro com seu pai (46.29); na morte do seu pai (50.1); diante da desconfiança de seus irmãos (50.17). Nem os tempos de fraqueza produziram coração revoltado, nem os tempos de poder coração vingativo.

O coração humilde de José pode ser percebido em quatro circunstâncias quando ele dá glória a Deus: diante dos companheiros de prisão quando declarou não pertencem a Deus as interpretações? (40.8); diante do elogio de Faraó, quando respondeu não está em mim; mas Deus dará resposta favorável a Faraó (41.16); diante da revelação de seus irmãos traidores e, ali, amedrontados, quando revelou foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês (45.5); após a morte de seu pai continua dizendo a versão de sua história que Deus o tornou em bem (50.20). Em nenhum momento trouxe a glória a si, mas somente a Deus.

O coração iluminado de José fez com que tivesse perspectiva diametralmente oposta à dos seus irmãos. Três momentos deixam claro isso: sua perspectiva inocente ao compartilhar seus sonhos (37.5 – José teve um sonho; 37.9 José teve outro sonho) encontrou uma perspectiva invejosa de seus irmãos (37.5 – por isso, o odiaram ainda mais); sua perspectiva altruísta (50.21 – Portanto, não tenham medo; eu sustentarei vocês e os seus filhos. E assim José os consolou e lhes falou ao coração) foi contrária à perspectiva egoísta de seus irmãos (37.18 – conspiraram contra ele para o matar); sua perspectiva divina (45.5 – Agora, pois, não fiquem tristes nem irritados contra vocês mesmos por terem me vendido para cá, porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês) tinha ângulo avesso à perspectiva humana dos irmãos (50.15 – É possível que José tenha ódio de nós; certamente nos retribuirá todo o mal que lhe fizemos). Sua narrativa foi libertadora para si e para toda a família.

A história de José é uma ilustração da história de Jesus no aspecto da humilhação e honra, tentação e integridade, perdão e reconciliação, escassez e provisão. Foi um homem cheio da presença de Deus que soube tratar assuntos complicados da vida familiar com sabedoria e amor. Inspira todo aquele chamado por Cristo a viver em plenitude no Espírito Santo.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Em agosto

No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Jesus é

De 17 a 19 de julho, tivemos a nossa Colônia Bíblica de Férias, com o tema Jesus é. Durante a CBF, recebemos mais de trezentas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis