Pesquisar
Close this search box.

O poder do arrependimento

Compartilhe:

Deus não levou em conta os tempos da ignorância, mas agora ele ordena a todas as pessoas, em todos os lugares, que se arrependam (Atos 17.30).

Desde quando Adão foi abordado por Deus sobre “o que tinha acontecido”, e logo empurrou o problema para a mulher e ela para a serpente (Gênesis 3), fica notória a grande dificuldade de o ser humano se arrepender. O arrependimento é assunto tão importante que o vemos estampado na boca dos profetas ao longo de toda a Bíblia.

Arrependimento significa mudança de mente, opinião, direção. No grego metanoia, traz o sentido de mudança de pensamento. Vem acompanhado por tristeza, mas nem toda tristeza é arrependimento. Muitos chamam de remorso o sentimento que chega a ter pesar pelo pecado cometido, mas não provoca repulsa ao pecado. O remorso vê a triste consequência do pecado, enquanto o arrependimento separa-se dele.

No século IV, com a edição da Bíblia em latim (Vulgata), distorceu-se a compreensão de arrependimento quando a expressão metanoia foi traduzida por “fazer penitência” (paenitentiam agite), o que gerou um conceito pernicioso e estranho ao evangelho. A palavra “penitência” sugere pesar, angústia e dor, mas não necessariamente mudança. Em virtude do aumento na ênfase da penitência (a tristeza pelo pecado) associada ao arrependimento, a ideia de confissão e penitência acabou por se sobrepor ao sentido de “mudança da mente de alguém”. Mas foi então que Lutero redescobriu a palavra no grego, metanoia, e corrigiu, assim, a tradução predominante da Vulgata latina, substituindo “fazer penitência” por “arrependimento”.

As Escrituras trazem muitas histórias de gente que não se arrependeu, por exemplo: Esaú não achou lugar de arrependimento, mesmo em meio a lágrimas (Hebreus 12.17); Judas, tocado de remorso […], retirou-se e se enforcou (Mateus 27.3-5); Demas novamente amou o presente século (2 Timóteo 4.10); Himineu e Alexandre naufragaram na fé (1 Timóteo 1.19-20; 2 Timóteo 2.17) ; falsos mestres negaram o mestre que os havia resgatado (2 Pedro 2.1); anticristos saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos (1 João 2.19).

Também encontramos nas páginas sagradas histórias de gente que se arrependeu de verdade, por exemplo: o rei Davi diante da abordagem do profeta Natã (2 Samuel 11, 12; Salmos 51); as multidões que confessaram seus pecados e foram batizadas por João Batista (Mateus 3.6); Zaqueu foi liberto da ganância (Lucas 19.8); o ladrão na cruz confessou e clamou (Lucas 23.41-42); a pecadora com suas lágrimas aos pés de Jesus (Lucas 7.36ss); as três mil pessoas após o avivamento de Pentecostes (Atos 2.37-41).

De muito o que se pode encontrar sobre esse tema, vale o destaque de alguns benefícios liberados pelo poder do arrependimento: nossos pecados são perdoados (Atos 3.19), abre-se a porta para recebermos a fé (Marcos 1.15), somos salvos e livres da morte eterna (Lucas 13.3), recebemos o dom do Espírito Santo (Atos 2.38), e os céus celebram em grande alegria diante dos anjos de Deus (Lucas 15.7, 10).

Arrependimento não é apenas em um momento da vida, quando nos entregamos a Jesus, mas deve ser um estilo de vida. Como é bom saber que a bondade de Deus nos leva ao arrependimento (Romanos 2.4) e que um coração arrependido, quebrantado, contrito o Senhor jamais desprezará (Salmos 51.17). E aí, do que você precisa se arrepender hoje?

Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Em agosto

No dia 10 de agosto, das 14h30 às 17h, vamos ter um encontro de homens, com o tema Seja homem. Local: Espaço Esperança. Preletores: pastores

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Jesus é

De 17 a 19 de julho, tivemos a nossa Colônia Bíblica de Férias, com o tema Jesus é. Durante a CBF, recebemos mais de trezentas

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis