Pesquisar
Close this search box.

Promessas de alegria

Compartilhe:

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, à tua direita, há delícias perpetuamente (Salmos 16.11 – NAA).

Davi teve incontáveis momentos de dificuldade na vida: situações familiares complicadas, perseguições do rei Saul e de inimigos, queda em pecados vergonhosos, complicações em seu reinado. Apesar das circunstâncias adversas, Davi construiu uma fé inabalável em Deus e encontrou permanente alegria na sua presença. Esse Salmo 16, particularmente no verso 11, é um lindo poema de sua autoria que revela o caminho, o ambiente e a duração da alegria prometida pelo Senhor.

A alegria não é encontrada de maneira automática, não é efeito de um download do céu, não está disponível em uma prateleira do mercado, nem é uma cápsula que se compra na farmácia. A alegria é algo a ser construído, um processo que amadurece nosso mundo interior e nos ensina leituras corretas do mundo exterior, resultante da maneira como agimos e reagimos. Sim, a alegria tem caminho (Tu me farás ver os caminhos da vida). O salmista descobriu que o Senhor quer nos fazer ver os caminhos da vida que trazem alegria para fugirmos dos caminhos que intoxicam e nos levam à morte. Jesus é quem nos guia para a vida cheia de alegria em todas as suas expressões e riqueza.

Nessa caminhada, muitas vezes escondido nas cavernas, ou em liberdade junto às águas de descanso, Davi desenvolveu a prática de permanecer no ambiente da presença do

Senhor onde há plena alegria. Sim, a alegria tem ambiente (na tua presença há plenitude de alegria). Esse ambiente está dentro do coração que sabe se posicionar na presença do Pai e independe do contexto exterior. Esse ambiente é regado por gratidão, nutrido por oração, cercado de louvores, encharcado de súplicas, mergulhado na contemplação, em vínculos de comunhão com o povo de Deus, ora em risos, ora em lágrimas. Davi soube construir esse ambiente da presença de Deus.

Deixando-se ser guiado no caminho e aprendendo a permanecer na presença do Senhor, o salmista tem clareza escatológica de que essa alegria jamais acaba. Sim, a alegria tem eternidade (à tua direita, há delícias perpetuamente). O salmista indica com a expressão delícias de que a alegria é progressiva. Fica claro que não é alegria do tipo passageira e condicional, mas alegria dos céus, como Deus a tem, como está escrito: no céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada (Salmos 115.3), ou seja, tudo faz para a sua alegria.

Deus nos fez para a sua alegria, mas também para a nossa alegria. Segundo o coração do Pai, nosso destino é a alegria. Jesus é nossa alegria. Aliás, cristianismo sem alegria é contradição, pois a alegria faz parte do reino de Deus (Romanos 14.17). Há um caminho a percorrer, um ambiente para permanecer e uma eternidade para desfrutar da alegria do Senhor.

Pr. Rodolfo Montosa

Continue lendo

Mais Posts

Agenda
Comunicação IPILON

Fim de semana de festa!

No dia 10 de julho, nossa Igreja vai completar 86 anos de organização e nós vamos comemorar antecipadamente, neste fim de semana. Confira a programação:

Leia Mais »
Notícias
Comunicação IPILON

Isso é Hafura

Ambiente de resgate, socorro, dignidade, solidariedade, carinho, companheirismo, amor: isso é Hafura. É exatamente assim que eu vi a formatura das alunas de costura, bordado

Leia Mais »

Olá! Nós somos uma igreja em células.

Menu
Institucional
Missão Integral
Voluntariado

Login no Basis